<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 31, 2007

Contra a especulação 

No Memorável de hoje:

- Putin: las pruebas de nuevos misiles son una respuesta de Rusia al proceder de la contraparte (Novosti, Moscovo)
- Pékin agit contre la spéculation et fait chuter les actions chinoises (Le Temps, Genève)

quarta-feira, maio 30, 2007

Será? 

Como é que ele sabe?

Teoria, não há. Portanto, será que o juiz tem experiência do acto? Será que foi enrrabado aos 13 anos e gostou? Não se sabe e ele não confessará.

O que se sabe é que este indivíduo devia ser mandado para casa, com proibição de sair de lá.

Ciencia ficción 

Ejército de Israel recibirá nuevo sistema para descubrir y eliminar terroristas - Moscú, 30 de mayo, RIA Novosti. Los militares israelíes que se dedican a la protección de las zonas fronterizas con Gaza recibirán próximamente un nuevo sistema de seguridad capaz de descubrir y eliminar terroristas a distancia, escribe el miércoles la versión digital del periódico Yediot Ahronot.
"Es algo que parece de ciencia ficción... El sistema ya está aquí y lo hemos testado. Permite detectar mucho mejor las incursiones terroristas desde Gaza", confesó al rotativo un agente del servicio de seguridad israelí.
Al nivel oficial se admite que el nuevo dispositivo puede descubrir al instante a un terrorista y disparar contra él, por lo cual irá sustituyendo a los soldados que se dedican al patrullaje de las zonas fronterizas.

Se realmente resultar, nunca saberemos como funciona e Israel nem aos aliados venderá o segredo.

Resta a espionagem. Muitos agentes devem já andar atrás daquilo.

Bilhões 

No Memorável de hoje:

Image and video hosting by TinyPic
Les anneaux de Saturne, photographiés ici en ultraviolet par la sonde Cassini , sont composés de particules solides, mais répondent plus aux lois des liquides.

- Pourquoi Saturne a-t-elle des anneaux ? (Le Figaro, Paris)
- Pode haver bilhões de planetas habitáveis, dizem cientistas (O Estado de S. Paulo, Brasil)

Escândalo 

Um mês depois de inaugurada a ligação Corroios/Cova da Piedade, as carruagens continuam a percorrer os cerca de quatro quilómetros de linha praticamente vazias. A concessionária, Metro Transportes do Sul, diz não ter ainda os números para poder fazer um balanço destes primeiros 30 dias, mas quem diariamente se cruza com o percurso do Metro Sul do Tejo (MST) não encontra mais do que quatro a cinco viajantes. A obra tem um custo total de 320 milhões de euros, 265 dos quais financiados pelo Estado. (Diário de Notícias, hoje)

Vai acontecer escândalo igual com o TGV. E os responsáveis ficarão impunes.

terça-feira, maio 29, 2007

É triste 

Image and video hosting by TinyPic
Memorial Day, 28 Mai 2007, foto AP

É triste. Sobretudo quando a perda do pai - a criança não sabe, mas nós sabemos - não serviu para nada, foi inútil para a Pátria e, pior, foi provocada por uma decisão baseada em premissas erradas.

Inocentes 

A CGTP vai realizar amanhã a sua "greve geral". Embora, na verdade, seja uma "greve parcial" - a UGT e os independentes ficam do fora - merece um comentário lógico e simples.

Este: as greves que prejudicam inocentes - por exemplo nos transportes, na saúde, na educação e na administração pública - deviam ser proibidas.

Pura e simplesmente. Se querem protestar, protestem forte e à vontade; mas não prejudiquem inocentes.

Aqui... 

Porque é que Jardim Gonçalves foi à assembleia geral do Millennium BCP rodeado de "seguranças"?

Está maluco ou está com medo de quem? Porque fez figura de mafioso?

Ou será que a seita "Opus Dei", de que ele é membro destacado, está temerosa? E de quê? De agentes agnósticos do BPI, do terrorismo islâmico?

É só ridículo? Megalomania? Velhice? Idiotice?

Aqui... são só perguntas.

segunda-feira, maio 28, 2007

Há 81 anos 

Hoje é o dia 28 de Maio de 2007.

Há 81 anos, no mesmo dia do mesmo mês, em 28 de Maio de 1926, houve uma revolução em Portugal. Mais importante, até ver, do que a que se lhe seguiu, a que aconteceu em 25 de Abril de 1974.

Image and video hosting by TinyPic
Gomes da Costa e as suas tropas desfilam vitoriosos em Lisboa (6 de Junho de 1926).

Recorde, ou aprenda, ou saiba mais, aqui, aqui, aqui.

Letras 

Lo anterior demuestra que el Sol es el principal responsable de los cambios climáticos tanto en la Tierra como en Marte, donde se observan períodos de calentamiento paralelos, así como en otros planetas del Sistema Solar, contó a RIA Novosti Jabibuló Abdusamátov, jefe del laboratorio de estudios espaciales en el Observatorio de Púlkovo.
Esta relación permite augurar para mediados de este siglo un período de enfriamiento notable, acondicionado por la disminución natural del flujo de radiación solar, agregó el científico ruso. Podría ser un enfriamiento similar al que se registró en toda Europa, América del Norte y Groenlandia en 1645-1715. El Támesis londinense, el Sena parisino y los canales holandeses se congelaron en aquella época, y la ofensiva de los glaciares en Groenlandia, cuyo nombre se traduce como "Tierra Verde", hizo a la gente abandonar algunos lugares de asentamiento tradicionales. (Novosti, hoje)

Vou por este cientista. Contra os analfabetos falantes sobre a temática do clima e contra os amadores, tipo Al Gore, que mais não fazem do que juntar letras, das quais fazem palavras, e com as quais editam livros, sobre o "aquecimento global" e o "efeito de estufa".

Manicómio 

Finanças confirmam que pais têm de declarar dinheiro doado a filhos - O ministro das Finanças confirma que todas as ofertas em dinheiro entre pais, filhos, avós e netos têm de ser declarados ao Fisco, se ultrapassarem os 500 euros. Do mesmo modo, se esses mesmos donativos forem feitos entre irmãos, tios e sobrinhos ou pessoas de fora do agregado familiar, além de serem declarados, têm de pagar imposto de selo à taxa de 10%. (Jornal de Negócios, hoje)

Este ministro está pior da cabeça do que o seu colega Mário Lino.

E o pior é que não são os únicos governantes que fazem com que Portugal pareça um enorme manicómio. Ainda há o da Indústria, o da Saúde, o Gago, a da Cultura e muito secretário de Estado.

Também 

Image Hosted by ImageShack.us
Mort d'une chaîne - La plus ancienne chaîne de télévision privée vénézuélienne, la RCTV, a cessé d'exister ce dimanche à minuit, alors que plusieurs milliers de personnes protestaient contre la décision du président Hugo Chavez de ne pas renouveler sa licence. Une nouvelle chaîne de service public va la remplacer. Les studios de la RCTV, seule chaîne d'opposition à dimension nationale, étaient remplis d'acteurs les yeux remplis de larmes, qui ont crié « Liberté » dans les dernières minutes d'antenne. « Vive le Venezuela ! Nous reviendrons bientôt », a promis un animateur. (EPA)

Eu também. Contra o socialfascismo serôdio.

Lulu.com 

No Memorável de hoje:

- Científicos de EE.UU. logran extraer hidrógeno para alimentar motores a partir del almidón (ABC, Madrid)
- "El ingrediente secreto de Lulu.com es que damos al autor el 80% de los beneficios" (El Pais, Madrid)
- L'ouverture des magasins le dimanche, une schizophrénie française (Le Figaro, Paris)
- Clima terrestre se ve influido por ciclos biseculares de luminosidad solar, según científicos rusos (Novosti, Moscovo)

De nenhum 

A agencia NOVOSTI ainda não difundiu, até agora, nenhuma notícia sobre a estadia do sr. Sócrates na Rússia.

Pelo menos nos serviços em espanhol, francês, inglês e português.

Certamente porque não a considera importante. De nenhum ponto de vista.

Quantos? 

Quantos "portugueses antifascistas" foram mortos pelos "portugueses fascistas"?

Catarina Eufémia e mais meia dúzia? Mais uma dúzia?

Nem tantos.

Deve, então, dizer-se que o "fascismo português" foi um "fascismo de brincadeira". Ou, então, que verdadeiramente não existiu.

(Desculpem a franqueza. Estava a ver na tv o chefe do PCP a discursar no mítico, para ele, Alentejo e lembrei-me das centenas de milhar de cidadãos que foram abatidos pela mão de Hitler e pela mão dos comunistas espanhóis - mesmo aqui ao lado.)

sábado, maio 26, 2007

Desceu 

Pergunta chata:

- António Costa ia de cavalo; porque desceu para o burro?

Recorde-se: o indivíduo era o nº 2 do Governo do País e saíu dele para se candidatar a presidente de uma Câmara falida.

Uma migalha 

Imagen transmitida por la nave 'Cassini' de la luna mayor de Saturno, Titán.

Mares y montañas en Titán - Titán, la luna mayor de Saturno, tiene mares, montañas, islas y bahías y su topografía es similar a la de la Tierra, según muestran las fotografías transmitidas por la nave espacial Cassini y publicadas por la NASA.
Los mares de Titán no son azules ni de agua, sino negros intensos debido a que se componen principalmente de metano y etano. La ausencia de brillo en algunas regiones mostradas por las fotografías sugiere que la profundidad del líquido marino puede ser de varios metros, según los científicos de la NASA. El contorno de las islas sigue la misma dirección de las penínsulas, lo que significa que han sido formadas presumiblemente por una inundación. (El Pais, hoje)

Mais informação aqui.

Intrigante. E cada vez mais apaixonante esta aventura da descoberta do Universo.

No qual o planeta Terra é uma migalha.

Se burla 

No Memorável de hoje:

- Chávez se burla de la condena internacional contra la clausura de una televisión privada (El Pais, Madrid)
- Chávez vai acabar com Vestibular (Jornal da Tarde (S. Paulo)
- Novo transgênico combate superervas daninhas (Folha de S, Paulo, Brasil)
- Niños siempre localizados con un chip (El Pais, Madrid)

sexta-feira, maio 25, 2007

Virgo 

No Memorável de hoje:

- La Comisión Europea pagará al agricultor 7.200 euros por hectárea de viñedo arrancada (ABC, Madrid)
- La República italiana, en caída libre (El Pais, Madrid)
- Virgo guette les perturbations de l'espace-temps (Le Figaro, Paris)
- Dans les méandres de la mémoire militaire japonaise (Le Temps, Genève)

quinta-feira, maio 24, 2007

Japão 

No Memorável de hoje:

- Emoções e decisões morais (O Estado de S. Paulo, Brasil)
- Le Japon, premier marché mondial du luxe (Le Temps, Genève)

Imbecis 

O socialista Almeida Santos disse que um novo aeroporto para a região de Lisboa não pode ser construído na margem sul. Porquê? Porque se um terrorista dinamitasse uma ponte seria a catástrofe: o sul ficava "cortado" da capital e, claro, do norte.

Os defensores da OTA são muito frágeis. Tanto que recorrem ao uso de argumentos imbecis.

Aquele quer que acreditemos que não há mais do que uma ponte para atravessar o rio Tejo. E que Portugal é, na cena mundial, um alvo destacado dos islamitas radicais.

Tratam-nos como estúpidos. Será do espelho onde se miram?

quarta-feira, maio 23, 2007

Literalmente 

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou hoje, no final de um almoço promovido pela Ordem dos Economistas sobre a Ota, que “a Margem Sul é um deserto” e por isso seria uma “obra faraónica” fazer aí o futuro aeroporto de Lisboa.
“Na Margem Sul não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio”, discursou o governante, acrescentando que, de acordo com um estudo recente, “seria necessário deslocar milhões de pessoas” para essa zona para justificar a construção do novo aeroporto. (Público, hoje)

Este ministro está doido. Literalmente.

Mais enlameado 

O sr. Sócrates escusou-se a comentar o caso do processo disciplinar instaurado a um professor que disse perante colegas uma piada sobre a sua falsa licenciatura em Engenharia Civil, alegando que não sabia nada - a não ser o que tem lido nos jornais.

Se for verdade, então o carácter do sr. Sócrates está ainda mais enlameado: se não sabe, tinha a estrita obrigação de já se ter informado sobre um assunto que lhe diz directamente respeito.

E passemos por cima do facto do sr. Sócrates considerar que os jornais não informam.

Aconselhável 

Afinal recandidata-se à Câmara de Lisboa o ex-presidente - que foi apoiado e, depois, despedido pelo PSD.

Agora a questão é saber se Carmona (o ex) fica à frente de Negrão (a "aposta" do PSD). Questão de mero divertimento, pois Costa (PS)já ganhou.

Com Roseta (ex PS) em segundo lugar.

E com Mendes, o ainda líder do PSD, a ser corrido lá para depois do verão.

Aconselhável, portanto, que se comece já a tratar da sua substituição. Pois o tempo escasseia.

Stanley Miller 

No Memorável de hoje:

- Muere Stanley Miller, pionero en la búsqueda del origen de la vida (ABC, Madrid)
- "La 'niña de Dikika', que vivió hace tres millones de años, tuvo atenciones y mimos"
(El Pais, Madrid)

Image Hosted by ImageShack.us
Un tiburón martillo en un acuario de Atlanta

- Un grupo de científicos descubre que las hembras de tiburón martillo no necesitan al macho para reproducirse (ABC, Madrid)
- Luz verde a la píldora antimenstruación (El Pais, Madrid)
- Israël doit-il réoccuper la bande de Gaza? (Le Temps, Genève)

terça-feira, maio 22, 2007

Nem uma 

Zapatero aborda hoy la crisis de Delphi con los sindicatos y el comité de empresa - El presidente del Gobierno, José Luis Rodríguez Zapatero, se reunirá hoy en Sevilla con una representación sindical y con el comité de empresa de la planta de Delphi de Puerto Real (Cádiz) después de intervenir en la XI edición de la Conferencia Europea de Sindicatos que se celebra en la capital andaluza. (El Pais, hoje)

Por cá, o sr. Sócrates tem mais que fazer. Nem uma palavra sobre a perda do emprego, na mesma multinacional, por parte de 500 compatriotas.

Naturalmente 

Roquettes - 22.05.2007, 19:12 - Deux roquettes sont tirées depuis Gaza vers Israël. En réponse aux sept roquettes lancées ce mardi, Tsahal a répliqué avec quatre raids aériens. (AP)

Vê-se de onde foram disparados, depois de transportados do local de fabrico ou de armazenagem.

É grande, naturalmente, a tentação de destruir aquilo tudo.

Mais sinais 

No Memorável de hoje:


Pescador indonésio mostra o celacanto que capturou

- Pescadores capturam ´fóssil vivo´ nas ilhas Célebes (O Estado de S. Paulo, Brasil)

O trecho de sílica revelado pelo robô, na Cratera Gusev

- Spirit encontra mais sinais de água no passado de Marte (O Estado de S. Paulo, hoje)

- Descoberto método que Alexandre usou para derrotar fenícios (O Estado de S. Paulo, hoje)

domingo, maio 20, 2007

Nada 

Nada de novo no futebol português:

a - os "três grandes" ocupam os três primeiros lugares;
b - o pior dos três é o último dos três.

(Para memória futura, a coisa ficou assim: Porto, Sporting, Benfica)

45 dias 

No Memorável de hoje:

- Cuánto pesa un agujero negro? (ABC, Madrid)
- El héroe comunista que elogia Sarkozy (El Pais, Madrid)
- Pesquisadoras brasileiras conseguem produzir plástico que se degrada em apenas 45 dias (Ambiente Brasil)

sábado, maio 19, 2007

GLONASS 

No Memorável de hoje:

- Serán gratuitos los servicios del sistema ruso GLONASS, según decreto del presidente (Novosti, Moscovo)
- L'Inde se donne deux ans pour fabriquer un ordinateur à 10 dollars (Le Monde, Paris)

sexta-feira, maio 18, 2007

Para substituir 

No Memorável de hoje, Cientistas criam cápsula de metal para substituir gasolina do Estado de S. Paulo, Brasil

quinta-feira, maio 17, 2007

Leviandade 

O falso engenheiro civil fez uma promessa eleitoral falsa: criar 150 mil novos postos de trabalho.

Mas quem se admira?

A leviandade está-lhe no carácter. Além de que os empregos são criados pelas empresas, não pelos governos.

Os governos, como se sabe, criam lugares para os "boys" dos partidos políticos que os apoiam. E, apesar de tudo, não se imagina um governo tão descarado... que se atreva a criar 150 mil.

Mas já pode acontecer que o descaramento retalie em pessoal do Instituto Nacional de Estatística por causa da revelação de que o aumento dos desempregados subiu para 8,4% - a taxa maior dos últimos 20 anos.

Como? 

Le corps de Maher Tahir, 35 ans, membre des services de sécurité du président Mahmoud Abbas, est emmené dans un linceul blanc. Un sniper du Mouvement de la résistance islamique, le Hamas, lui a logé une balle en plein coeur. Son cousin clame sa fureur. "On ne fait plus confiance aux leaders politiques. Ils n'ont plus aucun pouvoir. Le gouvernement d'union nationale est fini, il n'existe plus. C'est la jungle, alors nous allons venger nos morts. Ce sera la guerre civile, mais on n'a plus le choix." La mère de la victime tient à accompagner son fils pour son dernier voyage. Le cortège part en klaxonnant. (Le Monde, hoje)

Como é que da Palestina a "comunidade internacional" pode fazer um país?

É duro 

Alors que l'emploi de l'expression "guerre civile" a longtemps fait débat à Washington, Gareth Stansfield, chercheur associé au centre et rédacteur du rapport, considère qu'"il n'y a pas une guerre civile, ou une insurrection, mais plusieurs guerres civiles et insurrections entre différentes communautés dans l'Irak d'aujourd'hui". (Le Monde, hoje)

Como toda a gente já entendeu, milhares de mortos depois, só um tipo como Sadam Hussein pode manter aquilo unido e em ordem.

Como ele mantinha.

É duro reconhecer que a democracia do Ocidente não resulta em todo o planeta. E que esta é a razão pela qual Bush perdeu a guerra do Iraque.

Gaza 

No Memorável de hoje:

Setas amarelas descrevem a fricção entre as placas de gelo

- Cientistas descobrem origem dos gêiseres de lua de Saturno (O Estado de S. Paulo, Brasil)
- Observatório detecta planeta de gelo pela primeira vez (Estado de S. Paulo, Brasil)


- Descubiertas 585 nuevas especies de crustáceos en aguas antárticas (El Pais, Madrid)
- A Gaza, le sang et la fureur (Le Monde, Paris)
- Il n'y a pas une mais plusieurs guerres civiles en Irak, selon un rapport britannique (Le Monde, Paris)

quarta-feira, maio 16, 2007

Cultivar 

O ex-PSD José Miguel Júdice vai ser o mandatário do PS António Costa à Câmara de Lisboa.

Nas últimas eleições, o então ainda PSD José Miguel Júdice representou a então CDS-PP Maria José Nogueira Pinto.

O dr. JMJ precisa de dinheiro no seu escritório de advogado de negócios e de outras causas. Por isso, tem de cultivar - semear e tratar - boas relações.

terça-feira, maio 15, 2007

Anão 

O PSD perdeu hoje a Câmara de Lisboa.

O seu candidato, Fernando Negrão, é um anão ao lado do candidato do PS, António Costa - apesar de este ser muito baixinho à escala do Universo.

Actualização: o PSD escolheu para candidato a Lisboa... o homem que nas últimas eleições perdeu em Setúbal!

Escura 

No Memorável de hoje:

Image and video hosting by TinyPic
O anel de matéria escura, localizado no aglomerado ZwCl0024+1652

Telescópio Hubble detecta anel de matéria escura no espaço, Estado de S. Paulo (Brasil).

segunda-feira, maio 14, 2007

Fazia o mesmo 

Para o prof. Marcelo, a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite seria a melhor candidata do PSD à Câmara de Lisboa. Logo a seguir, segundo ele, está o actual presidente da Câmara de Sintra, dr. Fernando Seara.

Ou me engano muito, ou o prof. Marcelo está numa semana má - se não em fase decrescente.

Manuela Ferreira Leite é odiada por grande parte da classe média por causa do inútil aperto do cinto e é recordada por ser a ministra dos truques contabilísticos nos Orçamentos de Estado. E por ser a autora de uma política fracassada na redução do défice. É a esta mulher que o PS deve, em boa parte, a vitória com maioria absoluta.

Quanto a Fernando Seara: é um político obscuro e, além de tão pouco, fala semanalmente de futebol numa estação de televisão. Mas não é um comentador; o homem fala como advogado de um clube, foi escolhido para falar por isso mesmo e assume essa posição com clareza.

Pedro Santana Lopes fazia o mesmo e era um político não obscuro.

domingo, maio 13, 2007

Boas perguntas 

No caso da criança inglesa de 3 anos desaparecida de um quarto de um complexo hoteleiro no Algarve, porque é que os pais tinham os miúdos a dormir às 7h da tarde, ela e dois irmão mais novitos, quando ainda faz sol e ainda não é hora de jantar?

Os pais, médicos, tinham os filhos drogados até às 8h ou 9h do dia seguinte, mais de 12 horas seguidas? Só para eles não chatearem? Em casa fazem o mesmo?

Porque é que no rosto dos pais - especialmente no da mãe - não foram visíveis sinais de forte sofrimento?

Boas perguntas.

Parabéns 

O cidadão, com um apagão em casa, solicitou a intervenção do piquete da EDP às 22h00.

Apareceu às 00h30, pediu desculpa pelo atraso e deu luz.

Parabéns!

A EDP tem agora o serviço de assistência contratualizado com uma empresa privada.

Antes, os funcionários da EDP teriam chegado a meio da manhã do dia seguinte, com ar de quem estava a fazer um frete e a bater-se à gorjeta.

Os segredos 

No Memorável de hoje:

- El crecimiento de Google preocupa a su presidente (El Pais, Madrid)
- Los secretos de Toyota (El Pais, Madrid)

sábado, maio 12, 2007

Salgada 

No Memorável de hoje:

- Cientistas descobrem que plantas podem ser regadas com água salgada (Folha de S. Paulo, Brasil)
- Voyage en Israël dans la "Silicon Valley" de l'eau (Le Figaro, Paris)

sexta-feira, maio 11, 2007

Contra o euro forte 

No Memorável de hoje:

- La NASA presenta la maqueta del sustituto del telescopio Hubble (El Pais, Madrid)
- Les critiques se multiplient contre l'euro fort (Le Monde, Paris)

quinta-feira, maio 10, 2007

Felizmente 

Pope Benedict XVI arrives at the Guarulhos Air Base in Sao Paulo May 9, 2007. The Pope will visit Sao Paulo and the nearby city of Aparecida through Sunday. REUTERS/Tony Gentile

De costas para o Mundo. Felizmente.

quarta-feira, maio 09, 2007

A popularidade 

No Memorável de hoje:

- Crise de abastecimento põe em risco a popularidade de Chávez (O Estado de S. Paulo, Brasil)
- O xeque-mate de Evo Morales (O Estado de S. Paulo, Brasil)

terça-feira, maio 08, 2007

SN 2006gy 

No Memorável de hoje:

Image and video hosting by TinyPic
Cientistas disseram ter testemunhado a supernova mais brilhante de todos os tempos, formada pela explosão de uma estrela cerca de 150 vezes maior que o Sol. O 'espetáculo' lançou ao universo metais e elementos necessários para o nascimento da vida. A luz da estrela que desapareceu, SN 2006gy, atravessou cerca de 240 milhões de anos-luz e encantou cientistas por cerca de 70 dias na Terra. (BBC Brasil)

- Aux premières loges d’une supernova exceptionnelle (Le Figaro, Paris)
- Explosão de estrela gera 'supernova mais brilhante já vista' (BBC Brasil)

segunda-feira, maio 07, 2007

Prisioneiros 

Uma equipe internacional de astrônomos liderada pelo israelense Zvi Mazeh, da Universidade de Tel Aviv, descobriu um novo planeta, o HAT-P-2b, a 400 anos luz da Terra, informou no último domingo o jornal "Jerusalem Post". (Folha de S. Paulo, hoje)

Se uma nave disparada daqui conseguisse voar à velocidade da luz (299 792,458 km por segundo), demoraria 400 anos a chegar lá.

Portanto nós - os terráqueos actuais, os nossos tetra, penta, hexa, hepta, octo, enea, deca, hendeca, dodeca, hecatonta, chilio, miriadnetos - nunca lá chegaremos.

O que não é bom.

Estamos prisioneiros neste nosso sistema solar.

60 horas 

No Memorável de hoje:

- Astrônomos descobrem novo planeta fora de sistema solar terrestre (Folha de S. Paulo, Brasil)
- L'Autriche vote pour la semaine de 60 heures (Le Figaro, Paris)

domingo, maio 06, 2007

Como 

A bird holds a frog in its beak in the outskirts of Jammu May 5, 2007. (INDIAN ADMINISTERED KASHMIR) - REUTERS/Amit Gupta

Ou como o dr. Alberto João Jardim papou o sr. José Sócrates na Região Autónoma da Madeira.

Pela prática 

O sr. Nicolas Sarkozy ganhou e é o novo Presidente da França.

Parece um tipo com ideias novas; pelo menos um tipo capaz de enunciar ideias politicamente incorrectas.

Enunciar.

Aguardemos pela prática. E, em primeiro lugar, pelo que vai fazer na questão de uma "Constituição" para a Europa - em versão hard do documento, em versão soft, ou numa versão travesti.

Se for coerente, perguntará ao povo o que é que o povo quer que ele faça.

Pistache 

No Memorável de hoje:

- Republicanos buscam um novo Reagan (O Estado de S. Paulo, Brasil)
- Pistache reduz risco de problema cardíaco, diz estudo (Ambiente Brasil)

sábado, maio 05, 2007

Sinais do atraso (083) 


Estas maçãs vêm da China envolvidas naquela fina e resistente rede de polietileno para proteger o fruto de choques, os quais teriam por consequência o aparecimento de "nódoas" e a podridão.

Hoje, no grossista "Recheio", viam-se nas caixas muitas daquelas delicadas capinhas, mas sem as maçãs.

Mistério? Não. Os compradores - profissionais da restauração - acharam que aquilo os roubava no peso e, daí, levarem só os frutos.

Apesar de serem eficazes resguardos e apesar de cada um... pesar menos de 1 (um) grama.

E apesar de, com os resguardos, as maçãs chegarem garantidamente com melhor qualidade à mesa dos clientes dos restaurantes daqueles compradores.

Notas:
1. esta chinesa custava € 1,19 o kg
2. a reineta parda francesa custava € 1,26 o kg
3. a golden portuguesa custava € 1,54 o kg
4. estas duas últimas não têm protecção
5. em duas caixas todas as golden estavam "tocadas" e já com "nódoas" escuras

Não foi demitido 

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu ontem no III Congresso do Oeste, em Alcobaça, que é engenheiro civil, inscrito na Ordem dos Engenheiros. (Correio da Manhã, hoje)

Quer dizer: gozou o Primeiro Ministro. Que, como se sabe, diz que é "engenheiro", embora a Ordem não reconheça o curso que ele diz que fez.

E o ministro não foi demitido.

(No caso, o facto de o PM não ter feito o curso é irrelevante. E até é uma minudência desprezível o facto de ter mentido.)

sexta-feira, maio 04, 2007

Quase humanos 

No Memorável de hoje:

- Los sondeos estiman que Sarkozy venció en el debate frente a Ségolène (ABC, Madrid)
- Les chimpanzés, presque humains et parfois même plus intelligents (Le Monde, Paris)

quinta-feira, maio 03, 2007

Kamikaze 

Tem de haver uma razão muito forte e muito secreta na mente do ainda presidente da Câmara de Lisboa para que o homem persista na tentativa de se manter no cargo.

Não é a vital: a sobrevivência. Esta ele tem-na garantida. Sair da presidência da autarquia pode doer-lhe, mas não o mata.

Que outra será? Hoje não se sabe.

Mas é seguramente uma que obriga um tipo a ser kamikaze e que leva o mesmo kamikaze a pensar que se livra da morte e, mais, que ganha a guerra.

Se preferirem, uma que leva um bombista-suicida a pensar que pode continuar vivo, no planeta Terra, depois da explosão.

Os dois sem loucuras religiosas, claro. Que também não se conhecem no dr. Carmona.

quarta-feira, maio 02, 2007

Curtinho 

Não se percebe porque é que o líder do PSD demorou tanto tempo - três ou quatro meses - a exigir eleições intercalares na Câmara de Lisboa.

Mas entende-se. Ele é pequeno. Portanto, de perna curta.

E, logicamente, de passo curtinho.

"Abril Vermelho" 

No Memorável de hoje:

- Des sources hydrothermales riches en métaux ont été découvertes au coeur de l'Atlantique (Le Monde, Paris)
- "Abril Vermelho" subsidiado (O Estado de S. Paulo, Brasil)

A lesão 

Os diários desportivos proclamam em grandes parangonas: o Benfica tem 24 jogadores lesionados.

Não é grande novidade. Já se sabia que eles eram coxos.

O que até nem seria muito preocupante - são iguais à esmagadora maioria - se a lesão maior não estivesse em neurónios do treinador. E também do preparador físico.

terça-feira, maio 01, 2007

Na ruela 

Para muitos portugueses foi chato o Chelsea ter perdido com o Liverpool.

Pergunta-se: esta chatice também é por causa da "globalização" ou a "globalização" só é chata nos negócios e nas "deslocalizações" das empresas?

E responde-se: o planeta Terra é, cada vez mais, uma aldeia. E aqueles clubes moram na ruela conhecida por "Inglaterra".

Um prazer? 

Seria bom ou mau que o "Dia do Trabalhador", em vez de feriado, fosse o dia em que o trabalhador melhor trabalhasse?

Seria bom ou mau que o prémio para o trabalhador, no "Dia do Trabalhador", em vez de um feriado fosse um incentivo que premiasse o aumento de produtividade?

Seria bom ou mau que na cultura tradicional o trabalho não fosse um sacrifício e o feriado um benefício?

Seria bom ou mau que o trabalho fosse um prazer?

Nãooo! 

De um leitor:

Bom dia anagaru!
Eu estava aqui em casa, quieto no meu canto, fazendo as contas e preenchendo a merda do meu imposto de renda quando me surge essa idéia...
Vamos voltar a ser colônia de Portugal?

Você vai me perguntar... "Luiz Henrique, você ficou maluco? Andou fumando, cheirando?"
Fiquei maluco não... Olha só... Ou melhor, leia só...
Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção. Essa taxação "altíssima", "absurda", era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre nossa produção de ouro. O Quinto era tão odiado pelos brasileiros que foi apelidado de "o quinto dos infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os quintos atrasados de uma única vez - no episódio conhecido como Derrama. Isso revoltou a população gerando a inconfidência mineira, que teve seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. (O que alíás, nunca foi herói de porra nenhuma, nem mártir. O malandro era um rico empresário que só queria sonegar impostos... Mas isso é uma ooooooutra história que qualquer dia desses eu conto).

Essa história me faz pensar no presente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano em 38%, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Hoje, a carga tributária é praticamente o dobro daquela época da inconfidência mineira, ou seja, pagamos hoje dois quintos dos infernos!

Portugal, volta aqui e coloniza tudo de novo!

Nãooo! Acalma, Luiz Henrique!

Com o (des) governo português de hoje, tu ficava sem 3/5 (três quintos)...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?