<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 30, 2005

Espantoso 



Dizem que foi dura a discussão na reunião da Comissão sobre a integração da Turquia na União Europeia e sobre a data para o início das "negociações".

Mas o que é verdadeiramnte espantoso é o facto de existirem europeus que defendem que esta bandeira muçulmana deve um dia ser defraldada ao lado das nossas.

Como se os contrários fossem irmãos. Ou como se o positivo e o negativo pudessem "correr" no mesmo fio eléctrico. Sem curto-circuito, tranquilamente, sem tudo estoirar.

Lá dentro 


La mancha negra más grande podría ser un lago. (Foto: NASA)

Podría Titán, una de las más grandes lunas de Saturno, ser una tierra de lagos? Una nueva imagen capturada por la sonda Cassini ha hecho pensar a los científicos que lo que hasta ahora era una mancha gigantesca de origen desconocido en la superficie de esta luna puede ser un enorme lago lleno de metano líquido, según ha anunciado la NASA. (El Mundo, Madrid)

Pode ser. E, se sim, que formas de vida nadam lá dentro?

Impossível 

Está quase tudo dito em Cambio político en Oriente Medio.

Só faltou o autor terminar o texto escrevendo que a missão em que se auto-investiu o presidente dos EUA - implantar a democracia nos países islâmicos - é utopia, sonho, delírio.

Em suma, uma tarefa impossível, mesmo à lei da bala.

Islâmica 

No Memorável de hoje:

- A luta pela libertação dos PALOP - apoio da URSS/Rússia (Pravda, Moscovo)
- Cambio político en Oriente Medio (La Vanguardia, Barcelona)
- Nova revolução islâmica a caminho (Jornal do Brasil, Rio)
- Fuerte disputa europea sobre Turquía (La Vanguardia, Barcelona)
- Europa necesita adaptarse a surgimiento de China y la India, dice economista (Xinhua, Pequim)

quarta-feira, junho 29, 2005

"Una nación" 

No Memorável de hoje:

- Fé católica resumida por Bento XVI (Diário de Notícias, Lisboa)
- El BNG ya avisa al PSOE que Galicia «no saldrá barata»: pide ser una nación y 21.000 millones (ABC, Madrid)
- Bush rameute ses troupes (Le Soir, Bruxelas)

terça-feira, junho 28, 2005

Umas 15 

Segundo o telejornal das 20h00 da RTP - paga com o dinheiro dos nossos impostos - "milhares de pessoas saíram à rua em todo o país" nas concentrações da CGTP contra a política económica do Governo.

No Rossio, além de uns 10 da nomenklatura local, estavam umas 15, já incluídos uns 7 ou 8 mirones. Apenas.

Fica também o registo de que o apresentador daquele "serviço informativo" é professor de Jornalismo.

Que tragédia!

Sinais do atraso (082) 

Através da Agência Xinhua, de Pequim, soube-se que Por primera vez en la historia, el Registro "Memoria del Mundo" de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) cuenta con un documento portugués. Está aqui.

Através do diário ABC, de Madrid, soube-se que o rio Tejo vai chegar a Portugal com menos água, neste que é um dos anos mais secos dos últimos 100. Está aqui.

Pois nem os jornais "A Capital", "Correio da Manhã", "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias", nem o telejornal da RTP, a televisão do Estado, gastaram hoje uma linha ou um segundo a referirem-se a tais assuntos.

Saldos 

Em Espanha há Universidades que estão em saldos. Literalmente. Os alunos pagam 1 curso e levam para casa 2.

Não falta muito, certamente, para a mesma estratégia comercial chegar aqui.

Estranho 

Confirmou-se que Fraga perdeu a Galiza. Estranho é que o PP tenha apostado num homem de 82 anos.

Sinais do atraso (081) 

O ministro das Finanças (...) admitiu existirem "deficientes classificações de algumas receitas e despesas", o que atirou o nível de gastos do Estado acima dos 50% do PIB, a riqueza produzida no País, pela primeira vez em 30 anos. As novas contas corrigidas serão entregues no Parlamento e, garante o ministro, "não irão alterar o défice de 6,23% do PIB" inscrito no Orçamento. (...) Luís Campos e Cunha, acompanhado do secretário de Estado do Orçamento, Manuel Baganha, explicou ontem, em conferência de imprensa realizada ao final da tarde, que existiu uma duplicação na contabilização das despesas e das receitas em impostos, na passagem de valores para diferentes quadros. "A mesma operação foi registada duas vezes", sintetizou Manuel Baganha, ao proceder-se "à passagem da contabilidade pública para a contabilidade nacional".
Há menos de um mês, no Plano de Estabilidade e Crescimento - um documento apresentado a Bruxelas e que espelha as contas públicas para os próximos cinco anos -, as Finanças estimavam que as despesas do Estado, incluindo gastos com os salários dos funcionários públicos, facturas da Educação e Saúde, etc., não ultrapassaria os 49,1% do PIB. Pouco menos de um mês volvidos, a despesa crescia para os 50,2% do PIB, o que, "em dinheiro" significa mais 1,5 mil milhões de euros. Do lado da receita, o erro de "estimativa" terá rondado os mesmo valores.
"O montante global das despesas e das receitas sobre a economia vai diminuir", logo que as contas estejam corrigidas, garantiu o secretário de Estado do Orçamento, para quem o quadro "com as incorrecções" não é de apresentação obrigatória ao Parlamento.
De acordo com as suas previsões, e após a correcção das contas orçamentais, a despesa do Estado "andará na casa dos 49% do PIB", com o ministro das Finanças a admitir que a despesa ficará ligeiramente acima do previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado à Comissão Europeia, considerando que possa situar-se entre os 49% e os 50% do produto.
(Diário de Notícias)

A toda esta farsa acresce que nada aconteceu ao ministro, nem ao secretário de Estado, nem ao director-geral, nem a nenhum funcionário. Porque os chefes deles, e eles, estão habituados a contas não rigorosas e convivem muito bem com orçamentos "mais ou menos".

Falsos, portanto.

"Por honor" 

No Memorável de hoje:

- Índia tem maior média mundial de leitura, diz pesquisa (BBC Brasil)
- El recuento del voto emigrante confirma que el PP pierde Galicia a manos de PSOE y BNG (ABC, Madrid)
- Las universidades recurren a las dobles titulaciones para captar nuevos alumnos y ser más competitivas (ABC, Madrid)
- Violada "por honor" (ABC, Madrid)
- Narbona estudia trasvases alternativos para no recargar toda la presión sobre la cuenca del Tajo (ABC, Madrid)
- Incluyen documento portugués en Memoria del Mundo (Xinhua, Pequim)
- No Brasil, tiros matam mais que guerras (Jornal do Brasil, Rio)

segunda-feira, junho 27, 2005

Com a maioria 

Chirac foi obrigado a pedir alterações à lei da liberdade condicional.

Sarkozy fê-lo estatelar-se no tapete. Claro, estatelou-se com o esbracejar do costume e pretendendo fingir que está de pé.

Realmente, não é possível levar o indivíduo a sério. Com a maioria dos franceses.

Mais 

Os fundamentalistas do Islão tomaram conta do Irão. Um país riquíssimo - 2º produtor mundial de petróleo - que está à beira de ter a bomba atómica.

Israel, primeiro, vai ser obrigado a enfrentar mais um grande problema. Depois, os EUA. Com a União Europeia a palavrear, a Rússia a fazer jogo duplo e a China a observar.

Do outro lado, o terrorismo islâmico agradece a Alá o reforço inesperado para a guerra santa no Iraque e no Afeganistão e o novo alento para foguearem outras casas dos herejes e dos novos cruzados.

Ainda pior 

Rumsfeld confirmou que no Iraque há contactos oficiais entre as forças americanas e os terroristas, com vista a encontrar-se uma solução que permita o fim da guerra.

A coisa está ainda pior do que parecia, pois. E se das conversações nada resultar, tudo indica que haverá ali batalha durante longos anos.

Mais negro: nunca - é da História - forças de guerrilha foram vencidas. Ou desistem, ou ganham. O problema é que o Alcorão os impede de desistir.

Está a tornar-se claro que Bush devia ter pago o veneno, o copo e uma mão - uma - para eliminar Sadam e os dois filhos ou, na impossibilidade, devia ter deixado os curdos tratarem-lhes da saúde, levasse o tempo que levasse. Começa até a ser compreensível que deixasse os do trio morrer de velhos; na verdade, os tipos não tinham as armas de destruição massiva e está difícil vislumbrar que lucro pode ainda tirar o Ocidente da invasão.

Enterrar a "euro-ideologia" 

No Memorável de hoje:

- Dono do terreno chamou os cientistas (Jornal de Notícias, Porto)
- Chirac demande une modification de la législation de la libération conditionnelle (Le Monde, Paris)
- Enterrons l'«euro-idéologie» (Le Figaro, Paris)
- Retour en arrière en Iran (Le Figaro, Paris)
- La menace réactivée de la bombe islamique (Le Figaro, Paris)
- Irán, el Corán y la democracia imposible (ABC, Madrid)
- Rumsfeld reconoce que EE.UU. ha tenido conversaciones con los insurgentes de Irak (ABC, Madrid)

domingo, junho 26, 2005

Descalçar 

A ETA voltou a atacar em Madrid. "Con este atentado, que se produce tras el doble comunicado de la banda, ETA reedita su doble mensaje al Gobierno: de presión porque que no piensa dejar las armas como condición previa al diálogo y, por tanto, que nada ha cambiado ni cambiará hasta que Rodríguez Zapatero mueva ficha. Y, en segundo lugar, de amenaza porque no cejará en su empeño de dinamitar las esperanzas de España en que Madrid sea sede olímpica. ETA se propone dar la imagen de que Madrid es una ciudad insegura, cuyos vecinos y visitantes pueden ser víctimas en cualquier momento de un atentado. Este «mensaje» de ETA se produce a tan sólo diez días de que el Comité Olímpico Internacional (COI) haga público en Singapur su fallo." (ABC)

Veremos como reaje agora o chefe do Governo.

Se reagir, pois é legítima a suspeita de que, cedência após cedência, Zapatero já não consiga descalçar a bota. Se for assim, só restará aos espanhóis cortarem-lhe o pé. Óbviamente.

Canto 

No Memorável de hoje:

- Passarinho altera canto conforme o predador, diz pesquisa (BBC Brasil)
- ETA eleva su presión a Zapatero con un coche bomba en Madrid a diez días del fallo del COI (ABC, Madrid)
- Diálogo con bombas olímpicas (ABC, Madrid)

sábado, junho 25, 2005

Família 

No Memorável de hoje:

- La famille, nouvel horizon des couples gays et lesbiens (Le Monde, Paris)
- Sur un ton musclé, Nicolas Sarkozy justifie ses propos répressifs (Le Monde, Paris)

sexta-feira, junho 24, 2005

Evidente 

Lê-se no "Diário de Notícias" que "o jornalista Luís Osório anunciou ontem que vai deixar a direcção do diário A Capital, por divergências com a administração quanto à natureza do projecto editorial e aos meios necessários para o jornal entrar numa nova fase."

Mais à frente vem a verdadeira explicação: "As vendas de A Capital baixaram 38% em 2004, caindo de 5841 para 3593 exemplares, num período que cobre sete meses do consulado desta direcção. O diário nem surgiu, aliás, no Bareme da Marktest do primeiro trimestre de 2005 (relativo às audiências e não às vendas)".

É evidente que o rapaz tinha de ser despedido.

Sarkozy 

"Le juge doit payer pour sa faute." Avec cette dernière déclaration, Nicolas Sarkozy a déclenché un tollé dans la magistrature. S'exprimant devant les généraux et commandants de gendarmerie réunis Place Beauvau mercredi 22 juin, le ministre de l'intérieur est revenu sur le cas de Patrick Gateau, un condamné à perpétuité soupçonné d'avoir assassiné une femme, Nelly Crémel, en Seine-et-Marne, alors qu'il était en libération conditionnelle (Le Monde du 15 juin).
"En conseil des ministres, j'ai demandé au président de la République de demander au garde des sceaux ce qu'il allait advenir du magistrat qui avait osé remettre un monstre pareil en liberté conditionnelle" , a ajouté M. Sarkozy.


O sr. Sarkozy - provavelmente o próximo presidente de França - disse o óbvio, embora politicamente incorrecto.

Mais informação disponível aqui, aqui e aqui. É também interessante observar os graus de antipatia e de simpatia de cada um dos jornais sobre o tema.

Un golpe de timón 

No Memorável de hoje:

- Nicolas Sarkozy veut faire "payer" un juge pour "sa faute" (Le Monde, Paris)
- La manière forte de Sarkozy fait des vagues (Le Figaro, Paris)
- Magistrados na mira de Sarkozy (Le Soir, Bruxelas)
- Blair propone a la Unión un golpe de timón para salvar el modelo social europeo (ABC, Madrid)
- La passion de l'Europe selon Blair (Le Soir, Bruxelas)

quinta-feira, junho 23, 2005

Grave 

Nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau, dos 538 471 eleitores inscritos 111 606 deram o voto ao esquizofrénico Kumba Ialá.

Grave.

É ele que vai decidir quem na segunda volta será o vencedor: Bacai ou Nino. O eleito terá, depois, de eliminar o eleitor. Como? Não se sabe. Nem o tempo que vai demorar.

Não é 

As "forças de segurança" andam a fazer manifestações de rua contra o Governo, por causa do "congelamento das carreiras", o fim dos "subsistemas de saúde" e algo relacionado com a "idade de reforma". Não se lêem nos jornais outras razões.

Quer dizer: não é porque tenham pedido - e o Governo tenha negado - mais armas, mais munições, mais carros, mais câmaras de vigilância, mais computadores, mais internet, mais formação para combaterem a criminalidade existente e se prevenirem contra a que há-de vir.

Também não é para exigirem salários como, por exemplo, os dos professores, por causa da relevância social da sua profissão.

Tres 

No Memorável de hoje:

- Ilusão de ótica deixa Lua 'gigante' no céu britânico (BBC Brasil)
- Les eurodéputés devraient tous gagner 7 000 euros par mois (le Monde, Paris)
- L'hydrogène est-il l'énergie du futur ? (Le Figaro, Paris)
- Usar “tres grandes estrategias” para afrontar “tres grandes desafíos” (Diário do Povo, Pequim)

quarta-feira, junho 22, 2005

Muito 

Ouviu-se na TSF ao fim da tarde : "Há uma aldeia em chamas na aldeia de Mourão, distrito de Bragança. Arderam 2 casas", etc, mais ou menos no mesmo tom.

Das duas, uma: ou a aldeia era muito, muito pequenina ou a excitação da jornalista era muito, muito grande.

Soube-se mais tarde que há na localidade dezenas de casas. As quais não apenas nunca estiveram em chamas, como o fogo nunca verdadeiramente as ameaçou - pois os bombeiros tinham a situação sob controle.

A excitação da rapariga era, pois, gigantesca.

Boa noite! 


(AP)

Boa noite a todos, neste que é um dos maiores dias do ano. Boa noite!

Blair 

No Memorável de hoje:

- Les bonnes raisons de Tony Blair (Le Temps, Genève)
- La Pologne reporte sine die le référendum sur la Constitution (Le Monde, Paris)
- La Banque de France identifie trois risques majeurs (Le Figaro, Paris)
- Blair califica el 'cheque' británico de anomalía que desaparecerá junto con los subsidios agrícolas (La Vanguardia, Barcelona)

terça-feira, junho 21, 2005

Todos 

No Memorável de hoje:

- Vítima acusa todos e implica Pedroso (Correio da Manhã, Liscoa)
- Le vin français "intimide" les consommateurs américains (Le Monde, Paris)
- Un Vinexpo sur fond de crise (Le Soir, Bruxelas)
- Viver numa ficção, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 17 Jun 2005)
- O fim da festa, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 18 Jun 2005)
- Portugal não se respeita, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 19 Jun 2005)

Bons 

Dois textos notáveis de Vasco Pulido Valente: Portugal não se respeita e O fim da festa.

Há momentos bons na vida, de grande prazer intelectual.

segunda-feira, junho 20, 2005

Bruxo 

Parece que o plano do ministro do Trabalho para diminuir o desemprego tem duas "vertentes": formação profissional e estágios profissionais.

Toda a gente entende que esta mezinha para o drama é de um feiticeiro. Com o cérebro ocupado com o remexer do caldeirão, no fundo do qual acha que encontra a solução.

Medieval.

E deste modo impedido de constatar que, para haver empregos para os desempregados, primeiro é necessário criar novos postos de trabalho. Se não for assim... a consequência de uma melhor preparação será a de que 1 melhor preparado atira inevitavelmente para o desemprego pelo menos 3 pior formados.

Como se o bruxo - o ministro - fizesse, inadvertidamente e movido pelo furor das suas entranhas, explodir o tacho. Muita gente à volta seria dizimada pelos cacos e pelo venenoso feitiço.

Coitado.

Facto 

Porque terá sido que os professores fizeram greve? Alguém consegue elencar as razões, objectivamente, em concreto, de "a" a "z" ou mesmo de "a" a "b" ou até só uma "a", sem elucubrações, de forma lógica, preto no branco, branco no preto, vermelho no verde, ouro em azul?

Não se sabe, tamanha é a dificuldade da tarefa. Mas tudo indica - sem qualquer réstea de dúvida - que não foi porque o Ministério da Educação tenha decidido impôr aos docentes a obrigatoriedade de provarem, em exames anuais, a sua capacidade para ensinar os discentes.

Isto devido ao facto de o Ministério não ter força, nem habilitados, nem coragem, nem pessoal decidido a colocar o combóio nos carris.

Sem incidentes 

No Memorável de hoje:

- En Guinée-Bissau, l'élection présidentielle a mobilisé sans incident notable (Le Monde, Paris)
- L'été sera chaud. Sans doute. (Le Soir, Bruxelas)
- Chaud, l'été 2005 ? (Météo-France, Paris)

domingo, junho 19, 2005

Sempre 

Constata-se, muito poucos dias depois do acordo entre a UE e a China que obrigou este país a reduzir as suas exportações de têxteis para o espaço europeu, que os preços destes artigos subiram. Na origem, para alegria dos chineses.

Era inevitável. Os têxteis deles são apetecidos pelos consumidores; como as quantidades disponíveis diminuiram, os importadores europeus viram-se forçados a oferecer mais dinheiro por eles, para terem mercadoria para vender.

Foi o que o comissário europeu Peter Mandelson conseguiu: que os consumidores da UE... passassem a pagar mais caro pelos mesmos produtos.

Este tipo - estrela da constelação Barroso - ainda não aprendeu que dá sempre a mesma asneira quando o poder político intervém no poder dos mercados. Desregula-os sempre e sempre com prejuízo para os mesmos: nós.

Também não entendeu outra verdade elementar: impondo à China, pelo prazo de 2 anos, a limitação das suas exportações, não protegeu a indústria têxtil europeia. Só lhe adiou a morte.

Cá estaremos para o confirmar. E para ver a estrela cair. Se não a virmos cadente antes e se, entretanto, a constelação não estourar.

O que pode muito bem acontecer, pois ela é artificial.

Resta saber 

Está tudo bem entre o Vietname e os EUA.

Resta saber porque há três décadas morreram, na guerra, 58 mil soldados americanos e 3 milhões de vietnamitas.

Freira 

No Memorável de hoje:

- Freira morre crucificada em ritual de exorcismo na Roménia(BBC Brasil)
- Firmas chinas reciben frutos de acuerdo China-UE (Xinhua, Pequim)
- Ceticismo chega à Escandinávia (Jornal do Brasil, Rio)
- La guerre du Vietnam est finie (Le Soir, Bruxelas)

sábado, junho 18, 2005

A cada cavadela... 

Durão Barroso disse que a Europa é, além de um mercado, também uma "união política".

Quem lhe contou? Quem o autorizou? Porque inventou?

É exactamente por não ser uma "união política" que os franceses e os holandeses disseram que não queriam uma Constituição comum e que mais povos se preparavam para gritar o mesmo. Sem a mais pequena dúvida; melhor, sem a mais fugidia sombra de qualquer tipo de dúvida.

De Barroso, a cada cavadela... seu disparate. Tantos, que ele próprio se está a transformar num dos bons argumentos que justificam plenamente o "não" contra a "Europa". E a insistência na negativa.

Realmente, cada vez há menos gente para aturar este tipo de politicos habilidosos e mentirosos.

Que se esquecem de que, nos grandes planos das televisões e por causa delas, ficam nús. Que é como quem diz: a malta topa-lhes todos os tiques e todos os truques.

Mataram 

Afinal, os chefões da União Europeia fizeram pior. Não prolongaram por cerca de 1 ano o prazo para os referendos nacionais sobre a Constituição, contrariamente ao que chegou a ser publicado na imprensa internacional.

Nem sequer marcaram uma data e, porque não o fizeram, não só acabaram com o jogo antes do tempo... como mataram o campeonato.

Pior 

Rui Rio está à beira de conquistar a maioria absoluta no Porto. O presidente da Câmara e candidato do PSD parte com um avanço de sete pontos sobre o socialista Francisco Assis, segundo a sondagem EXPRESSO-SIC-Renascença/Eurosondagem. Este estudo coloca Assis a sete pontos de Rio, dando ao PS, na melhor das hipóteses, os mesmos mandatos que ditaram a derrota de Fernando Gomes em 2001.

Tremenda derrota para Jorge Nuno Pinto da Costa. Pior do que a humilhação na Liga, na Taça de Portugal e na Taça dos Campeões Europeus.

Insignificância 

"Un plan d'aides d'urgence pour les agriculteurs comprenant un prêt de 750 millions d'euros a été annoncé par le gouvernement espagnol pour tenter de parer les effets d'une sécheresse sans précédent depuis 60 ans." Logo a seguir, o jornal pormenoriza as medidas tomadas pelos ministros de Zapatero.

O jornal é o "Le Soir, de Bruxelas, e o título da sua notícia é "Sécheresse ibérique historique". Sem Portugal no mapa da Península Ibérica ou confundido com uma província de Espanha.

A culpa pela nossa insignificância não é daquele diário. Embora, apesar dela, os seus responsáveis devessem saber que este povo existe como nação una e independente há mais de oito séculos.

Panne 

No Memorável de hoje:

- Panne européenne (Le Temps, Genève)
- Los líderes de la UE evitan fijar una fecha final para la ratificación de la Constitución (La Vanguardia, Barcelona)
- Europa ahonda su crisis con otro fracaso (La Vanguardia, Barcelona)
- El gobierno ya sólo aspira a que España no tenga que pagar hasta 2014 (ABC, Madrid)
- Bank of America invertirá 3,000 MDD en banco chino (Xinhua, Pequim)
- Varig busca proteção na Justiça (Jornal do Brasil, Rio)
- Un médicament pour noirs (Le Soir, Bruxelas)

sexta-feira, junho 17, 2005

"Doutas" mas não sábias 

Soube-se hoje que o Governador do Banco de Portugal, o economista e ex-político Víctor Constâncio, ganha quase 20 mil euros por mês naquele emprego público.

E assim, na posse de tal informação, ficou a perceber-se melhor porque aparecem sempre como "doutas" - nos jornais, nas rádios e nas televisões - as opiniões deste senhor. É porque, claro, com tal salário qualquer doutor impõe sempre respeito no que se escreve, no que se diz e no que se mostra. Aliás, qualquer Zé Ninguém o imporia em idênticas constâncias salariais.

Pena é que as doutorais opiniões de Constâncio não sejam sábias e se fiquem pelo banal, de uma banalidade confrangedora.

Sabia que... ? (048) 

"La primera fase del proyecto consistirá en realizar la réplica computerizada de una «columna» del neocórtex, que constituye el 85 por ciento del total de la masa cerebral y es responsable de las funciones cognitivas, del lenguaje, de los procesos de aprendizaje y del razonamiento complejo. La simulación de esta «columna», que no es más que un circuito eléctrico cerebral, es un primer paso esencial para la posterior reconstrucción del cerebro completo. Los resultados de esta novedosa simulación serán puestos a disposición de la comunidad científica. La capacidad de cálculo que se aplicará al proyecto es de 22,8 teraflops, o lo que es igual, 22,8 billones de operaciones por segundo. Todo un cerebro, sin duda, aunque menos complicado que el nuestro."

Mais informação - para cérebros não defeituosos - pode ser obtida aqui.

Sabia que... ? (047) 

"Perder un negocio más importante por una proporción tan pequeña sería una cosa poco ventajosa. En 2004, el volumen de exportación de productos textiles de China a EEUU fue de más de 10 mil millones de dólares, a lo sumo, mientras que el volumen de exportación de productos agrícolas de EEUU a China alcanzó 7.700 millones de dólares, además de que China es el mayor comprador de algodón y soya de EEUU. Si se imponen restricciones sobre productos textiles chinos en EEUU, entonces, ¿a quién se le vende el algodón estadounidense?"

Mais aqui, onde fica a conhecer-se a forma magistral como as autoridades da China explicaram, dentro de portas, o acordo com a UE sobre os têxteis.

Fôlego 

Segundo a imprensa desta manhã, os chefes dos "25" decidiram prolongar por cerca de um ano o prazo para a realização dos referendos nacionais sobre a Constituição da Europa ( Le Monde, La Vanguardia, ABC ).

Quer dizer: os mandantes do "sim" decidiram, a meio do jogo - porque o resultado não lhes estava a agradar - obrigar a jogar mais 30 minutos. E não foi num treino; foi num desafio crucial para o campeonato.

É uma tramóia e uma trapaça. Mas temos fôlego para aqueles 30... e para 10 vezes mais.

El mecanismo del pensamiento 

No Memorável de hoje:

- Les dirigeants de l'UE accordent un sursis à la Constitution (Le Monde, Paris)
- La UE mantiene a duras penas su tratado (La Vanguardia, Barcelona)
- Los Veinticinco piden mas tiempo para intentar salvar la Constitución europea (ABC, Madrid)
- Un superordenador simulará, por primera vez, el mecanismo del pensamiento de la mente humana (ABC, Madrid)
- Primer paso dado para romper el "cerco apretado alrededor de productos textiles" (Diário do Povo, Pequim)

quinta-feira, junho 16, 2005

Apesar da máscara 

A crer nas "informações" que os telejornais divulgaram, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estão definitivamente decididos a "suspender" - quer dizer, a impedir - os referendos que ainda falta fazer, em metade dos países, sobre a Constituição que estava a votos.

Todos aqueles indivíduos são defensores do "sim". E porque receiam que mais multidões digam "não", como aconteceu em França e na Holanda, não estão com meias medidas: proibem-nos de votar. Fecham-nos a boca. Metem-nos a mordaça.

Que se chama a isto? Fascismo. Puro e duro. Ou comunismo.

Não tem outros nomes, apesar da máscara. Não tem. Não tem mesmo, por mais que nos envergonhemos - nós, europeus - por ainda não vivermos em Democracia.

Catalunya 

No Memorável de hoje:

- Un cochon de 21 millions d'années mis au jour (Le Figaro, Paris)
- Catalunya, nación (La Vanguardia, Barcelona)
- Diccionario breve para no perderse en el laberinto europeo (ABC, Madrid)
- "Sencillamente hay que hacer justicia" (Granma, Havana)

quarta-feira, junho 15, 2005

Exactamente assim 

"A la veille du sommet européen, le président de la Commission européenne José Manuel Durao Barroso appelle à une pause dans le processus de ratification de la Constitution européenne afin d'éviter une multiplication des rejets.(...) La meilleure solution, mais je ne veux pas entrer dans la compétence des Etats nationaux, peut être la prudence, je conseillerais au moins une pause, une réflexion, se donner du temps, a déclaré M. Barroso dans une interview à la chaîne de télévision France 3." (Le Soir, Bruxelas)

Há 15 dias atrás, em cima dos "não" dos franceses e holandeses, disse exactamente o contrário. Mas nem vale a pena sublinhar a contradição que - apesar de em si mesma muito grave num indivíduo que ocupa um lugar cimeiro na nomenklatura da União Europeia - é um problema menor face à monstruosidade do que veio a seguir.

Que foi isto: porque o resultado não lhe agrada, sugere que o jogo seja interrompido!

Tal e qual um árbitro que, por não ter gostado que a equipa "A" tivesse metido dois golos, decidisse mandar os jogadores para as cabines antes do final da partida. Ou como um presidente de clube que, após duas derrotas consecutivas, pedisse a suspensão do campeonato. Ou como os chefões da Federação ou da Liga de Futebol que, chateados com a tabela classificativa, resolvessem não prosseguir com as provas. Ou como um imbecil qualquer que, desagradado por estar a ser derrotado, resolvesse alterar as regras do jogo a meio do mesmo.

Exactamente assim.

Mais claramente ainda. A desvergonha e a safadeza chegaram a este ponto extremo: se os resultados dos referendos estivessem a ser "sim" à Constituição Europeia... deviam prosseguir as consultas populares para todos se pronunciarem; porque houve dois "não"... devem parar para evitar que mais povos se exprimam contra.

E não se sabe até quando vamos suportar esta canalha. Seguro, seguro, é que não há outro adjectivo mais apropriado.

Os ditos e os trejeitos 

"O Governo, liderado por José Sócrates, nomeou pelo menos 1094 pessoas num espaço de dois meses e meio, uma média de 13 por dia. E, segundo o "Correio da Manhã" apurou, alguns dos nomeados, por força de poderem optar pelas remunerações das empresas onde exercem funções no sector privado, terão salários superiores ao vencimento de ministro e mesmo do primeiro-ministro." Lê-se na edição de hoje daquele jornal.

Estes empregadores, os do Sócrates, são iguais aos outros, aos do Santana, aos do Durão, aos do Guterres.

O que distingue a maralha são os ditos e os trejeitos nas campanhas eleitorais.

Toda a vida 

Como se pode dizer de Álvaro Cunhal que foi um homem "inteligente" e "arguto", estando comprovado pela História - sem margem para qualquer tipo de dúvida - que a criatura viveu toda a vida enganado e iludido?

Pintado 

No Memorável de hoje:

- Blair et le «juste retour» (Le Figaro, Paris)
- Um país pintado de branco (Jornal do Brasil, Rio)

terça-feira, junho 14, 2005

Igual 


foto AP

Legenda do jornal "Le Soir", na rubrica "24h en photos" de hoje: "Le chemin - Visite à Berlin du Premier ministre portugais, José Socrates, au Chancellier Gerhard Schroeder."

Realmente o caminho não é, para os dois, o da "Vitória": tudo indica que o alemão saia em Outubro e que o português não corresponda às expectativas.

O "V" está invertido. Podemos entendê-lo, livremente, como um sinal premonitório, de significado igual ao de um dedo polegar virado para baixo.

Com amargura 

Na próxima sexta feira quase tudo vai estar em questão na cimeira da União Europeia, por força do orçamento para o período de 2007 a 2013.

Em Portugal, a apenas 3 dias da reunião, os eleitores não têm informação sobre o que os seus representantes vão defender e muito menos sobre as consequências previsíveis de cada uma das decisões que lá possam ser tomadas. É lícito, assim, supôr, com amargura, que tal acontece... porque não vão defender coisa nenhuma. E que nas "negociações" a "estratégia" será a dos sem voz: a de "para o que vier, logo se verá".

Ou, então, os nossos enviados não têm, por nós, ponta de respeito.

Lassandro 

No memorável de hoje:

- Entrevista exclusiva: Vicente Lassandro Neto (Ambiente Brasil)
- Le grand souk du budget européen (Le Temps, Genève)
- Muere Álvaro Cunhal, el último líder de la ortodoxia comunista (La Vanguardia, Barcelona)
- Descubren nuevo planeta que orbita alrededor de estrella cercana (Xinhua, Pequim)
- A lenda da "Europa", por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 10 Jun 2005)

segunda-feira, junho 13, 2005

Branco no preto 

O chefe do Estado nigeriano e presidente em exercício da União Africana, Olusegun Obasanjo, proclamou ontem que a redução da pobreza é o maior desafio com que estão confrontados os líderes do continente.

Não é. Antes desse, há muitos outros a vencer. Por exemplo: o desafio de acabar com a corrupção dos dirigentes e funcionários; o desafio de acabar com o hábito de pedir esmolas à comunidade internacional; o desafio de acabar com a mitologia da escravatura; o desafio de acabar com a responsabilização dos brancos pelas actuais desditas dos negros.

Além do desafio de construir a independência económica; do desafio de progredir culturalmente; do desafio de equacionar os problemas com objectividade e sem fantasias, preto no branco. No caso, melhor dito, branco no preto.

Isto 

Que dizer de Álvaro Cunhal, no dia da sua morte?

Isto, tão pouco, tão triste, tão dramático: na política, enganou-se em tudo, a vida toda; na ideologia, foi um cego que nem viu o comunismo morrer; na literatura e na pintura, não passou da mediocridade.

Na vida afectiva, não se sabe se foi um tipo feliz.

Quais? 

"Les ministres des Finances des pays du G8 ont trouvé un accord sur l'annulation de la dette multilatérale de 18 pays des plus pauvres du monde, pour un montant de 37 milliards de dollars. Les ONG saluent l'initiative, mais appellent à la vigilance. (...) Les 18 premiers pays qui seraient concernés par l'annulation de la dette sont le Bénin, la Bolivie, le Burkina Faso, l'Ethiopie, le Ghana, le Guyana, le Honduras, Madagascar, le Mali, la Mauritanie, le Mozambique, le Nicaragua, le Niger, le Rwanda, le Sénégal, la Tanzanie, l'Ouganda et la Zambie." (Mais informação aqui.)

Não são estes os mais pobres e, pelo menos até hoje, ninguém explicou quais os critérios que levaram a esta selecção.

Porque terão sido estes os eleitos? Na escolha, o papel preponderante foi da Ingaterra? Da França? Dos EUA? A diplomacia portuguesa fez algum esforço - abortado - para incluir a Guiné-Bissau no grupo? Os embaixadores lusos, que custam uma fortuna dos nossos impostos, fazem algo de relevante? Qual foi o nosso último sucesso diplomático?

Pelo revelado publicamente foi ir buscar um drogado a um país árabe, pouco antes de o rapaz ser lá condenado a pesada pena de prisão.

Muito antiga civilização europeia 

No Memorável de hoje:

- Le Zimbabwe au cœur des ténèbres (Le Temps, Genève)
- El gobierno de Zimbabwe arrasa poblados de chabolas para «sanear» las ciudades (ABC, Madrid)
- Dix-huit dettes annulées (Le Soir, Bruxelas)
- Des vestiges d'une très ancienne civilisation européenne auraient été découverts (Le Monde, Paris)
- La sequía pone al campo en una situación catastrófica, con pérdidas de 4.000 millones (ABC, Madrid)

domingo, junho 12, 2005

Papa 

No Memorável de hoje:

- Sinal de "arrastão" alarmou Quarteira (Jornal de Notícias, Porto)
- Papa condena uso de camisinha contra Aids na África (BBC Brasil)
- "Papeles" politizados (La Vanguardia, Barcelona)
- El Archivo de todos (ABC, Madrid)
- Fabricantes calzado chinos rechazan posibles medidas salvaguarda de UE (Xinhua, Pequim)

sábado, junho 11, 2005

Tudo 

De Vasco Gonçalves, hoje falecido, dizem os comovidos do costume que foi um dos militares mais destacados da revolução de 25 de Abril de 1974.

Foi. Mas exactamente pelas razões inversas das que se ouvem nos elogios fúnebres.

É da história e está comprovado sem polémica alguma: tudo o que o "camarada Vasco" desfez... teve que ser refeito; e tudo o que fez... teve que ser desfeito. Tudo.

Foi também um falhado. Instrumento dos comunistas, o comunismo morreu; iniciador das nacionalizações, o Estado vendeu e devolveu tudo depois; promotor da reforma agrária, todas as cooperativas agrícolas desapareceram por falta de viabilidade. Dele não ficou nada de pé.

Além de que prejudicou gravemente o País e centenas de milhares de pessoas. Tanto, que pelos colossais prejuízos devia ter sido penalizado. Em vida.

Sem ódio. Racionalmente.

Racismo 

RTP, SIC, TVI, TSF, Antena 1, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Capital. Só este último disse que os bandidos que ontem à tarde fizeram o arrastão na praia de Carcavelos eram pretos. Todos, cerca de 500 - o número mais utilizado em todas as reportagens.

É por racismo que omitem a informação. Não conseguem tratar com igualdade a cor da pele. Nem com naturalidade, nem com verdade.

Exemplo 

"China pacta con la UE limitar las exportaciones de diez productos textiles" - informa hoje o jornal "La Vanguardia", de Barcelona.

Mas nas 65 linhas do texto... não informa quais são esses 10.

É como se alguém - por exemplo o autor da "notícia" - vestisse apenas uma metade de um blusão de ganga ou uns jeans de uma perna só.

Azar? 


Las huellas dejadas por ellos en la superficie del agua.

"Xinjiang: Aparecen de nuevo "monstruos lacustres"

"Según informó la Agencia Xinhua, a las 19:50 del 7 de junio siete turistas beijineses que paseaban por el lago Kanas de Xinjiang vieron de súbito dos enormes "monstruos" negros no identificados saltando de la superficie de agua y avanzando por la superficie uno tras otro como peces. Unos dos minutos después sumergieron en el agua y la superficie del lago recuperó pronto su calma. El día 8, los "monstruos lacustres" aparecieron de nuevo. La foto muestra las huellas dejadas por ellos en la superficie del agua. (Pueblo en Línea)"

Terá sido por azar que o fotógrafo só captou as ondas... e não, segundos antes, os ditos "monstruos"?

Dez mil 

No Memorável de hoje:

- Dez mil foram às compras a Badajoz (Correio da Manhã, Lisboa)
- ETA responde con otro atentado a la insistencia de Zapatero de ofrecer diálogo (ABC, Madrid)
- China y UE alcanzan acuerdo para solucionar disputa de comercio de textiles (Xinhua, Pequim)

sexta-feira, junho 10, 2005

Sinais do atraso (080) 

É Junho, com 30º de temperatura, às vezes 35 e 38. Um calor perto do insuportável que já dura há uns 15 dias.

Quase todas as lojas do comércio tradicional apresentam ainda, nas suas montras, blusões e camisolas de lã.

E queixam-se de que não vendem.

Mais 

Diz-se que as exportações de calçado chinês para a Europa aumentaram 700% desde o início de Janeiro deste ano.

Compreende-se e aplaude-se. Em teoria e na prática, quando se trocam 11 euros por uns ténis "made in China" feitos de pele animal e com respiradouros laterais. O mesmo produto - "in Italy", "in Spain" ou "in Portugal" - custa de 3 a 6 vezes mais.

Mercado. Leis do mercado. Livre comércio. Direitos dos consumidores. Raciocínio lógico. Cabeça fria. Haja respeito pelos nossos bolsos e deixe-se os tipos trabalharem à vontade para nós.

Quanto mais não seja... por interesse. Com os asiáticos chegamos ao final do mês com mais dinheiro e, assim, o Estado pode sacar-nos ainda mais a título de impostos.

Estamos 

Também Jorge Sampaio está a receber uma pensão de reforma, apesar de o cidadão se encontrar no activo como Presidente da República.

A falta de vergonha não tem limites. A irresponsabilidade também não. De tal maneira - tão profunda, tão grave, tão vasta - que parece mentira.

Ai a minha cabeça! Estamos perante uma vigarice, estamos a ser roubados, estamos perante delinquentes... ou o problema sou eu?

Perdeu a muleta 

Podemos passar o feriadão mais descansados. Gerhard Schröder vai ser corrido dentro de 4 meses.

O que significa que há que olhar com outros olhos o espectáculo dele e de Chirac na próxima reunião cimeira da União Europeia. Pois o bom do Gerhard já não conta e o amigo Chirac já perdeu a muleta.

Preocupação 

O texto Salvar a España do ABC-on line já tinha sido, às 09h00 de Lisboa (10h00 de Madrid) visitado por 1364 leitores - uma significativa excepção pelo elevado número.

Dá uma ideia da preocupação que vai aqui ao lado com as políticas de Zapatero. Vale a pena conferir.

Teoria 

Segundo o "Diário de Notícias" de hoje, "O ministro das Finanças afirma que o País conseguirá criar mais 260 mil empregos em quatro anos (...) e, numa atitude vista como apaziguadora para com os funcionários públicos, afirma que o seu poder de compra até pode aumentar ao longo da legislatura."

Tal ministro é um teórico. Nem sequer de gabinete de faculdade; do cantinho do sofá da sua salinha de estar. Enquanto segue, deliciado, os andamentos da telenovela cor-de-rosa, com bom ordenado e à espera de boa reforma.

Podia-se admitir, em teoria, que o homenzinho, maquiavélico, estivesse a fazer de nós patetas, de nós que topamos as patetices dele. Mas não. A malta tem os pés bem assentes no chão e o rabo muito pelado - não está viciada em teoria.

Para exportação 

No Memorável de hoje:

- Vent de désarroi et de fronde au sein du SPD (Le Temps, Genève)
- Terroristas que se entrenam en Afganistán son destinados para exportación (Novosti, Moscovo)
- Salvar a España (ABC, Madrid)
- Don Quijote del Pentágono (Diário do Povo, Pequim)

quinta-feira, junho 09, 2005

Sabia 

Um estudo encomendado pela Assembleia da República, a que "A Capital" teve acesso, prova aquilo que apenas se intuía. O Estado cobra aos portugueses cerca de um terço do produto interno bruto. Aquando da revolução de Abril de 1974, segundo o coordenador do estudo, os contribuintes pagavam três vezes menos impostos.

Pois é. O dr. António de Oliveira Salazar, afinal, sabia muito. Apesar de um ou outro pecadilho em matéria de política africana - sempre secundária relativamente à metropolitana.

Acabada 

Entre os políticos que "concluiram" logo depois dos "não" francês e holandês à Constituição da Europa, Freitas do Amaral foi o que apresentou a conclusão mais clara, mais concisa, mais arguta, mais inteligente e mais eficaz. Disse que:

- o Tratado já não era viável
- o melhor era começar a trabalhar desde já num outro.

Devia ser evidente para todos os defensores do "sim". Mas não foi. Cresceu logo um enorme berreiro contra o professor e actual ministro - gritaria que ainda hoje se ouve. Porque os defensores do "sim", no fundo, detestam a evidência; preferem as trapalhadas sem lógica. São, com a "construção europeia", como alguns os putos com os legos ou os puzzles: encaixam as peças sem qualquer sentido... e exibem-nos a obra como acabada.

Outra evidência: este Freitas é um sério inimigo para os que pensam que a Europa não precisa de nenhuma Constituição. Temos de ter muito cuidado com ele.

Quanto aos Sócrates e aos Coelhos, aos Chirac e aos Villepin, aos Zapateros e aos Schröder: são tigrezinhos de peluche.

Aurora 

No Memorável de hoje:

- Discurso de Villepin na íntegra (Le Monde, Paris)
- China participará en la reunión de ministros de Finanzas del G8+4 (CIIC, Pequim)
- Première aurore sur Mars (Le Soir, Bruxelas)
- Sempre foi assim, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 05 Jun 2005)
- O "motor" da "Europa", por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 04 Jun 2005)
- A "Europa" contra o mundo, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 03 Jun 2005)

quarta-feira, junho 08, 2005

Sinais do atraso (079) 

"Não interessa"
A bibliotecária respondia que não, que não podia ser, que não estava autorizada, que lhe não era possível - apesar de toda a sua boa vontade - emprestar o livro ao cidadão que lho pedia por 4 horas para digitalizar em casa um documento que o mesmo continha.

O argumento da senhora - solene e compreensível - era o de que o livro não podia sair porque alguém podia querer consultá-lo exactamente naquelas 4 horas da ausência da obra.

O cidadão propôs, então, um pacto: "Venho buscá-lo à hora de fecho da biblioteca, deixo o meu B.I. e venho enttregá-lo amanhã de manhã, logo à hora em que vocês abrem. De noite vocês estão fechados e ninguém o requisita, não é?"

Ela respondeu: "Ai, não, nem pensar! Quase 1 dia? Não! Nesse caso preferia que o senhor o viesse buscar amanhã às 09h30 e o devolvesse até ao meio dia."

Ele replicou: "Ouça, de noite vocês então encerrados e, portanto, ninguém o pode consultar aqui; amanhã de manhã é que pode aparecer alguém."

Ela contrareplicou: "Não interessa. Ordens são ordens!"

Sabia que...? (046) 

"El río Duero tiene caudales que varían desde los 6,59 metros cúbicos por segundo en Aranda (13,50 el año pasado) hasta los 137,73 m3/segundo de Castro (Zamora), mayor cuantía que el año pasado cuando circulaban estos días 132,9 m3/segundo. En el resto de la cuenca del Duero, el río Eria está seco.
La situación del Tajo a su paso por la estación de Valdecañas (Cáceres) es dramática: lleva seis metros cúbicos por segundo frente a los 114 del año anterior, mientras que en Azután (Toledo) el río pasa con 11 metros cúbicos (79 en el 2004)."

Mais informação sobre a tragédia aqui.

Alugar! 

Os incêndios florestais estão aí, a consumir as matas nacionais.

E as coisas estão tão mal na administração pública portuguesa... que não conseguimos alugar, a tempo e horas, aviões e helicópteres para combater os fogos.

Alugar! Apenas alugar...

El mal perder 

No Memorável de hoje:

- Todo o país em forte risco de incêndio (Diário de Notícias, Lisboa)
- Descoberta na Alemanha composição desconhecida de Bach (BBC Brasil)
- Les Français sont deux fois plus riches que les Polonais mais plus pauvres que les Irlandais (Le Monde, Paris)
- Los ríos españoles han perdido más del 40% de su caudal en el último año (La Vanguardia, Barcelona)
- El mal perder europeo (La Vanguardia, Barcelona)
- Siemens raccroche les portables (Le Soir, Bruxelas)

terça-feira, junho 07, 2005

Sabia que...? (045) 

"Miyar Barrueco recordó que Rodrigues Pires participó en la Operación Amílcar Cabral, realizada en mayo de 1973 con el ataque al cuartel de Guilledje, planificada por guineanos, caboverdianos y cubanos, y como resultado de la cual fue liberado todo el Norte de Guinea Bissau. El grupo de cubanos estuvo dirigido por el Comandante Raúl Díaz Argüelles, caído después en Angola."

Rodrigues Pires é Pedro Verona Rodrigues Pires, actual Presidente da República de Cabo Verde, condecorado ontem por Fidel Castro com a Ordem José Martí, a mais alta condecoração cubana. Mais informação aqui e, sobre a batalha de Guilledje aqui.

Shangri-la 



"Dónde se encuentra Shangri-la? Durante medio siglo, numerosos exploradores y especialistas la buscaban en la India, Nepal y las zonas habitadas por tibetanos en China. Hasta 1997, tras repetidas argumentaciones de especialistas chinos y extranjeros, el gobierno de la provincia china de Yunnan, declaró solemnemente: ?Shangri-la? se encuentra en el territorio autónomo de la Nacionalidad Tibetana de Diqing en el noroeste de la provincia de Yunnan, en los límites con la Región Autónoma del Tibet."

O texto completo está aqui, com mais fotos de Shangri-la, em inglês "lugar próspero en que reina la paz y la felicidad".

Até lá!


Solvay 

No Memorável de hoje:

- Molécula pode ser chave para 'anticoncepcional seguro' (BBC Brasil)
- Condecora Fidel con la Orden José Martí al Presidente de la República de Cabo Verde (Granma, Havana)
- La misteriosa Shangri-la (Xinhua, Pequim)
- Solvay se recentrera... à Lisbonne (Le Soir, Bruxelas)

segunda-feira, junho 06, 2005

Empregado 

Está provado que Durão Barroso só se demite de uma função quando já tem, garantida, outra na mão.

Se assim não fosse, tinha deixado - esta tarde ou a meio da semana passada - o cargo de Presidente da Comissão Europeia. Na sequência lógica das três estrondosas e esmagadoras derrotas, políticas e pessoais, que lhe foram inflingidas pelos povos de França e da Holanda e pelo governo de Inglaterra na crucial questão da Constituição da UE.

Não é um líder. É um empregado. Modesto.

Thank you 



... e thank you, England! O monstro estava morto, mas precisava de ser enterrado.

Sobranceiramente 

O advogado Proença de Carvalho está em todas - como é próprio de quem não nasceu em berço de oiro e precisa de ganhar a vida sem se importar de o fazer sob qualquer bandeira. Como os mercenários.

Agora defende José Sócrates contra um jornalista desconhecido. Antes, já se tinha empenhado com Mário Soares, Mota Pinto, Sá Carneiro, Cavaco, Freitas, Barroso e até aceitara ser ministro do cómico-trágico Santana Lopes.

Há pessoas, coitadas, que, para sobreviver, têm que se roçar permanentemente no poder, seja ele qual for e ainda que seja, de manhã, um contrário do que era ontem à tarde.

Outras, têm coluna vertebral. Não se roçam; coçam as costas na esquina (as costas!) com desdém, sobranceiramente.

Figurativamente 

Problema grave não é Alberto João Jardim ter chamado "bastardos" e "filhos da puta" a alguns jornalistas e a alguns opinadores que escrevem nos jornais e falam nas rádios e nas televisões.

O problema grave reside no facto de os assim epitetados pelo chefe da Madeira julgarem que aquela não é a sua maternidade. Figurativamente.

Com um acrescento: por mais puta que a mãe seja... a mãe é sempre mãe e devia ser sempre e sempre muito querida, amada e distinguida. Pelo que AAJ não ofendeu.

Digamos, até, que só um bastardo não reconhecido é que pode ter ficado puto da vida.

A propósito 

A citação seguinte vem num texto de opinião do "Jornal de Brasil" de hoje:

"prometemos segundo nossas esperanças (eleitorais) e cumprimos segundo as nossas fraquezas" (La Rochefoulcaud)

Muito a propósito, também aqui.

Pena é o costume ser tão antigo... e os políticos tão fracos. Uma verdadeira tragédia.

... povo cético 

No Memorável de hoje:

- Danger: client (Le Temps, Genève)
- Opportunity consigue liberarse tras cinco semanas atrapado en una duna (ABC, Madrid)
- Governo "ético" e povo cético (Jornal do Brasil, Rio)
- O dilema (Público, Lisboa, 29 Mai 2005)

domingo, junho 05, 2005

Ignorância 

A organizadora do livro "Poemas Eróticos" do escritor moçambicano José Craveirinha - de seu nome Fátima Mendonça - deu à luz, na introdução, o seguinte naco de prosa:

"Relativamente ao léxico moçambicano indicativo de designações de frutos (xirossanas), danças (xingombela etc.), instrumentos (timbila, xitende, etc.), sou de opinião que não devem figurar em glossário. Penso ser possível, num contexto de leitura poética, ultrapassar essa necessidade de tradução de índole antropológica, que pessoalmente me parece dever ser abandonada, para que o quadro, que se pretende multicultural e em torno do qual se ergue a bandeira da lusofonia, possa efectivamente florescer."

Ou seja, a gente lê, não sabe o que é, não entende os significados das palavras nem a relação que entre eles e entre elas o autor estabeleceu, não percebe nada. Como se fosse russo, hebraico, chinês ou árabe. Mas a senhora entende que está certo assim e, mais do que isso, defende que assim seja.

Cantou um hino à ignorância. Por ser ignorante - o que, em si mesma, certamente não é mal algum.

Não o fez por ser poetisa; se fosse, saberia que os poetas, mesmo os mais herméticos, criam, utilizando palavras, para comunicarem aos outros as suas emoções. O que pressupõe, em primeiro lugar, que a "mensagem" chegue ao destinatário em vocábulos por ele entendíveis no seu significado primitivo ou mais generalizado. É a partir daí, dessa base, que a seguir se constróiem e deconstróiem as imagens, as pulsações, as magias, o que se lhes queira chamar.

Leia-se: "Ópera em coro staccato nos xirossanas de seios" ou "Ritmo de veias gladíolo de xingombelas dentro e fora". Que seria isto, se não se soubesse que "xirossana" é um fruto e que "xingombela" é uma dança?

Evidentemente que seria obra de pateta; não do poeta.

E porque merece referência a asneira da cidadã Fátima Mendonça? Porque ela não é certamente uma excepção e, por isso, a sua tese é um sinal perfeito dos mais graves defeitos de uma comunidade: falta de rigor, carência do culto da exigência, laxismo, deixa-andar, ausência de formação científica, estado de espírito medieval, incultura, obscurantismo.

Em resumo: é um sinal perfeito do atraso de um povo.

El problema 

No Memorável de hoje:

- El problema de Portugal (ABC, Madrid)
- Clamor en Madrid (ABC, Madrid)
- La manifestación (ABC, Madrid)
- A França e a "Europa", por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 29 Mai 2005)
- A política da mentira, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 28 Mai 2005)
- Nada de novo, por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa, 27 Mai 2005)

Ínfimos 


NASA - Mars Exploration Rover Mission, foto do Opportunity

Aquele pontinho minúsculo, mais ou menos a meio, é o planeta Terra. Visto de Marte.

Como somos pequeninos!... Ínfimos, no infinito.

sábado, junho 04, 2005

Ridicularizado 

Os ministros da Finanças e das Obras Públicas acumulam pensões de reforma com o salário de membros do Governo. Já foi tudo dito sobre a imoralidade da situação, independentemente da circunstância de ela se verificar no momento - longo e penoso - em que as contas do Estado exigem austeridade.

E não vale a pena dar atenção às atabalhoadas justificações dos envolvidos no escândalo. Diga-se, apenas, que os homems não têm vergonha na cara e que, por isso, perderam a credibilidade para o desempenho de funções governativas.

Há, no entanto, mais. Portugal foi ridicularizado no Mundo. A vergonha está aqui e a correr o planeta.

Produtividade 

Segundo o diário "A Capital", Quem trabalha e atende mais doentes ganha mais, premiando-se assim a «produtividade e eficácia». É este, segundo o Ministério da Saúde, o principal objectivo do novo sistema remuneratório dos médicos para as horas extraordinárias.

Está visto. As consultas que demoravam cinco minutos vão passar a durar dois e meio.

Que não é 

O novo Primeiro Ministro de França, Dominique de Villepin, fixou uma prioridade absoluta para o seu governo: a luta contra o desemprego.

Cá estaremos - esperamos - daqui a 12 meses para fazer as contas: somar os que forem criados e subtrair os que forem anulados. Sem multiplicações.

Nem milagres das rosas.

Para constatarmos que, na melhor das hipóteses, o saldo Villepin é zero.

Este homem tem o ar de quem trabalha para a fotografia. O problema, para ele, e para todos como ele, é que - apesar de "mediatizada" - a sociedade já os topa.

Mais concretamente: Dominique de Villepin tem de provar que não é o Santana Lopes francês.

Isso não 

A culpa não é dos polícias, não, apesar de eles poderem e deverem ser responsabilizados pelo facto de não se revoltarem contra a lei e respectivos fabricantes ou, pelo menos, de não manifestarem de forma pública, clara e inequívocamente, a sua discordância.

Mas a verdade é que alguém devia responder criminalmente pelo facto de um cidadão-automobilista ser multado porque "fez" de dia o túnel de 100 m de médios apagados, enquanto que dezenas de milhares de outros, naqueles mesmos 10 segundos, "faziam" rotundas, esquerdas, direitas e frentes sem serem minimamente incomodados por não utilizarem os "piscas". Provocando situações de grande perigo perante a indiferença total de agentes e legisladores.

Está certo que a lei seja cega. Agora que nos façam de ceguetas, isso não.

Leitão assado Sigeng 

No Memorável de hoje:

- El rechazo de franceses y holandeses se contagia a las próximas consultas europeas (ABC, Madrid)
- Cobra ministro portugués dos salarios en medio de plan de austeridad (Xinhua, Pequim)



- Lechón asado Sigeng" de Hainan (Xinhua, Pequim)
- Premio Nobel explica 12 posibles impactos negativos de apreciación del RMB (Xinhua, Pequim)
- Dinamarca: "não" à frente do "sim" (Jornal do Brasil, Rio)
- L'euro, c'est pour toujours ? (Le Soir, Bruxelas)

sexta-feira, junho 03, 2005

"B", "C" e "D"... 

No Memorável de hoje:

- Bruxelles fourmille de plans «B», «C» et «D» (Le Figaro, Paris)
- La sequía llama a las puertas de Barcelona (La Vanguardia, Barcelona)
- A prosa caótica e virulenta de Herberto Helder (Jornal do Brasil, Rio)
- TAP agora promete investir na VARIG (Jornal do Brasil, Rio)

quinta-feira, junho 02, 2005

Deconstrução 

No Memorável de hoje:



- Déconstruction européenne (Le Temps, Genève)
- Un échec de la parole (Le Figaro, Paris)
- La victoire de l'euronihilisme (Le Figaro, Paris)
- Y ahora Holanda (ABC, Madrid)
- L'Europe pique du Nee (Le Soir, Bruxelas)
- Disputa de textiles llevará a una guerra comercial? (Xinhua, Pequim)

quarta-feira, junho 01, 2005

Destaque 

Destaque especial para quatro textos hoje recuperados de arquivos antigos, ainda o "Memorável" não existia.

- Le chimpanzé se rapproche de l'homme (Le Figaro, Paris, 24 Mai 2003)
- A la recherche des origines d'"Homo loquens", l'homme parlant (Le Monde, Paris, 08 Mai 2003)
- Inteligencia artificial (ABC, Madrid, 03 Set 2003)
- A nova descoberta do cientista pioneiro do DNA: "células da alma" (The Sunday Times, Londres, 12 Mar 2003)

Temas apaixonantes e muito boa informação sobre os mesmos. A reler, copiar e guardar.

Ou, então, esperar que fique organizado em arquivo por temas todo o material guardado, dia a dia, no "Memorável". A tarefa já começou, mas vai levar algum tempo, pois vai ser necessário classificar e "linkar" mais de 1000 documentos.

Sabia que...? (044) 

"Pesquisadores americanos, pela primeira vez, conseguiram imagens do amor reagindo no cérebro. De acordo com a análise dos dados, divulgada ontem pelo New York Times, o sentimento se distingue do desejo sexual, por ser uma necessidade biológica.
"(...) A região relacionada ao amor estava do lado oposto, no cérebro, à área da atração física. Essa parte do órgão determina os desejos duradouros e inexplicáveis que fazem os apaixonados escolherem determinada pessoa."

Mais pormenores aqui.

Muita coisa vai mudar. Entre elas, por exemplo, a de que poderá considerar-se justificada cientificamente a vontade de homossexuais quererem casar com pessoas do mesmo sexo. Manda o amor. Quer dizer, o cérebro dos apaixonados.

Não dos "desviados".

Assim 

"O Governo está a ponderar atribuir pensões vitalícias aos deputados que tenham, neste momento, oito anos de mandato e cumpram os 12 nesta legislatura. A confirmar-se esta excepção à eliminação geral dos privilégios dos titulares de cargos políticos, que o primeiro-ministro justificou no Parlamento como sendo um acto de “moralização”, serão beneficiados cerca de 30 dos actuais 230 deputados." É o que diz o "Correio da Manhã".

Temos, assim, se assim acontecer, que assim o Primeiro Ministro é mentiroso. E, assim, uma assinalável decepção.

Seguinte 

Por significativa maioria, perto de 62%, também os holandeses disseram "não" à Constituição que a nomenklatura da União Europeia queria impôr aos cidadãos que vivem no seu actual espaço geográfico - nos territórios dos 25 países e dentro das respectivas fronteiras nacionais.

Foram os segundos. A questão seguinte é a de saber quem serão os terceiros, os quartos, os quintos. E quais, dos que faltam, anularão os referendos.

Também 

O ministro das Finanças disse na Assembleia da República que em Portugal vão ser criados cerca de 150 mil novos empregos nos próximos 4 anos.

Via-se que a cara dele, desde algumas semanas, apresentava sinais de perturbação. Pensou-se que fosse por causa da pesada herança, por causa do défice das contas públicas e por causa de não encontrar, para o puxar, o fio da meada.

Afinal a coisa é bem mais grave: tudo indica, no momento, que o homem também já enlouqueceu.

150? Nem 15, com ele e com Sócrates como agora são.

Ni Bush ni los periodistas 

No Memorável de hoje:

- Les Pays-Bas se prononcent à leur tour sur la Constitution, le non largement favori (Le Monde, Paris)
- Ni Bush ni los periodistas se interesan por Francia en una larga conferencia de prensa (La Vanguardia, Barcelona)
- Chirac, Sarkozy y Villepin, una «cohabitación a tres» en la carrera presidencial (ABC, Madrid)
- Ciência desvenda o mistério do amor (Jornal do Brasil, Rio)
- Cientistas descobrem gene que deu raciocínio aos humanos (BBC Brasil, 14 Jan 2004)
- Le chimpanzé se rapproche de l'homme (Le Figaro, Paris, 24 Mai 2003)
- A la recherche des origines d'"Homo loquens", l'homme parlant (Le Monde, Paris, 08 Mai 2003)
- Inteligencia artificial (ABC, Madrid, 03 Set 2003)
- A nova descoberta do cientista pioneiro do DNA: "células da alma" (The Sunday Times, Londres, 12 Mar 2003)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?