<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

E pronto. 

O novo Primeiro Ministro está a formar o novo Governo do país. Está a escolher as pessoas que vão dirigir - nos próximos 4 anos - a Economia, a Educação, as Finanças, a Saúde, as Obras Públicas, o Turismo, os polícias e os militares, e tudo o mais que diz respeito a 10 milhões de cidadãos. No silêncio da comunicação social e dos blogues.

E porque será que não apetece falar no assunto?

Talvez porque tal tema é como o destino: aconteça o que acontecer, tem de ser. E pronto.

Mau sinal. É verdade que Sócrates teve votos para a maioria absoluta; mas é mentira que tenha recebido carta branca para fazer o que muito bem lhe apetecer.

Diez temas calientes 

No Memorável de hoje:

- La France agricole face à la concurrence de la Nouvelle Europe (Le Figaro, Paris)
- Una idea andaluza de España (ABC, Madrid)
- Incorporan vacuna que protege contra cuatro enfermedades (Granma, Havana)
- Los diez temas calientes de la economía china en 2005 (Diário do Povo, Pequim)
- Espoir face au sida (Le Soir, Bruxelas)

domingo, fevereiro 27, 2005

E a direita? 

No Memorável de hoje:

- Animales humanos y animales (La Vanguardia, Barcelona)
- E a direita? por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
- Histórias secretas da PIDE-DGS

sábado, fevereiro 26, 2005

Luminoso 

Antigamente, há meia dúzia de anos atrás, eram os bancos que substituiam os cafés nos espaços comerciais melhor situados.

Agora... são lojas de chineses que substituem os bancos naqueles mesmos espaços. Como aconteceu hoje a uma agência do Millenium, no centro da cidade.

Sinal dos tempos, luminoso. Que se vê, todos os dias, de todos os lados. Em quase todo o Mundo.

Sabia que...? (017) 

"O.C: Os ficheiros desapareceram porque a sua revelação punha a descoberto os crimes e os vícios de muitos impolutos lutadores antifascistas, alguns deles bufos da PIDE. Os ficheiros importantes foram, como sabe, para a União Soviética. Os que vieram para a Torre do Tombo são refugo.
"Desapareceu o processo secreto do navio Angoche, em cujo afundamento estava implicado o PCP; desapareceu o processo do dr. Álvaro Cunhal; desapareceu o processo que comprometia o bando de Argel na morte do general Humberto Delgado; desapareceu o processo de Júlio Fogaça, militante do PCP, preso com o namorado, que era um soldado de Cavalaria 7; desapareceu o processo que demonstrava que a famosa fuga de Peniche fora preparada pela PIDE; desapareceu o processo do Jean Jacques Valente, que estava preso por homicídio, e que depois do 25 de Abril foi credenciado para interrogar os funcionários da PIDE, em Caxias...
"Por outro lado, apareceram muitos ficheiros- fabricados e introduzidos nos arquivos depois do 25 de Abril- para dar um estatuto de mártir e de torturado a muito menino que nunca pôs os pés na António Maria Cardoso! Sabe que esses mártires têm hoje direito a benefícios fiscais e pensões do Estado? Talvez isto ajude a explicar a inflação de torturados..."

Confirme aqui o que disse o inspector Óscar Cardoso, sobre este e outros acontecimentos em que esteve envolvida a antiga polícia política.

Descentralização 

No Memorável de hoje:

- Dans la Suisse de 2005, la vie sauvage explose de santé (Le Temps, Genève)
- Psicoanálisis a lo Bush: el "sí" y el "no" de Putin (Agência Novosti, Moscovo)
- Presença de gases pode indicar vida em Marte (BBC Brasil)
- Descentralização por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

E se estiverem vivos? 


gelo e pó no Pólo Norte de Marte


zona de cones de vulcões, também no Pólo Norte marciano


vista de um dos cones de vulcão

A ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou hoje estas imagens, absolutamente impressionantes, que mostram claramente a existência de gelo e vulcões no Pólo Norte de Marte.

No meio, mesmo no centrinho, de milhares de interrogações, uma agora se destaca, de milhões de terrenos de dedo no ar: os vulcões marcianos estão vivos ou mortos?

Se estiverem vivos, quero crer que temos lá em cima primitos minúsculos congelados. E, no caso, há que fazer toda a força para que um dos cones cuspa fogo, rápido, para eles retornarem à vida. Nem que seja fazendo-o engolir grossa metralha.

Era bonito.

Dramático 

Diz-se que estão a fechar cerca de mil restaurantes por mês, desde Outubro de 2004, fazendo fé nos dados da ARESP – Associação da Restauração e Similiares de Portugal. Segundo as teorias de responsáveis desta associação, tal desastre é reflexo da "profunda crise em que mergulhou o sector, ameaçado pelas grandes cadeias estrangeiras". Outros reflexos, segundo eles: o cenário de crise económica, que se junta à "desconexa e avulsa legislação, levando à degradação do tecido empresarial" e um excesso de oferta cinco vezes superior à média europeia, levando à repartição de clientes entre estabelecimentos instalados e aqueles que a lei permite abrir "indiscriminadamente".

Não é nada disto. Aqueles senhores ou desconhecem ou omitem deliberadamente as verdadeiras razões para o fecho da maioria dos restaurantes. Que são as seguintes:

A - Os clientes comem cada vez pior e são cada vez pior servidos;
B - Os clientes estão cada vez mais fartos de ser roubados na factura, depois da sobremesa, em plena digestão.

Quanto ao dramatismo da estatística mensal: é dramático não encerrarem 1500.

Aphone 

No Memorável de hoje:

- Encontro de Bratislava (Pravda, Moscovo)
- Aphone mais pas atone (Le Soir, Bruxelas)
- Um novo "ciclo"? por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Ilusões 


flores sob neve, hoje, em Edimburgo, na Escócia (EPA)


tigre da Sibéria sob frio siberiano, hoje, no zoo de Whipsnade, Grã Bretanha (AP)

Portugal, Espanha, Grã Bretanha, França, Suiça, Itália, Alemanha, Rússia, toda a Europa, Cachemira, Afeganistão, praticamente todo o hemisfério norte, estão sob frio persistente há meses, nalguns pontos com neve como há muitos anos não se via.

Os teóricos do aquecimento global, do efeito de estufa, de Kioto, estão calados. Devem sentir-se atrapalhados, sem saberem que dizer, muito menos que explicar.

Tudo indica que se sintam perdidos - digamos assim, climaticamente falando - num denso nevoeiro.

Ou mentalmente enregelados... no conforto do ar condicionado. Em mais uma, nas suas ilusões.

Na realidade, está muito frio, 2º lá fora. Pela teoria deles, o termómetro devia marcar, pelo menos, 22.

De tigre ou de gato 


A agência chinesa Xinhua só diz, hoje, o seguinte sobre este nadador:

"Un pez con una cabeza que recuerda a la cabeza de un tigre fue capturado el 22 de Febrero en un estanque de Jinan, capital de la provincia de Shandong. El pez fue encontrado por un turista de paso en la ciudad. Fin"

Vou imaginar que o parto da mãe-peixe ocorreu semanas depois de momentos de amor com um tigre. Ou com um gato.

Há dias assim, em que, de olhos fechados, nos sentimos de bem com o mundo e aceitamos todos os impossíveis. Como alguns poetas nas suas fantasias.

Perdão, poesias.

Waigaoqiao 

No Memorável de hoje:

- Le coeur se livre au scanner du futur (Le Figaro, Paris)
-Las misteriosas siluetas del Windsor estaban equipadas con trajes ignífugos (La Vanguardia, Barcelona)
-Entre 500 empresas más influyentes de mundo 131 tienen sus sedes en zona franca de Waigaoqiao, Shanghai (Diário do Povo, Pequim)
-Comment les plantes gèrent la lumière (Le Soir, Bruxelas)
-Dicionário do fim/Dicionário do princípio? (1) (Público, Lisboa)

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Enervou-se 

Toda a gente tem elogiado Paulo Portas pelo facto de se ter demitido depois do mau resultado eleitoral do passado domingo.

Elogios imerecidos.

O homem enervou-se pelo CDS ter perdido 60 mil votos e 2 deputados. E nem se lembrou de que, se ficasse, podia ser ele a apanhar os cacos do PSD e a metê-los - tranquilamente - no seu saco.

Por outras palavras: o PSD está sem espaço ideológico e programático e o CDS podia atrair para si mais de metade dos militantes social democratas. Que, por coincidência, na designação só teriam que trocar a ordem das palavras: de social democratas passavam a democratas sociais. Do Partido Social Democrata, para o Centro Democrático Social. Praticamente iguais.

Portas tinha a chave. Se não se recandidatar à liderança, pode-se dizer que a perdeu. Dramático é que se adivinha a impossibilidade de algum dos actuais dirigentes a encontrar.

Manipulada 

Anda por aí, nalgumas igrejas do Interior, um sacerdote católico, franciscano, cónego Carreira das Neves, a pregar contra o livro de Dun Brown, "Código Da Vinci".

O que significa que o Vaticano sentiu a necessidade de contrariar militantemente o enredo da obra, facto que dá bem a ideia da sua preocupação perante o sucesso daquele romance histórico.

O próprio cónego o reconhece ao falar em mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o planeta.

Mas na sua pregação limita-se a construir frases genéricas sobre ideias e afirmações do "blasfemo". Não desmente, preto no branco, nenhuma das cenas.

Se for inteligente, deve sentir-se muito impotente.

Sinta o que sentir, uma coisa é certa: tem de se referir à existência dos Evangelhos Gnósticos - e assim recordar a sua existência. Desde sempre escondida, tanto quanto possível.

Mau para a Igreja Católica e a doutrina oficial. Muito chato os fiéis poderem, às claras, constatar que a sua "verdade" é apenas uma parte da realidade. Manipulada, portanto.

Blogs 

No Memorável de hoje:

- Sans complexe, les blogs dynamitent le paysage médiatique (Le Temps, Genève)
-Pesquisa comprova que cães também têm personalidade (BBC Brasil)
-Nova barra de ferramentas do Google gera polémica (BBC Brasil)
-Que regresse o PSD (A Capital, Lisboa)

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Maravilhar-se 

Conta quem testemunhou, presencialmente, a ocorrência: na noite do calamitoso desastre eleitoral, logo que ouviu pela tv que Paulo Portas se demitia, Santana Lopes admitiu que tinha de fazer o mesmo; instantes depois, contra-reagiu e decidiu convocar um congresso extraordinário "para obrigar a ir lá os outros" disputar-lhe a liderança.

Ele e os mais próximos não tinham qualquer dúvida, nem uma pontinha, de que as críticas que esses "outros" lhe dirigiam eram movidas pela inveja - "eles queriam era estar no meu lugar". Resumiam tudo, rigorosamente, a essa explicação.

Na claque, era cega a admiração - até o êxtase - pela "competência", pelo "brilho", pela "genialidade" e pela "sapiência" do chefe. Claro que ele também pensava assim e adorava olhar-se - melhor dito, maravilhar-se - naquele espelho, frente ao qual, aliás, passava praticamente todo o tempo.

Clinicamente falando, estavam todos enfermos. A sintomatologia é conhecida e a doença também. Normalmente, não tem cura. Alguns suicidam-se.

Festa da Noite da Primeira Lua Cheia 

É amanhã, e o "Diário do Povo" explica o que é.

El 15 de enero del calendario lunar se celebra en China la Fiesta de los Faroles, que cae este año en el 23 de febrero. Es la primera importante fiesta tradicional posterior a la Fiesta de Primavera para los nacionales de China y los chinos residentes en otros países. Se llama así porque las festividades se hacen con faroles.
Esta fiesta también es denominada tradicionalmente Fiesta de la Noche de la Primera Luna Llena, que conlleva buena suerte según los antiguos. Otra interpretación dice que se trata de la primera de las tres fiestas taoístas: Yuan Superior (15 de enero, calendario lunar), Yuan Mediano (15 de julio, CL) y Yuan Inferior (15 de octubre, CL).
En cuanto al nombre de Fiesta de los Faroles hay varias versiones. Una de ellas la atribuye al taoísmo, que adora el fuego. Otra dice que se origina en el budismo, que propugna la iluminación del buda y la decoración de la fiesta con faroles en colores para que la noche de ella sea tan luminosa como el día. Una tercera versión afirma que la fiesta data de principios de la dinastía Tang, cuyos emperadores promovían encender faroles para diversión. De hecho, cada una de las fiestas tradicionales de los chinos tiene su rasgo particular: En la Fiesta de Primavera se felicita el Año Nuevo lunar, el Fiesta de los Faroles se celebra con una abundancia de luces, el Día de la Pura Claridad se honra la memoria de los difuntos ante sus tumbas, la Fiesta de Barcos de Dragón es competición del remo, en la Fiesta de Medio Otoño se disfruta de la luna llena, el 9 de septiembre lunar es el día de escalar alturas, etc. Estas fiestas tienen su respectivo contenido cultural y forman parte importante de la cultura china.
En cada una de estas fiestas tradicionales se ofrecen alimentos peculiares. En la noche de la Fiesta de los Faroles, por ejemplo, se come tangyuan, albóndigas de harina de arroz glutinoso rellenas de dulce o de carne y cocidas en agua.
La Fiesta de los Faroles es un carnaval chino. En la antigüedad, los hombres y las mujeres pasaban alegremente esa noche bajo la luna llena y la iluminación de las luces. Las mujeres, que solían quedar encerradas en casa, podían salir en aquel momento a entretenerse sin restricción alguna. Los enamorados aprovechaban la ocasión para reunirse. Por siguiente, esta fiesta se parecía al Día de San Valentín de los occidentales.


Beijos, portanto; sem obrigação, por devoção, em adoração. De joelhos, no seu joelho direito, senhora deusa, dum seu humilde escravo.

Estados Unidos - Europa 

No Memorável de hoje:

- Imagens mostram mar congelado em Marte, dizem cientistas (BBC Brasil)
-Des vestiges d'une mer gelée existeraient sous la surface de Mars (Le Monde, Paris)
-Etats-Unis - Europe : une Alliance vitale et durable por Donald Rumsfeld (Le Figaro, Paris)
-Los retos de Sócrates (La Vanguardia, Barcelona)
-China será un "país moderadamente desarrollado" antes de 2050 (Agência Xinhua, Pequim)
-Mayor banco de China desarrollará "revolución completa" (Agência Xinhua, Pequim)
-Marques Mendes (A Capital, Lisboa)

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Esquerda, 3 369 737; Direita, 2 053 833 

Aqui ficam os principais números das "Legislativas 2005" antes do apuramento do círculo da Emigração e os das "Legislativas 2002" em idêntico momento.

PS 2005: 2 573 311 votos, 45.05%, 120 deputados
PS 2002: 2 055 986 votos, 37.84%, 095 deputados

PSD 2005: 1 639 020 votos, 28.69%, 072 deputados
PSD 2002: 2 181 672 votos, 40.15%, 102 deputados

CDU 2005: 432 130 votos, 7.57%, 14 deputados
CDU 2002: 378 640 votos, 6.97%, 12 deputados

CDS 2005: 414 813 votos, 7.26%, 12 deputados
CDS 2002: 475 515 votos, 8.75%, 14 deputados

BE 2005: 364 296 votos, 6.38%, 8 deputados
BE 2002: 149 543 votos, 2.75%, 3 deputados

Na terminologia esquerda/direita, os resultados são os que seguem.

Esquerda 2005: 3 369 737 votos
Esquerda 2002: 2 584 169 votos

Direita 2005: 2 053 833 votos
Direita 2002: 2 657 187 votos

Por último, os números dos eleitores inscritos, dos que votaram e dos abstencionistas.

Inscritos 2005: 8 785 227 eleitores
Inscritos 2002: 8 716 949 eleitores

Votantes 2005: 5 712 026 eleitores
Votantes 2002: 5 433 924 eleitores

Abstenção 2005: 3 073 201 eleitores, 34.98%
Abstenção 2002: 3 283 025 eleitores, 37.66%

Brancos 2005: 103 555 eleitores, 1.81%
Brancos 2002: 055 202 eleitores, 1.01%

Nulos 2005: 63 765 eleitores, 1.12%
Nulos 2002: 50 471 eleitores, 0.93%

Tudo claro, objectivo, transparente, sem artifícios contabilísticos. Só aritmética. Fria.

La retirada 

No Memorável de hoje:

- La alta abstención reduce a un tercio del electorado el apoyo al tratado europeo (ABC, Madrid)
-El Gobierno israelí aprueba la retirada de Gaza después de 38 años de ocupación (La Vanguardia, Barcelona)

domingo, fevereiro 20, 2005

Porquês 

Porque perdeu Paulo Portas?
- Porque não se demarcou com clareza de Santana Lopes
- Porque assinou, antes das eleições, uma aliança post eleitoral com o PSD
- Porque se amarrou ao detestável Bagão Félix
- Porque nomeou para 2ºe 3º do CDS os detestáveis António Pires de Lima e Telmo Correia
- Porque Nobre Guedes quis um "levantamento popular" para impedir a entrada em Coimbra de um opositor

Porque perdeu Santana Lopes?
- Porque o eleitorado sabe que ele passou metade da vida na noite das discotecas e nas páginas da imprensa cor-de-rosa e não teve, por isso e objectivamente, tempo para se preparar para as funções de primeiro ministro
- Porque não conseguiu esconder a sua impreparação e desconhecimento dos dossiers
- Porque de manhã dizia uma coisa, à tarde outra e à noite o contrário das duas
- Porque se apoiou numa equipa de fiéis fracos e desprezou os melhores elementos do PSD

Porque subiram os outros?
- Porque aqueles dois desceram

Ainda não acabou 

No seu excelente comentário de hoje no "Público", Vasco Pulido Valente trocou as costas. Da escravatura, bem entendido.

A fonte de abastecimento dos negreiros que vendiam para as Américas não era a costa oriental de África, mas sim a ocidental. Senegal, Gâmbia, Guiné - a Senegâmbia - e, em menor quantidade, os países mais a sul, da Serra Leoa a Angola. Ir buscar "o material" a Moçambique significava fazer o dobro da viagem e, provavelmente, ter "quebras" de mais de 50%.

Por outro lado, é bom que se recorde que escravizar seres humanos é uma actividade que existe desde os primórdios da Humanidade e que ainda não acabou. Os escravos já não são, claro, braços e lombos para trabalharem nas fazendas de café, algodão, cacau, cana de açúcar. São mulheres - roubadas, vendidas e revendidas - para o negócio do sexo. Certamente em maior número que todos os negros traficados.

Nem para criadagem 

"Como cidadãos temos uma parte de poder e uma parte de responsabilidade que não podemos alienar quando somos chamados a escolher os nossos representantes", debitou ontem o Presidente da República num discurso pré-eleitoral.

Este indivíduo é dos que nunca aprenderam, não aprendem e já não têm tempo para aprender. Uma triste e apagada figura. Um desfocado. Inútil e inválido.

Na verdade, os cidadãos não têm "uma parte de poder"; os cidadãos têm todo o poder e são a única fonte do poder.

Ele, os deputados e os autarcas - os eleitos - estão nos poleiros a nosso mando e não passam de nossos representantes. A bem dizer, são nossos criados, nossos serventes, nossos empregados - a quem pagamos chorudos ordenados.

Mas há muito político como ele. Apresentam-se ao voto - a maioria pede-o descaradamente - com a promessa de que vão fazer isto e aquilo por nós e em nosso nome; a gente entrega-lho, eles rasgam-no em caso de vitória, atiram-nos com os pedacinhos à cara, lançam as promessas para o caixote do lixo e passam a fazer o que lhes convém e aos amigos.

A alguns, poucos, chama-se-lhes ditadores. A outros, em muito maior número, mentirosos, incompetentes, pobres diabos. Nem servem para criadagem.

Há outro tipo deles: os que passam a julgar-se nossos pares. Como o motorista que, por andar no carro do patrão, já se julga com direito a ser visita da casa e, quem sabe, a dormir com a patroa.

Foi plantada. 

No Memorável de hoje:

- Hoje não há política por António Barreto (Público, Lisboa)
- Desculpas por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
- Irmã Dorothy não foi enterrada. Foi plantada. (Jornal do Brasil, Rio)

sábado, fevereiro 19, 2005

Sinais do atraso - 72 

CP
1. Na internet, e nos horários normais e nos placares do dia, na estação ferroviária, a partida do combóio estava marcada para as 19h10; no bilhete, para as 19h01.

2. Os monitores indicavam como destino a Guarda, pela linha 1; a placa luminosa da linha 1, a Covilhã.

3. Na viagem de ida, de dia, a voz avisava, com 4 ou 5 minutos de antecedência, qual a estação da próxima paragem; no regresso, de noite, a voz nunca falou.

4. Para lá, a voz informou que o combóio ia com um atraso de 10 minutos e pediu desculpa; para cá, o atraso foi de 15, mas a voz nem se desculpou.

Mal feito 

Amanhã é dia de eleições para a Assembleia da República. Mas hoje, por imperativo legal, a comunicação social não deu qualquer notícia sobre os protagonistas.

Os legisladores que criaram este dia, o "dia de reflexão", pensaram que há centenas de milhar de portugueses que aproveitam o silêncio dos media para reflectir e para decidir em quem votar. E decidiram que o direito à informação - o que disseram os líderes partidários nos últimos comícios da campanha? - é um grave impedimento para a votação. Consideraram também que as notícias dos jornais, das rádios e das televisões são propaganda eleitoral.

É ou não é de loucos?

E incompetentes. Pois, na sua lógica, não se entende porque raio não puseram polícias, militares e serviços camarários - das 00h00 à 01h00 da madrugada - a limparem ruas e fachadas dos milhares de cartazes que estão para aí pespegados.

Mal feito, com efeito. Não se pode saber o que disse o fulano ontem à noite... mas pode-se ler, ali na esquina, o que ele escreveu há 15 dias atrás. Mesmo muito mal feito.

Barrosito 

José Manuel Barroso, presidente da União Europeia, comentando a visita de George W. Bush: "Trabalhar com a União Europeia é um novo sinal", diz, que o Presidente Bush deve aproveitar para esclarecer a forma como vê a Europa - "como um parceiro global ou como uma ameaça". "É muito importante saber a resposta". Quanto a ele, acredita que os dois lados devem "trabalhar como parceiros globais (...), mas através de uma relação equilibrada, de parceiros iguais."

"Parceiros iguais"!

Pobre Barrosito. A raciocinar como um negrito pé descalço do bairro do Bandim, na Bissau profunda, que se imaginasse, nos seus delírios, a disputar a mesma bola com um deus do Santiago Barnabéu... ou como um polícia de bairro, bem bebido, pensando que comandava todos os aliados no Iraque e no Afeganistão... ou como, no hospital psiquiátrico, um certo Napoleão... ou como...

Se fosse 

"Hoje um político de primeira linha tem níveis de exigência física semelhantes aos de um atleta de alta competição", afirma Luís Filipe Menezes, com a dupla autoridade de quem é médico e político. "Há claramente padrões de exigência física excepcionais que não se compadecem com políticos barrigudos, fumadores, que estão três horas à mesa e que bebem ao almoço - isso é passado!", assegura. Ele próprio tem um programa exigente de preparação física levanta-se quatro vezes por semana às sete da manhã para passar duas horas bem puxadas no ginásio, com personal trainer; corre 20 quilómetros por semana; e joga futebol ao domingo à tarde. Não bebe, não fuma.

É o que lê no "Diário de Notícias" de hoje.

Vamos agora ao que não se lê. Isto:

E, como na maioria dos atletas de alta competição, também na maioria dos "políticos de primeira linha" o cérebro é pequeno, funciona pouco e, quando funciona, é insuficiente.

Aliás, se a produtividade dos cérebros dos grandes atletas não fosse baixa, os políticos nem eram precisos, pois Pelé tinha público mais do que suficiente para ser presidente do Brasil; Eusébio, de Portugal; Ronaldo, do FMI; Figo, do Banco Mundial; Schumaker, da ONU.

Por exemplo. Útil para quem, como Menezes, pensa que a política é um espectáculo como os desportivos.


Que o povo sabe que não é. Se fosse - encarado agora o problema de outro ângulo - Menezes e Santana venciam as eleições de amanhã.

La crisis 

No Memorável de hoje:

- A campanha na televisão por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
-La crisis portuguesa (La Vanguardia, Barcelona)
-Un vídeo doméstico muestra a dos personas dentro de la torre Windsor durante el incendio (La Vanguardia, Barcelona)
-Las alargadas sombras del edificio Windsor (ABC, Madrid)

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

O Estado 

No Memorável de hoje:

- O Estado e o Regime por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
-Líbano, Jacaré e Zebu por José Sarney (Jornal do Brasil, Rio)

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Chá 





A composição é bonita. Chinesa, de Pequim. Quanto ao conteúdo, é chá. Aqui - uma oferta de hoje da Xinhua - fica a saber um pouco da história da bebida e lê sobre a importância que os grandes especialistas atribuem â água, à cor, ao aroma, ao sabor, à preparação e à louça para servir.

Como no vinho.

Quanto à louça: a minha preferência - independentemente da espécie de chá, do local, da hora e da companhia - vai para a penúltima, a contar de cima e da esquerda para a direita. Magnífica.

Sabia que...? (016) 

1. "La politique malthusienne de la Banque centrale européenne bride la croissance à dessein, en maintenant des taux d'intérêt supérieurs à la croissance, quand son homologue américaine veille à proposer des taux inférieurs de moitié au taux de croissance de l'économie. Au sein des Quinze, seuls tirent leur épingle du jeu les trois pays qui ont gardé leur souveraineté monétaire: Danemark, Suède, Grande-Bretagne!"

2. "Reste l'essentiel. Outre le symbole, ce qui n'est pas rien, quelques velléités et nombre de colifichets, la Constitution a essentiellement été conçue pour redistribuer les pouvoirs au sein des institutions européennes, en raison des élargissements présents et à venir de l'Union. C'est sur ce point d'ailleurs que le projet a failli capoter, l'Espagne et la Pologne se refusant à voir réduit leur poids au Conseil. Et c'est sur ce point précisément que le vote sur la Constitution et la question de l'adhésion de la Turquie sont intimement liés.
"La Constitution européenne est en fait un nouveau règlement de copropriété qui accorde une part prépondérante aux «familles nombreuses»: l'Allemagne, au premier chef, qui, après l'avantage indu qui lui avait été accordé lors du traité de Nice pour sa représentation au Parlement européen (99 sièges contre 72 pour la France alors que la parité était jusqu'alors de mise) voit la même prééminence consacrée au Conseil des ministres; mais aussi la Turquie, pays qui serait le plus peuplé de l'Union et qui se verra ainsi gratifiée du même privilège exorbitant.
"Sachons au passage que ces nouvelles règles n'entreront en vigueur que, dans dix ans, c'est-à-dire précisément à la date prévisible de l'entrée de la Turquie!"

Confirme aqui, num excelente texto de Charles Pasqua.

Tres economías regionales 

No Memorável de hoje:

- Suisse: les femmes de l'Est séduisent (Le Temps, Genève)
-Universidade do Vaticano cria curso de exorcismo (BBC Brasil)
-Le non à la Constitution, un choc salutaire por Charles Pasqua (Le Figaro, Paris)
-El gusto por el té (Agência Xinhua, Pequim)
-La TV iraní convierte una explosión de obra pública en un ataque con misiles (ABC, Madrid)
-Zoólogos piden protección urgente de subespecies de pandas (Agência Xinhua, Pequim)
-Tres economías regionales crecen con mayor pujanza (Agência Xinhua, Pequim)
-Les plus vieux fossiles de l'Homo Sapiens (Le Soir, Bruxelas)
-O debate (Jornal de Negócios, Lisboa)

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Três e três 

O indivíduo, preocupado, consultou três médicos. A sintomatologia, grave, era exactamente a mesma: tensão a 21-12.

Pois cada um dos três receitou o seu medicamento, todos diferentes, e os três com princípios activos distintos. Além de que o paciente teve de ouvir, do segundo e do terceiro, críticas à prescrição do antecessor (por razões óbvias, o primeiro clínico não segredou sobre a "azelhice", não tinha alvo; o último escapou de idêntico maldizer, naturalmente, porque não podia ser alvo).

Não há, assim, dúvida: está provado que o marketing dos laboratórios farmacêuticos é eficaz, nomeadamente na fidelização dos prescritores.

Quanto ao paciente, também não duvidou: desistiu, pura e simplesmente, de peregrinar à procura da verdade. Ele já desconfiava, mas agora ficou certo: nesta medicina aquela droga - a verdade, toda - não existe.

E decidiu tomar mais uma dose, bem forte, de paciência. Para o paciente, é um remédio santo, este, o da paciência. Que remédio!

Los extranjeros 

No Memorável de hoje:

- "Gozo tanto al decir no!" (ABC, Madrid)
-Los extranjeros en Portugal suman medio millón y llegan al 11% de la población activa (La Vanguardia, Barcelona)
-Impresiones de Arco (La Vanguardia, Barcelona)

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Epítetos - 2/2 

No final da segunda parte do debate na RTP:

Sócrates (PS) - prático
Santana (PSD) - embaralhado
Portas (CDS) - prático
Jerónimo (PCP) - *
Louçã (BE) - fala-barato

* não participou por motivo de doença; sentia-se sem voz

Epítetos - 1/2 

No final da primeira parte do debate na RTP entre as 5 forças políticas:

Sócrates (PS) - eloquente, expressivo
Santana (PSD) - palrador
Portas (CDS) - eloquente, expressivo
Jerónimo (PCP) - afónico
Louçã (BE) - fala-barato

Sinais do atraso - 71 

Pequena padaria, comércio tradicional. O cliente pergunta à empregada se há alguma diferença entre aquele pão comprido na prateleira do fundo e o outro redondo, ao lado, os dois da mesma cor, escura.

A padaria está cheia de gente à espera de ser atendida, umas 5 ou 6 pessoas.

A empregada responde e todos ouvem: "Olhe, não como pão de centeio; prove o senhor na sua casa e depois diga-me, para eu saber". E riu, pura - sem sequer dar conta de que o fazia contra a estupefacção, primeiro, e a indignação, depois, do comprador.

É a técnica de vendas dela e, de certeza, também a do patrão. Se o marketing deste fosse melhor (na pré venda, na venda - atendimento do cliente, apresentação dos produtos, preços e recebimento - e na post venda) esta miúda já não trabalhava lá e os clientes voltavam, muito satisfeitos.

Sabia que...? (015) 

"Lorsque le Protocole de Kyoto entrera en vigueur, demain mercredi, les activistes du réchauffement climatique pourront se féliciter : c'est le traité international le plus cher de tous les temps, et ils ont réussi à faire du réchauffement de la planète une épreuve morale essentielle pour notre époque. Ils ont eu tort.
En effet, le réchauffement climatique est un phénomène bien réel, causé par les émissions de dioxyde de carbone (CO2). Mais les modèles existants montrent que nous ne pouvons pas faire grand-chose pour y remédier. Même si le monde entier (y compris les Etats-Unis) appliquait le Protocole à la lettre pendant tout le XXIe siècle, les effets seraient presque insignifiants : l'échéance serait simplement repoussée de six ans en 2100, au prix d'au moins 150 milliards de dollars par an.

Confirmeaqui.

Kyoto: a falsa prioridade 

No Memorável de hoje:

- Ausências (Jornal de Negócios, Lisboa)
-Amália enlutou campanhas mas não as suspendeu (Público, Lisboa)
-Soy española? (ABC, Madrid)
-Kyoto: la fausse priorité (Le Figaro, Paris)

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Mas... 

Muita gente - anónimos, políticos e comentadores - está a criticar violentamente o governo pela decisão de decretar um dia de luto nacional pela morte da "irmã Lúcia"; alvo da sua ira estão a ser também o PPD e o CDS por terem resolvido interromper a campanha eleitoral em "sinal de virtude" pelo ocorrido. Tudo bem, a opinião é livre.

Mas.

Mas... se fosse verdade que houve uma virgem-mãe-de-deus e que, passados 1917 anos, ela tinha vindo ao planeta Terra mostrar-se a três criancinhas, uma a agora falecida?

Então, perante acontecimento de tamanha grandeza na História da Humanidade, a criatura não merecia um dia de luto; era-lhe devido, pelo menos, um ano inteiro. E ficava muito mal aos partidos interromperem a campanha; deveriam, sim, os dirigentes, transformarem-se em apóstolos da Igreja de Fátima - tipo aqueles brasileiros da Universal do Reino de Deus. E, já agora, nós em eternos beatos.

Ou não é verdade que, nesse caso, a freira desaparecida valia mais que Amália Rodrigues, que Eusébio, que Soares, que Cunhal, que D. João II e até que Luís de Camões, separados ou mesmo todos juntos? E que nós, humildemente, nem devíamos levantar cabeça e olhos do chão, em permanente penitência e comunhão com as divindades?

Pois é. Problema é que nenhum político - nem Francisco Louçã, nem ninguém da sua tribo - tem honestidade para colocar em dúvida Fátima e a virgem-mãe, quanto mais para negar a sua existência.

Vinha de 1500 anos 

No Memorável de hoje:

- Comienza gran flujo de vuelos chárter entre parte continental China y Taiwan (Diário do Povo, Pequim)
-Hallan viña de 1,500 años de antigüedad en el noroeste de China (Xinhua, Pequim)
-Descubierta la primera estrella que sale despedida de la galaxia (La Vanguardia, Barcelona)

domingo, fevereiro 13, 2005

Festival 



Vi agora no China Daily e não resisti. O miúdo ensaiava, hoje, em Pequim, para um qualquer evento inscrito no programa do Festival da Primavera. A foto é da Reuters.

de deuses 



Hoje, aqui na paróquia: nada de novo na campanha eleitoral e a notícia da morte da freira muito velhota a que chamam "irmã Lúcia". Dela dizem uns visionários que quando criancinha viu em cima de uma azinheira uma virgem-mãe-de-deus e quanto aos candidatos a deputados metade dos paroquianos, pelo menos, vê-se perfeitamente que está nas tintas para eles.

Desinteressante e banal. Continuemos, pois, com a China. Agora com a sua riquíssima culinária. Ficam aqui três receitas para um jantar de deuses: "pastéis cozidos a vapor" para entrada, "camarão de três maneiras" para prato de peixe e "lombo de porco agridoce" para prato de carne.

Para sobremesa, um beijo.

Pastéis cozidos a vapor

ingredientes
1 chávena de farinha de trigo para a massa; 250 g de carne de porco moída; 2 colheres de sopa de cenoura ralada; 2 colheres de cebolinha verde picada; 1/2 colher de sal; 1 colher de molho de soja; 1 pitada de pimenta-do-reino

preparação
da massa: coloque a farinha numa tigela grande e faça-lhe um buraco no centro; adicione 1/2 xícara de água deixando-a cair aos poucos e misturando com a farinha até formar uma massa lisa e homogénea; faça uma bola e deixe-a descansar cerca de 30 minutos, coberta com um pano húmido.

do recheio: misture todos os ingredientes.

final
estenda a massa numa em superfície enfarinhada até ficar bem fina; corte em círculos de 8cm de diâmetro e coloque o recheio no centro de cada um; feche como se fosse uma trouxinha; aqueça água até ferver e na parte de cima de uma panela para cozinhar no vapor coloque os pastéis e deixe cozerem por 20 minutos; sirva com molho de soja

Camarão de três maneiras

Ingredientes
12 camarões grandes; sal; 1/2 copo de vinho de arroz; 2 alhos-porros cortados em pedaços de 3 cm de comprimento; 1 alho-porro picado; 2 fatias de gengibre; 1 colher de chá de sumo de gengibre; 1 copo de farinha de trigo; 1 colher de chá de açúcar; 1 clara e 1 gema de ovo; 1 colher de chá de fécula de milho dissolvida em água; 1 copo de óleo de cozinha; 1 colher de chá de coentros picados; 1 colher de chá de cenoura picada

preparação
Limpe bem os camarões e corte cada um em três pedaços: cabeça, corpo e cauda. Tire a casca do corpo e coloque-os numa tigela a repousar durante 15 minutos com um pouco de vinho de arroz e sal. Descasque as caudas e dê um corte ao meio em cada uma para ficarem abertas. Coloque-as num prato a repousar durante 15 minutos com 1 colher de chá de alho francês picado, sumo de gengibre, sal e vinho de arroz.

Preparar as cabeças: aqueça a frigideira com óleo de cozinha em chama média; frite as cabeças até ficarem avermelhadas; tire-as da frigideira; coloque na frigideira os pedaços de alho-porro, 2 fatias de gengibre, um pouco de açúcar e, quando tudo estiver passado, as cabeças fritas; quando o molho na frigideira ficar denso, tire as cabeças e coloque-as verticalmente no centro da travessa.

Preparar os corpos: bata bem uma gema de ovo com 1 colher de sopa de farinha de trigo até ficar uma pasta homogênea; aqueça bem o óleo de cozinha; frite os corpos dos camarões depois de passados pela massa, até dourarem; tire da frigideira e ponha, rodeando as cabeças, na travessa.

Preparar as caudas: deixe o óleo da frigideira esfriar um pouco e depois mantenha-o em lume médio; frite as caudas de camarão depois de passadas também pela massa, até dourarem; tire da frigideira; bata a clara de ovo até levantar espuma e cubra com ela as caudas fritas; coloque-as numa panela e mantenha-as em banho-maria até que fiquem duras; misture então os coentros e a cenoura picada e ferva mais um minuto; tire da panela e ponha nas beiradas da travessa; aqueça na frigideira um pouco de água, sal e vinho de arroz; quando ferver, coloque a fécula de milho para fazer um molho que depois deita por cima das caudas.

O prato está pronto a ser servido.

Lombo de porco agridoce

ingredientes
500 g de lombo de porco cortado em pedaços de 5 cm; 1 ovo batido; 1/2 chávena de maizena; 1 chávena de óleo para fritar; 1 colher de sopa de óleo para refogar; 1 dente de alho picado; 1 pimento verde e 1 pimento vermelho cortados em pedaços grandes; 1 cebola pequena cortada em cubos; 2 rodelas de abacaxi em calda escorridas e cortadas em cubos; cebolinha verde picada

ingredientes para o molho
1 1/2 copo de água; 1 colher de chá de ajinomoto (glutamato monossódico *); 2 colheres de sopa de ketchup; 2 colheres de sopa de vinagre; 1 colher de chá de sal; 1/2 colher de sopa de maizena; 1 colher de chá de açúcar

preparação da carne
Tempere os pedaços de lombo com sal. Passe-os no ovo e depois na maizena. Frite-os no óleo em chama média até ficarem dourados por fora e cozidos por dentro. Retire-os e escorra-os em papel absorvente. Numa frigideira wok aqueça 1 colher de óleo e refogue o alho, os pimentões, a cebola e o abacaxi até que fiquem crocantes.

preparação do molho
Dissolva a maizena na água. Leve todos os outros ingrediente ao lume até ferver e junte a maizena.

final
Junte o molho com os legumes e a carne, misture e aqueça.

* Ajinomoto (glutamato monossódico): é extraído pelo processo de fermentação da cana-de-açúcar e usado para realçar o sabor natural dos alimentos

Bom! 

Hoje é o quinto dia do Ano do Galo na China e continua a Festa da Primavera. Bom dia, boa semana, bom mês, bom ano! E bons minutos e boas horas, que é deles e delas que se faz a vida - à medida que passam e não voltam, como a água que desce o rio.

Esqueçamos os segundos. São muito curtos, não dão para saborear, só prestam em fotografia. Além de que contêm algo de repulsivo: o derradeiro instante, o final... é um segundo.

O último.

China 

No Memorável de hoje:

- Small is beautiful? por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
-Las importaciones textiles procedentes de China se duplican en sólo 45 días (La Vanguardia, Barcelona)

sábado, fevereiro 12, 2005

Generais a mais 

E se os Estados Unidos da América - ou a Rússia, ou a China, ou a Coreia do Norte, ou a Líbia - estivessem a ser governados por um homem cujas condições físicas fossem idênticas às de João Paulo II, se George W. Bush - ou Putin, ou Hu Jintao, ou Kim Jong II, ou Kadafi - estivesse naquele estado de degradação?

Inimaginável, que seria concerteza muito, muito, perigoso.

Felizmente que os Humanos não se deixam cair naquela situação.

Só não se entende, então, porque obscura razão os mesmos Humanos deixam que o deus que é sua criação se divirta, no Estado do Vaticano, sadicamente, com aquele pobre e desfigurado João. Falta de generais? Generais fracos? Que se passará com todos aqueles cardeais?

Talvez generais a mais.

Preocupação nacional 

No Memorável de hoje:

- Democracia e semidemocracia por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
-La NASA advierte que 2005 puede superar a 1998 como el año más cálido de la historia (ABC, Madrid)
-Le chômage des jeunes devient enfin une préoccupation nationale (Le Temps, Genève)

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Premiada 


Foto vencedora do 48º World Press Photo Award, na categoria "sports". É de Bob Martin e foi feita na prova dos 200 m livres dos Jogos Paralímpicos de Atenas, realizados o ano passado.

Extraordinária.

(A propósito de imagens, não esquecer de ir ao Tesouro. A colecção está a ser enriquecida diariamente.)

115 milhões de anos 


"Un hueso diminuto de 115 millones de años de antigüedad - El fósil, de unos 12 milímetros de tamaño, formaba parte de la mandíbula de un teinolophos trusleri, una criatura cercana al ornitorrinco (el platypus, que tiene un pico como un pato y una cola como un castor) que pobló la Tierra hace más de 115 millones de años y fue descubierto en el estado australiano de Victoria por un grupo de expertos de la Universidad de Monash, en Melbourne, dirigido por el científico Tom Rich." (ABC, Madrid)

É pena o jornal não explicar como é que os cientistas contaram a idade. Lá como cá, às vezes. Acontece.

Revoltante 

Há médicos a dar consultas privadas em hospitais públicos. Com autorização do Governo, não sei se dos dois últimos da coligação PPD-PP ou se do anterior do PS.

Nem interessa, pois a origem não altera um milímetro no escândalo de vários quilómetros.

A consulta privada custou ao paciente 55 euros para o bolso do médico. Antes, já o desgraçado havia pago a sala onde foi atendido, a secretária, a marquesa e as cadeiras, o banco em que se sentou no átrio da recepção, a energia eléctrica, a empregada, os aparelhos, os instrumentos, o telefone, a linha, os telefonemas e todos os adereços do consultório, incluindo o caixote do lixo. Dos seus impostos.

Além da escandaleira, há a roubalheira. E para se constatar à evidência a dimensão das duas, basta lembrar que a taxa que o doente teria pago se tivesse optado pelas "urgências" públicas, em vez da consulta privada, teria sido de cerca de 5 euros. Onze vezes menos.

Mas o doente não quis. O caso era, aparentemente, hipertensão e ele insistiu em ser atendido pelo especialista que há muito lhe conhecia o historial.

Foi mais desgraça para o já desgraçado.

Começou quando entrou na saleta e ouviu o seu médico lamentar-se da vida e da profissão, interrogando-se "quando é que me vejo livre disto?!". Não gostou, mas sorriu, compreensivo na aparência, dissimulando um certo enjôo. Sorriso que perdeu, todo e completamente, quando o doutor lhe comunicou que havia perdido a sua ficha clínica.

Coisa assim como um boeing perder a fuselagem a 1000 metros de altitude, um cidadão ficar sem a alavanca a meio do acto com a amada ou o feijão ter azedado a 5 minutos do almoço. Tsunamis, cada qual.

Revoltante.

Espírito partidário 

No Memorável de hoje:

- Nada disto aconteceu por Nuno Rogeiro (Jornal do Notícias, Porto)
-Espírito partidário por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
-Portugal pone en práctica el «Ensayo sobre la lucidez» (ABC, Madrid)
-Cachez ce pape! (Le Temps, Genève)
-Polvos usam tentáculos igual a vertebrados (Ambiente Brasil)

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Ainda "pensava" 

A imagem do Papa João Paulo II a sair do hospital trouxe-me à memória António de Oliveira Salazar. Este, muitos meses depois de ter caído da cadeira, de ter ficado cerebralmente incapacitado e de ter sido substituído por Marcelo Caetano na chefia do Governo, ainda "pensava" que era o Primeiro Ministro.

Trapalhada 

Sobre a trapalhada constante de um texto do jornal "Público" intitulado "Cavaco Silva aposta em maioria absoluta do PS", a "direcção editorial" do periódico escreve hoje o seguinte:

"2. A direcção editorial do PÚBLICO reconhece que fez uma má escolha do título de capa ao optar pela expressão "aposta em", expressão ambígua a meio caminho entre o "prevê" e o "apoia". Deste caso também retira que se devem respeitar os silêncios dos políticos: as convicções jornalísticas sobre as suas intenções ou desejos, mesmo as melhor fundamentadas, devem ser apenas objecto de textos de análise ou de comentário. Ao fazer delas título de primeira página o PÚBLICO errou. Pelo facto pede desculpa aos leitores."

Fica-lhe bem o pedido de desculpas. Mas o problema... é que devia pedir o mesmo todos os dias, várias vezes ao dia, tantas quantas as páginas interiores, mais a contracapa, do jornal. E não sobre as imprecisões de títulos. Sobretudo sobre o conteúdo dos textos, abundantes em sensações, em impressões, em opiniões e em visões de quem os escreve. Textos travestidos de "notícia".

Idêntica obrigação, aliás, devia ser imposta aos directores de toda a outra imprensa escrita, aos das rádios e também aos das tv's.

E se acham um exagero, abram um jornal ao calhas, ouçam um notíciário qualquer e tenham a paciência de assistir a um telejornal.

Campanha 

No Memorável de hoje:

- China vai fazer inspecção sobre qualidade moral dos advogados (China Radio International)
- Cenoura previne câncer, diz estudo (Jornal do Brasil, Rio)
- Um cão PhD (Jornal do Brasil, Rio)
- Dicionário de campanha a duas semanas do fim por José Pacheco Pereira (Público, Lisboa)

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

"Quando canta, todas as famílias abrem as portas" 


Fogo de artifício na cidade de Chengdu e o galo, animal que "fica no 10º lugar, mas acorda mais cedo do que outros"

Começou nesta madrugada o ano 4072 do calendário tradicional da China. Dia da maior festa anual, em todo o planeta, dos que falam cantando, naquele encantador linguarejar inentendível. Preferível à triste Quarta-feira de Cinzas de outro calendário tradicional, o do Vaticano.

E neste 9 de Fevereiro tem início também o Ano do Galo no Zodíaco Chinês. A China Radio International, no português possível, diz o que é.

"No calendário chinês, o Zodíaco Chinês é simbolizado alternativamente por 12 animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cãe e porco. Há muitas versões sobre a origem do Zodíaco Chinês. Alguém considera que o Zodíaco Chinês resultou da conciliação entre o calendário antigo da nação chinesa e o calendário das minorias étnicas, registrado com animais. Alguém considera que ele foi introduzido na China da Índia. Dizem que a escolha e ordem dos animais no Zodíaco Chinês foram determinadas conforme suas atividades diárias. Durante a dinastia Han no século III A.C, a China começou a calcular o tempo de um dia. Das 23 horas da alta noite até a uma hora da madrugada, o rato é muito ativo, ficando no primeiro lugar do Zodíaco Chinês. Das 5 horas até às 7 horas do anoitecer, está na hora do galo voltar ao ninho, ficando por isso no 10º lugar do Zodíaco Chinês. Com a chegada do Ano do Galo, vamos falar sobre o galo na cultura chinesa.
"No Zodíaco Chinês, o galo fica no 10º lugar, mas acorda mais cedo do que outros animais. Ele canta na madrugada, despertando a Terra e trazendo um novo dia à gente. Por isso, o cantar do galo simboliza o novo ponto de partida.
"Na antiguidade, a gente produziu muitos significados simbólicos com as características do galo. Considera-se que o galo tem "cinco virtudes". Com crista vermelha, o galo simboliza ter educação; com fortes patas, simboliza ter capacidade de combate; quando chama entre si ao ver comidas, simboliza ter benevolência; quando vela à noite sem perder tempo, simboliza ter boa fé. Por isso, o galo tem sido adorado por poetas e homens de letra, desde a antiguidade. Eles descreveram vividamente o galo, qualificando-o como lutador bravo ou como firme clarividente. Alguns modificam-no como pioneiro corajoso, dizendo que "quando canta, todas as famílias abrem as portas".
"Sobre o galo, há muitas lendas, entre as quais, há uma sobre dois rapazes da dinastia Jin (265-420). Naquele tempo, havia dois rapazes cheios de entusiasmo e aspirações, um chamado Zu Ti e o outro chamado Liu Kun. Eles moravam e estudavam no mesmo quarto. Certa madrugada, Zu Ti acordou ao ouvir o cantar do galo e depois, despertou seu colega, dizendo: "Ouça, o galo está cantando. Ele desperta-nos a estudar com maior afinco. Jamais poderemos ser tão dorminhocos." Os dois se levantaram da cama e começaram a fazer exercícios físicos com espadas. Finalmente, Zu Ti se tornou um dos famosos generais da Pátria.
"Segundo outra lenda, numa montanha chamada Taodu no Mar Leste, há um grande pessegueiro, em cima do qual pisa um galo celestial. Diariamente quando o sol nasce, o galo celestial começa a cantar, imediatamente com eco de outros. Enquanto isso, ao ouvir o cantar do galo celestial, os monstros têm que voltar à Montanha Taodu, caso contrário, seriam detidos pelo deus celestial para dar de comer aos tigres. A gente ainda desenha o galo ou a crista nas pinturas do ano novo, móveis e utensílios de uso diário.
"Na China, há muitas lendas sobre o galo. A gente gosta do galo, qualificando-o "galo de ouro". Curiosamente, o mapa chinês parece um galo, sendo por isso que o povo chinês tem um sentimento especial pelo galo. Com a chegada do Ano do Galo, auguramos que o mundo esteja cheio de vigor, alegria, harmonia e felicidade, quando o galo de ouro canta."

Sabia que...? (014) 

"«Perdre Hubble serait une catastrophe, réagit Alfred Vidal-Madjar, directeur de recherche à l'Institut d'astrophysique de Paris. De nombreuses recherches seront absolument impossibles, car Hubble reste un instrument unique malgré la concurrence des télescopes géants au sol et des autres observatoires spatiaux.» Depuis sa mise en service en 1991, Hubble a révolutionné des pans entiers de l'astronomie, comme la cosmologie par exemple, en prouvant que l'Univers était dans une phase d'expansion accélérée."

Confirme aqui.

Fraseomaníaco 

No Memorável de hoje:

- Guarda diz que deu pílula usada por Göring para se matar (BBC Brasil)
- La Nasa sacrifie Hubble pour la Lune (Le Figaro, Paris)
- Des planètes de diamant autour d'étoiles naines (Le Figaro, Paris)
- Democracia y lucha por el islam (y 2) (La Vanguardia, Barcelona)
- Fraseomaníaco compulsivo (Jornal do Brasil, Rio)
- Um compromisso provisório por Vasco Pulido Valente (Público, 06 Fev, Lisboa)

terça-feira, fevereiro 08, 2005

De costas 

Adriano Moreira escreve hoje isto no "DN": "As autoridades portuguesas estão indicadas e legitimadas para terem a iniciativa de propor a abertura de um processo de adesão de Cabo Verde à União Europeia".

Talvez por um esquecimento decorrente de um qualquer rompimento em dois ou três neurónios do seu cérebro - muito provavelmente consequência de degenerescência, natural na sua já provecta idade - o professor não disse quem indicou e por quem foi legitimado Portugal para tão épica missão.

Paciência e sigamos em frente.

A continuar a raciocinar assim, ainda veremos o senhor a defender a integração na Europa - sentado de costas para o mapa-mundi - de todos os países localizados acima da linha em que está situado Cabo Verde, portanto mais próximos do continente europeu: Senegal, Mauritânia, Mali, Níger, Tchade, Sudão, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

É verdade que Portugal fez a Epopeia dos Descobrimentos há cerca de 500 anos. É verdade. Mas estoutra de meter meia África dentro das fronteiras da Europa seria obviamente uma epopeia muitíssimo maior.

De loucos. De atrevida imaginação. Um grande desatino. E, também, um disparate do tamanho do planeta, porra!

Acresce que o país nem se afigura pronto para esse fim. Seria bom que o médico-de-família (dispensa-se o especialista) recordasse urgentemente ao paciente que Portugal, de tão parado, parece ainda cansado por causa daquela gigantesca aventura dos séculos XV e XVI. E despronto para outra.

Sabia que...? (013) 

"Après huit mois de simulations informatiques et de travaux techniques intensifs», menés conjointement avec le Laboratoire de propulsion spatiale (JPL) de l'Agence spatiale américaine, la NASA, la commission de revue de l'ESA a recommandé de déployer les antennes. Cette décision a été prise même si un risque d'impact sur la sonde ne pouvait être exclu. La quantité d'énergie serait toutefois faible et la probabilité d'un dommage grave minime.
"Le déploiement du radar devrait donc avoir lieu à partir du 2 mai, sinon dès le 25 avril si les préparatifs sont achevés plus rapidement que prévu, indique-t-on à l'ESA. Si l'opération réussit, le radar pourra commencer à rechercher des nappes d'eau dans le sol martien et étudier l'ionosphère de la planète.

Confirme aqui.

Será? 

Santana Lopes não fez campanha durante o Carnaval, a não ser nas tv's. Será que foi para evitar vaias nas ruas ou porque não tinha ruas para onde ir com gente para o aplaudir?

Crise 

No Memorável de hoje:

- Mars-Express vai abrir duas antenas de 7 metros (Le Soir, Bruxelas)
- Crise? Qual crise? (Público, Lisboa)
- A integração de Cabo Verde na Eutopa (Diário de Notícias, Lisboa)

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Mas foi e há 

Conta o "JN" de hoje: "Foi a maior apreensão de tabaco então realizada. Estávamos em 1998 e a Polícia Judiciária encontrava quase 2,5 milhões de maços de tabaco de uma marca norte-americana que vinham escondidos no meio de sal e de madeira. A carga tinha sido desembarcada clandestinamente em Viana do Castelo, por um cargueiro oriundo de Dakar.
"Seis anos e meio depois, o Tribunal de Torres Vedras decidiu arquivar o processo. Motivo? As escutas telefónicas foram consideradas nulas pelo Tribunal da Relação e o juiz de primeira instância entendeu que a prova estava "contaminada" pelas mesmas escutas. Assim, as apreensões foram anuladas, restando as declarações dos arguidos, mas que nada adiantavam."

E o juiz explica deste modo: "É seguro dizer, como sem hesitações digo, que nada saberia a investigação quanto aos factos que vieram a ser plasmados na acusação sem as escutas telefónicas, declaradas nulas. Igualmente seguro é dizer que as buscas, revistas e apreensões efectuadas só ocorreram em virtude dos conhecimentos obtidos através das intercepções.
"Resta pois concluir, em face da prova existente nos autos que pode ser utilizada, por não inquinada por nulidade, pela inexistência de indícios suficientes para pronunciar qualquer arguido pelos factos imputados na acusação do Ministério Público, (...), restando inexorável declará-lo e ordenar o arquivamento dos autos.
"Nada nos permite, antes pelo contrário, concluir que tais elementos sempre seriam alcançáveis inevitavelmente ou existir alto grau de possibilidade que tal sucedesse na sequência das investigações, independentemente das escutas. O que decorre dos autos é que nunca a investigação teria qualquer rasto destas provas secundárias sem o conhecimento obtido através das escutas".

E assim vai desfilando a "Justiça", mascarada de Justa, mesmo de Santa Justa.

Sabe que houve crime e sabe quem o praticou. Mas faz de cega, surda e muda. Não quer ver as evidências, não quer ouvir as confissões e não quer falar do assunto em tribunal. Porquê? Porque os investigadores investigaram... mas ouviram o que supostamente não podiam ter ouvido!

É como se o crime não tivesse sido cometido e não houvesse culpados conhecidos. Mas foi e há. E, então, das duas, uma: ou não presta o Código ou não presta o Senhor Doutor Juiz.

Sabia que...? (012) 

"Las víctimas de ETA tienen motivos para sentirse preocupadas por su dignidad. El PP tiene motivos para denunciar que el PSE quiere pactar con el PNV. Y ETA y Batasuna tienen motivos para intuir que lo peor para ellos puede haber pasado. Y, en general, la opinión pública tiene motivos para, mirando al Gobierno, pensar que no se le está diciendo toda la verdad."

Confirme aqui.

El laberinto 

No Memorável de hoje:

- El laberinto vasco (ABC, Madrid)
- El problema del nacionalismo vasco (ABC, Madrid)
- Zapatero pide el 'sí' a "conservadores y progresistas, nacionalistas y no nacionalistas" (ABC, Madrid)

domingo, fevereiro 06, 2005

Sabia que...? (011) 

"En diciembre, tres grupos activistas iraquíes -incluido el grupo guerrillero Ansar Al Sunna- emitieron un comunicado en el que se advertía a quienes participaran en esa "deleznable farsa" que se exponían a ser atacados. "La democracia -dijeron- es una palabra griega que significa gobierno del pueblo, lo que significa que el pueblo hace lo que considera apropiado". "Esta noción -añadían- equivale a un acto de apostasía y desafía la fe en la doctrina musulmana sobre la divinidad". Ansar Al Sunna había colgado anteriormente un manifiesto en su sitio en internet afirmando que la democracia equivalía a idolatrar seres humanos."

Confirme aqui.

Islão 

No Memorável de hoje:

- Devine qui vient manger? (Le Soir, Bruxelas)
- Portugal, a las urnas (ABC, Madrid)
- Democracia e lucha por el islam (1) (La Vanguardia, Barcelona)
- Compras, luego existes (La Vanguardia, Barcelona)

sábado, fevereiro 05, 2005

Por isto 


Por isto não festejo o carnaval. Por não precisar de máscaras e por as achar um obstáculo. (foto AFP, Rio de Janeiro, hoje)

Sinais do atraso - 70 

Não é brinde
Em pelo menos um talho da cadeia de supermercados "Pingo Doce" está a ser vendida carne de perna do porco para assar embalada por forma a que se não veja o grosso coirato que o cliente também tem de levar para casa. Mas não fica por aqui: com a carne e o coirato, o comprador ainda é obrigado a levar, dentro da mesma embalagem, um pedaço de osso do pé do animal que, como se sabe, só tem pele.

Não é brinde. É para a peça pesar mais. Fraude, como a dos outros que põem pedrinhas no feijão e calhaus no carvão.

Prismas 

Marcelo Rebelo de Sousa assinou ontem à tarde um contrato de colaboração com a RTP como comentador político. O professor universitário e ex-dirigente do PSD fica vinculado à TV do Estado pelo prazo de um ano, renovável automaticamente se nenhuma das partes o denunciar até aos 15 dias imediatamente anteriores ao final do prazo.

Ou seja, de outro prisma: caiu pela base o argumento de que Marcelo havia saído da TVI por pressão do Governo, o qual naquela TV privada ele criticava semanalmente de forma arrasadora.

De outro prisma ainda, é de admitir - cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém - que o comentador tenha decidido mudar o alvo preferencial das suas críticas. De livre ou outra vontade.

Sabia que... ? (010) 

"C'est un hold-up tranquille : les neurosciences ont mis définitivement le grappin sur un domaine de la réflexion humaine traditionnellement réservé à la philosophie, à l'histoire et à la sociologie. Il faut dire que les preuves expérimentales s'accumulent : il est possible de cartographier les aires cérébrales impliquées dans les processus neurophysiologiques du jugement esthétique, de la compassion, de la honte ou des capacités de raisonnement mathématique."

Confirme aqui.

Qué tal? 

No Memorável de hoje:

- Mentira por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
- Qué tal si votamos no? (ABC, Madrid)
- Le cerveau dévoile peu à peu sa carte des émotions (Le Figaro, Paris)

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Tesouro 

Chamou-lhe Tesouro. E é. De imagens. O dono diz que é o seu Museu e, para ele - está lá escrito - imagens são "figuras, representações, retratos, reproduções, sonhos, imitações, cópias, visões, fantasmas, aparições, ecos, evocações".

Como se pode ver, nada de tralha velha. Matéria com vida. E, certamente, os melhores pedaços das melhores emoções do colecionador. Instantes agora transmutados em objectos eternos.

Sabia que...? (009) 

"Des organismes unicellulaires microscopiques, dont un grand nombre sont inconnus, ont été découverts dans les endroits les plus profonds de l'océan Pacifique à 10.896 mètres de fond, selon des chercheurs japonais dont la découverte a été annoncée jeudi aux Etats-Unis.

Ces organismes, baptisés foraminifères, ont été trouvés dans un morceau de sédiment prélevé dans la fosse Challenger au sud-ouest de l'île de Guam, dans la grande fosse des Marquises."

Confirme aqui.

A cabeça dos políticos 

No Memorável de hoje:

- Entenda o escândalo do programa "petróleo por comida" (BBC Brasil)
- Découverte de foraminifères au fond de l'océan (Le Soir, Bruxelas)
- A cabeça dos políticos por Vasco Pulido Valente (Público, Lisboa)
- Portugal merecia melhor (Jornal de Negócios, Lisboa)

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Sabia que...? (008) 

"Au-delà des fantasmes sur la manipulation du climat ou l'action des ondes sur le comportement des caribous, il est en revanche évident que les militaires américains n'ont pas investi 90 millions de dollars dans Haarp par pure philanthropie. La Navy et l'US Air Force expliquent d'ailleurs ouvertement sur le site Web de Haarp les raisons de leur intérêt pour l'ionosphère. Cette couche de l'atmosphère est plus ou moins chargée en électrons selon les heures de la nuit ou de la journée, ou encore selon la latitude. Et ces variations influent sur tous les signaux radios qui la traversent. Le temps de parcours de l'ionosphère est, par exemple, un des paramètres de correction les plus importants pour améliorer la précision du système de positionnement par satellite GPS. De manière plus futuriste, le chauffage ponctuel et modulé de certaines régions de l'ionosphère pourrait servir à émettre des messages radio de fréquence extrêmement basse que peuvent recevoir les sous-marins en plongée. De tels émetteurs à très basse fréquence sont déjà en service, mais n'ont pas une portée globale.

Confirme aqui.

De casa e da cama 

Os líderes dos dois maiores partidos políticos estão de acordo e dizem na campanha eleitoral: é preciso adiar a idade de reforma dos cidadãos. E prometem fazê-lo, um e outro, se formarem governo após as próximas eleições. Um depois de mais estudos e o outro sem mais estudo nenhum.

De estarrecer. Os únicos candidatos às funções de primeiro ministro esquecem, ignoram ou escondem a verdade que toda a gente conhece de casa e da cama: quanto mais se puxam as mantas para cima... mais se descobrem os pés.

No caso, a evidência de que quanto mais empregos forem ocupados por maiores de 65 anos, mais desempregados haverá entre os menores de 30 ou 35. Com a consequente deterioração de todo o sistema produtivo e administrativo do país e um número infindável de outras maleitas de natureza económica e social.

O argumento para a "medida" é o de que há pouco dinheiro para pagar aos reformados; e, assim sendo, toca a cortar... na quantidade deles.

Sem imaginação e sem capacidade de gestão. Pois dinheiro há, e muito: todos os meses mais de metade do salário de cada futuro reformado e de cada um dos que morrem antes de chegarem à idade da reforma.

Bush na íntegra 

No Memorável de hoje:

- Discurso de Bush na íntegra (Casa Branca)
- Llorar por España (ABC, Madrid)
- Castro se burla de la UE después de la suspensión de las sanciones a Cuba (ABC, Madrid)
- L'armée américaine crée une aurore boréale (Le Figaro, Paris)
- Haarp, projet pacifique ou arme secrète? (Le Figaro, Paris)
- Le tourbillon vertigineux d'un nouveau pulsar X (Le Monde, Paris)
- Vinos de España (Le Monde, Paris)

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Sabia que...? (007) 

"La violencia de ETA es dañina, inhumana y, además, hace un daño inmenso, por supuesto, a las personas y a las familias contra las que se cometen atentados, y también a la imagen del pueblo vasco. Y nada ha hecho más daño, nada hace más daño a la imagen de un pueblo pacífico y trabajador como es el vasco que la violencia de ETA. Pero no hay que confundir lo que es el problema político de relación entre Euskadi y España, muy anterior, muy anterior a la existencia de la bárbara e inhumana violencia de ETA. Son casi 200 años los que en muchos casos también se han visto en esta Cámara debatiendo en torno a la relación política entre Euskadi y España. Son casi 200 años desde que se inició aquella discusión con la Constitución de Bonaparte, a partir de 1808; con la Constitución de Cádiz, a partir de 1812; con las llamadas leyes de abolición foral, en los años 1839 y 1876."

Confirme aqui.

Obviamente 

Durão Barroso quer mais seis milhões de empregos até 2010 na União Europeia. Até podia querer mais doze ou vinte e quatro. Dava no mesmo e só mudava o número da asneira.

O poder dele - e mesmo assim limitado, pois o dinheiro doado para o orçamento não chega para tudo - é o de aumentar o número de funcionários públicos da União. Mas, por muito que se esforce, é difícil justificar a criação de lugares para mais de 1000 amigos, conhecidos e amigos dos conhecidos.

Os outros 5 999 000 empregos teriam de ser criados pelos empresários dos Estados membros, pelos donos dos cafés, dos restaurantes, das herdades, das fábricas, das empresas de serviços. Nos quais ele não manda, pura e simplesmente.

É a política desfasada das realidades e das necessidades, e os políticos a perderem tempo com frases de fazer encher ouvido e de fazer esvaziar paciência.

Obviamente porque não sabem fazer leis que permitam que o consumo aumente e que os empresários invistam para darem resposta ao aumento da procura. O básico da economia.

Por coincidência 

Diz-se que Alberto João Jardim tem pago 10 000 euros por mês a um semanário de Lisboa e que até há pouco tempo pagava outros milhares a um diário também da capital da República Portuguesa.

A ser verdade, trata-se obviamente de desvios de fundos públicos, comuns nas chamadas "repúblicas das bananas". Ali na Madeira, cuja principal exportação são as bananas, por coincidência.

Ainda bem 

O ainda ministro da Administração Interna defendeu a redução do número de unidades especiais na PSP e GNR, alegando falta de pessoal e dinheiro para "sustentar um luxo".

Ainda bem que o homem se vai embora daqui a 18 dias. Livramo-nos de um disparatado e de um disparate, pois todos os polícias da PSP e da GNR deviam fazer parte de unidades especiais. Exactamente o contrário do que defendeu o indivíduo.

E, quanto a dinheiro, o sucessor que o vá buscar onde ele é mal gasto. Por exemplo: aqui ao lado está a ser construída uma estrada completamente dispensável - tão dispensável que vai ficar pelo primeiro troço, além de que ninguém a pediu - e o dinheiro que ela custa, só ele, teria dado certamente para pagar 14 meses de salários a 5 000 homens daquelas forças de segurança. Uma estradita de menos de 4 km.

Sob o olho das neurociências 

No Memorável de hoje:

- Les valeurs humaines sous l'œil des neurosciences (Le Monde, Paris)
- Texto íntegro del discurso de Juan José Ibarretxe (La Vanguardia, Barcelona)
- Cólicas petistas (Jornal do Brasil, Rio)
- O que Hugo Chávez esconde? (Jornal do Brasil, Rio)

terça-feira, fevereiro 01, 2005

No fundo 

Só hoje constatei que Freitas do Amaral se comparou - por escrito! - ao apresentador de telejornais José Rodrigues dos Santos no âmbito da "perseguição política" que teria sido levada a cabo pelo governo em funções relativamente a adversários ou a simples não apoiantes.

Freitas - Professor catedrático, fundador do CDS, vice-presidente da AD de Sá Carneiro, candidato a Presidente da República, Presidente da Assembleia Geral da ONU - sentou-se no fundo das escadas.

Ao que parece, de chapéu na mão esmolando popularidade para conseguir chegar ao Palácio de Belém.

Como um pobre diabo.

Poucos dias antes, tinha apelado ao voto - com maioria absoluta! - nos socialistas. A mesma atitude que um abraço de Bush em Bin Laden ou o apoio de Francisco Louçã a Paulo Portas.

Decididamente, o homem está um caso para Psiquiatria. Incurável, muito provavelmente,
tal a quantidade de neurónios afectados e a profundidade das lesões em cada um. Vêem-se de fora.

Sabia que...? (006) 

"José María Aznar se erigió de nuevo ayer, desde su tribuna docente en la Universidad de Georgetown, en un embajador entusiasta de la política de su amigo George W. Bush. El ex presidente español puso las elecciones en Iraq a la misma altura que el desembarco de Normandía y la caída del muro de Berlín. Los tres acontecimientos, según él, fueron simbólicos del triunfo de la libertad sobre sus enemigos: en el pasado, el nazismo y el comunismo; en el presente, el extremismo islámico violento."

Confirme aqui.

Aznar 

No Memorável de hoje:

- MSN Search, versão final a partir de hoje (BBC Brasil)
- Les guérilleros du net-marketing (Le Monde, Paris)
- Le gouvernement vient en aide aux viticulteurs (Le Figaro, Paris)
- La Libye snobe les pétroliers européens et choisit les Américains (Le Figaro, Paris)
- Aznar compara la votación de Iraq con el día D de Normandía y la caída del Muro (La Vanguardia, Barcelona)
- Éxito de Bush (La Vanguardia, Barcelona)
- Ibarretxe, la quimera y la cordura (ABC, Madrid)
- Abrirán más de 29 000 plazas para Ciencias Médicas (Granma, Havana)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?