<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 29, 2007

3,5 milliards d'années 

No Memorável de hoje:

- L'Opep a perdu le contrôle des prix du pétrole, au profit des marchés financiers (Le Figaro, Paris)
- Des formes de vie de 3,5 milliards d'années (Le Figaro, Paris)
- Criador da web critica a própria invenção (O Estado de S. Paulo, Brasil)

quinta-feira, setembro 27, 2007

Oui 

No Memorável de hoje Jean Paul II euthanasié ? do "Le Monde".

Oui.

Claro que a Igreja vai negar. Mas foi humano.

Os anciãos do Vaticano estavam - certamente - a sentir-se mal com a longa agonia do chefe. Na verdade, tão longa agonia estava a desacreditar o deus deles e talvez - digo eu - a abanar-lhes a fé.

E, então, um ou dois, dos mais influentes, concordaram: a bem do reino, era melhor apressar o fim.

Não se sabe se pecaram. Do que se suspeita é de que ou João Paulo II pecou muito ou foi muito incompetente. Só isso pode explicar que a Trindade tenha feito sofrer tanto, e durante tanto tempo, o seu representante na Terra. Tanto e tanto... que a divindade até correu o risco do descrédito perante os seus adoradores.

Note-se: isto é imaginação. Porquê? Porque estamos nos domínios da religião. E religião é imaginação.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Dois factos 

Na guerra civil em curso no PSD - a questão das quotas é uma das batalhas - o que espanta são dois factos: primeiro, o de um dos dois generais em luta, Luís Filipe Menezes, ter conquistado esse estatuto e, segundo, este homem ter conseguido reunir tão grande exército.

Vamos ver se algum deles ganha e, sobretudo, quanto tempo dura a vitória.

Não sabe 

Santana Lopes quer ressuscitar politicamente. O que, cientificamente, é impossível: o homem está politicamente morto.

Foi por isto que a SIC-Notícias interrompeu a entrevista em directo com ele, preferindo dar em directo a chegada a Portugal de José Mourinho, ex-treinador de futebol do Chelsea.

Olhada a questão de outro ângulo, a irritação de Lopes no estúdio, seguida do "não" à continuação da entrevista, prova, entre outras, três coisas: que ele não sabe que é um cadáver político, que ele não sabe que é, por isso mesmo, menos importante que Mourinho e que ele não sabe que ainda é convidado para entrevistas... porque as televisões precisam de espectáculo.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Cavernas 

No Memorável de hoje:

- "Árabes gostaram de ver Israel humilhando a Síria" (O Estado de S. Paulo, Brasil)
- Sonda Mars Odyssey localiza possíveis entradas de cavernas em Marte (Folha de S. Paulo, Brasil)

É o mesmo 

O Programa Experimental de Troca de Seringas (PETS) nas prisões arranca hoje formalmente, com a presença de vários peritos (...). Tal como o CM noticiou em primeira mão em Julho de 2006, a troca de seringas nas prisões foi sugerida por uma comissão de peritos, nomeada pelos ministros da Saúde e da Justiça para elaborar um Plano de Combate à Propagação de Doenças Infecciosas em Meio Prisional. (...) Conhecidas as recomendações dos peritos, estas foram adaptadas até se chegar à actual proposta de dois programas experimentais, em que a troca é assegurada pelos técnicos de saúde das duas cadeias. Assim, no início do ano, a Assembleia da República aprovou a Lei n.º3/2007, de modo a que o PETS tivesse a devida cobertura legal. Após publicação em Diário da República, os dois ministros elaboraram o regulamento do programa experimental, processo concluído em Agosto passado, o que o CM também noticiou em primeira mão. (Correio da Manhã, hoje)

Está, assim, legalizada, pelo Estado, a droga nas prisões. Como já estava legalizada a homossexualidade nos mesmos espaços, através da distribuição de preservativos.

Mas porquê, então, só nas prisões? Porque não também cá fora? Porquê a diferença? Porque é que o Estado considera crime cá fora aquilo que promove lá dentro? Etc.

Pode dizer-se que a raiz da contradição está no facto de o Estado ser hipócrita. De o Estado, pois, não ser pessoa de bem.

O que está aqui em causa, no fundo, é o mesmo que nos casos em que o Estado multa um contribuinte que se atrasa perante o fisco, quando, simultaneamente, nada acontece ao Estado nos casos em que o mesmo Estado se atrasa nos pagamentos aos contribuintes. Com dívidas de milhões.

sexta-feira, setembro 21, 2007

especie propia 

No Memorável de hoje:

- Metade das línguas do mundo corre risco de sumir, aponta estudo (Folha de S. Paulo, Brasil)
- Los huesos de la muñeca del «hobbit» certifican la tesis de una especie propia (ABC, Madrid)

4 700 anos! 



El árbol más viejo del mundo
- El pino de Britslecone, descubierto hace más de medio siglo por el dendroclimatólogo Edmund Schulman en los bosques de las Montañas Blancas, en el noreste de California -se hallan también en Utah y Nevada-, ha sido clasificado por los paleobotánicos como el árbol vivo más viejo del mundo: tienen alrededor de 4.700 años. (ABC, Madrid)

Repetindo: esta árvore vive há cerca de 4 700 anos!

quinta-feira, setembro 20, 2007

Bombardear 

No Memorável de hoje, Faut-il, demain, bombarder les sites nucléaires en Iran ou laisser s'étendre la prolifération dans le monde? do Le Temps, Genève.

O autor do texto esqueceu-se de referir Israel. Em dupla posição: como potencial primeira vítima da bomba e, como tudo indica, como potencial primeiro bombardeador da bomba.

terça-feira, setembro 18, 2007

Temeu 

O actual líder do PSD, Marques Mendes, rejeitou fazer um debate com o seu opositor, Filipe Menezes, num canal de televisão - fosse a TVI, a SIC, a RTP1 ou a RTP2.

Exigiu um canalzinho. Chamado SIC Notícias.

Pode dizer-se o que segue.

Primeiro: Marques Mendes escolheu uma televisão à sua medida. Segundo: Marques Mendes temeu que a imagem e a palavra de Filipe Meneses fossem vistas e ouvidas por uma audiência significativa numericamente.

Terceiro: parece que Marques Mendes receia uma derrota nas "directas" do seu partido.

domingo, setembro 16, 2007

Fraquinho 

O PR disse que não recebeu o Dalai Lama porque o Dalai Lama, ele próprio, em pessoa, não pediu para ser recebido. O PR disse que representantes do Dalai Lama pediram, mas que o Dalai Lama, ele próprio, em pessoa, não pediu. Por isso não foi recebido.

Até no drible Cavaco é fraquinho.

Ou será que quando vai a uma reunião com alguém, por exemplo presidentes de outros países, é ele próprio, em pessoa, que telefona ou escreve a pedir a audiência - e não os embaixadores?

sábado, setembro 15, 2007

un fondo de ayudas 

No Memorável de hoje:

- El Gobierno estudia crear un fondo de ayudas a cuenta para amenazados de desahucio (El pais, Madrid)
- La gratuité des musées peut-elle permettre d'élargir leur public ? (Le Monde, Paris)
- Google.com naissait il y a dix ans (Le Tems, Genève)

Em apenas 17 dias 

Venetian atinge um milhão de visitantes - O complexo “Venetian Macau” recebeu ontem o milionésimo cliente, apesar de só ter sido inaugurado há 17 dias. Gondoleiros a cantar, um “bouquet” de flores e as honorárias “chaves da cidade” do “Venetian Macau” surpreenderam à entrada Chan Ka Fu, o cliente cuja entrada fez história no mais recente hotel-casino de Macau. A “Venetian ofereceu ainda a Chan duas noites no hotel, um jantar no restaurante “Canton” e um cheque no valor de 88.888 dólares de Hong Kong. (Jornal Tribuna de Macau)

Em apenas 17 dias... à média de quase 60 mil pessoas por dia. Mais do que toda a população do concelho de Santarém. Ou Torres Vedras. Ou Paredes. Ou Figueira da Foz. Ou Aveiro.

Por estupidez 

Estão a ser abatidos 90 000 patos em duas quintas no Ribatejo. 90 000 seres vivos.

Porquê? Porque parece que alguns têm um vírus.

Vírus que a Direcção Geral de Saúde considera que "não é perigoso para os humanos, nem mortal para as aves".

Então porquê os assassinatos, a barbárie?

Se não há perigo nem para os humanos nem para as aves, só pode ser por imbecilidade. Por estupidez.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Cruzeirinho 

Foi noticiado que os ministros da Finanças da UE realizaram hoje uma reunião de trabalho a bordo de um barquinho e navegando no rio Douro.

É para rir.

Toda a gente entende que aquilo foi turismo. À borla. Pois fomos nós, e os outros europeus pagadores de impostos, que suportámos os custos das viagens, das estadias, do barquinho e dos comes e bebes. Os do cruzeirinho fluvial e os dos outros dias da excursão a Portugal.

Ou alguém de bom senso acredita que uma reunião para analisar e decidir coisas importantes pode decorrer tão, digamos assim, "informalmente"?

Não pode.

O que se passou foi que eles não tinham nada de importante para analisar e decidir. E, portanto, foram passear. Mais: o que aconteceu hoje é o que acontece na esmagadora maioria das "reuniões de trabalho" que os "eurocratas" organizam fora de portas.

Se esta coisa não está ainda clara, vamos a outra para a clarear: alguém imagina as últimas assembleias gerais do Millennium BCP - decisivas para o banco - no mesmo barquinho?

um da casa 

Ainda o Portugal-Sérvia e o sopapo do treinador português num jogador sérvio.

Em vez de bater num adversário, Scolari devia ter esbofeteado um da casa: Nuno Gomes. Por ele ter falhado dois golos de facílima concretização.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Muito granizo 

O árbitro do Portugal-Sérvia legalizou o golo ilegal da Sérvia de que resultou o empate a uma bola naquela partida de futebol.

O facto é absolutamente escandaloso e devia ser motivo suficiente para o juiz ser exemplarmente punido pelas autoridades europeias e mundiais do futebol.

Mas não lhe vai acontecer nada.

Fundamentalmente porque a pressão comunicacional irá no sentido de considerar mais importante do que este crime o crime de Scolari dar um sopapo num sérvio no final do jogo.

E é também por causa dessa pressão comunicacional que vai certamente chover grosso em cima do treinador.

Melhor dito: em cima do brasileiro não vai chover; vai cair muito granizo. Tanto... que o homem pode ficar coberto dele, enregelar e morrer.

"Morrer" para a selecção, claro, e falando em futebolês.

quarta-feira, setembro 12, 2007

más potente del mundo 

No Memorável de hoje:

Una aguja colipinta (Limosa lapponica)

- La Aguja que voló 11.500 kilómetros sin parar (El Pais, Madrid)
- Rusia ensayó la bomba de vacío más potente del mundo (Novosti, Moscovo)

terça-feira, setembro 11, 2007

Olhares - 17 




Covas do Monte, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, centro de Portugal

sábado, setembro 08, 2007

Olhares - 16 


Gosende, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, centro de Portugal


Cotelo, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, centro de Portugal


Cotelo, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, centro de Portugal

Teatro 

Os pais da criancita inglesa desaparecida no Algarve não foram, hoje, rezar na capela da Praia da Luz. Capela que durante quatro meses frequentaram diariamente.

Os dois foram constituídos arguidos ontem, suspeitos de envolvimento na morte da filha.

Se nada lhes pesasse na consciência, teriam continuado, hoje, a rezar naquela mesma capela - enfrentando o risco de apupos.

E domando-o. Coração aberto, olhos nos olhos, tranquilamente.

Assim, são também suspeitos de teatro, suspeitos de que a romaria era mero espectáculo.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Olhares - 15 




upload myspace pics
Aigra Nova, concelho de Góis, distrito de Coimbra, centro de Portugal

medio kilo 

No Memorável de hoje:


La collision initiale aurait donné naissance à une multitude de petits fragments rocheux assez massifs pour se réagréger et former une « famille » d'astéroïdes, dont l'un des éléments a fini par frapper la Terre.

- La généalogie du "tueur" de dinosaures enfin révélée (Le Figaro, Paris)
- En el País Vasco venden medio kilo de queso por 6,4 mil euros (Novosti, Moscovo)

Gágá's 

"Todos sabem que sou agnóstico e isso é uma garantia de que sou neutro em matéria religiosa" disse Mário Soares na tomada de posse.

Completamente gágá, evidentemente.

Mas a responsabilidade maior fica para quem o nomeou para "Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa".

Foi o senhor Sócrates.

Que, portanto, se colocou ao nível do nomeado.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Recordes 


Et le désert avance - mercredi 05.09.2007, 16:38 - Un homme porte un fagot pour construire une barrière naturelle dans le désert Maowusu, en Chine. Nombre de scientifiques incriminent le réchauffement climatique comme responsable de la désertification croissante. En Chine, quelque 400 personnes seraient menacées par les déserts qui occupent déjà 2.64 kilomètres carrés, soit un quart du territoire chinois. (EPA)

O boneco da EPA é muito bom.

A legenda que o Le Soir (Bruxelas) lhe colocou também é muito boa. Porque bate, muito provavelmente, todos os recordes de disparates em quatro linhas e um terço.

Olhares - 14 





Aigra Velha, concelho de Góis, distrito de Coimbra, centro de Portugal

Surreal 

Alguns jornais e algumas televisões transformaram em acontecimento o pequeno fait-divers que foi a estreia de Paulo Portas no YouTube com um filmezito político.

Como se toda a população portuguesa, como se a esmagadora maioria da população portuguesa, como se a maioria da população portuguesa, como se uma minoria relevante da população portuguesa, como se 5% da população portuguesa, como se 1% da população portuguesa fosse consumidora daquele site da net.

Como se a maioria dos consumidores do YouTube tivesse pachorra para aturar Paulo Portas.

Alguns jornais e algumas televisões vivem dentro do espelho. Que, ainda por cima, cada um e cada uma criou.

Não é virtual. É surreal.

terça-feira, setembro 04, 2007

Olhares - 13 









Pena, concelho de Góis, distrito de Coimbra, centro de Portugal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?