<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 30, 2004

Factos 

Em 30 minutos os técnicos da empresa de informática chamada de emergência pelo Ministério da Educação resolveram a colocação de 50 mil professores que estava encrencada há mais de 6 meses.

Mais impressionante que a solução do problema informático são outros factos. Ficam aqui listados sete.

1 - Ter havido especialistas do sector a escrever que o problema era irresolúvel.
2 - Tais senhores não terem tido presente que tudo o que no Mundo é entendível tem uma formulação matemática.
3 - Os mesmos não terem lembrado que o que não é entendível é um mistério, mas que só é mistério enquanto o cérebro humano não descobrir os componentes da fórmula e como se relacionam entre eles.
5 - Eles terem ignorado que o cérebro humano já fez coisas mil vezes mais complexas que software para colocar professores em escolas.
6 - Estes cientistas descrerem da ciência, confiarem demais neles próprios, não duvidarem e não ligarem a que o progresso se faz no desfazer das dúvidas.
7 - José Pacheco Pereira ter dado guarida no "Abrupto" àqueles "especialistas", fazendo-nos perder tempo com a leitura de disparates.

Rigorosamente 

Ao abandonar a presidência da Caixa Geral de Depósitos, o cidadão António de Sousa recebe 615 mil euros (123 mil contos) a título de complemento de reforma. Do nosso dinheiro. Do nosso.

Acontece que como não lho demos, alguém no-lo roubou - há que reconhecer - para lhe dar.

Digamos, no estilo do futebol, que foi o "sistema". O sistema de entregar fortunas da riqueza pública a tipos que nada fizeram - rigorosamente - para merecer o nosso reconhecimento.

Nota: para um antigo combatente, hoje com 50 ou 60 de idade, receber a mesma quantia... o desgraçado teria que viver ainda 3 967 anos a receber 155 euros a cada 12 meses. Tudo claro, não é?

Sonambulismo & Trapalhada 

O Governo aprovou a resolução que introduz a cobrança de portagem nas sete auto-estradas em regime de Scut (Sem Cobrança para o Utilizador), parece que a partir do primeiro trimestre de 2005.

O que é certo, é que se trata de mais um imposto. E o que é cada vez mais evidente é que a actual aliança de governo caminha, qual sonâmbulo, para a derrota nas próximas eleições. Confirmando, aliás, a tendência dos votos apurados em Junho deste ano para o Parlamento Europeu.

Até à introdução das portagens, o ministro do pelouro tem ainda vários problemas para resolver, nomeadamente de natureza contratual, de índole financeira e de natureza técnica. Ficando por estes, vê-se que se aproxima mais uma grande trapalhada. Na verdade, só os ministros acreditam que as máquinas dos bilhetes, as caixas de cobrança e o resto das infraestruturas vão estar montadas ao longo de sete estradas - no princípio, nos nós e no fim de cada uma - em menos de meio ano.

Como seguir o debate 

Informa o jornal "Le Temps", de Genève:

"Le débat Bush/Kerry pourra être suivi en direct, dans la nuit de jeudi à vendredi, de 3 à 4 h 30 du matin (Lx: -1), sur Euronews et CNN. Euronews le diffusera très sobrement sous la forme d'un No Comment, sans traduction.
CNN le mettra en scène en l'intégrant à une grande opération, qui durera de 2 à 7 heures, où apparaîtront force intervenants
."

Não vi esta informação em nenhum jornal português, seguramente porque - nos seus baixos critérios - estão ocupados com outros assuntos que lhes tomam todo o tempo e espaço. Os debates seguintes realizam-se a 8 e 13.

Bush-Kerry 

No Memorável de hoje:

- Bush-Kerry: le débat du siècle (Le Temps, Genève)
- La dernière chance de Kerry (Le Figaro, Paris)
- Les trois duels telévisés qui peuvent changer la donne (Le Figaro, Paris)
- Un mode électoral discutable (Le Figaro, Paris)
- Os "populares", por José Pacheco Pereira

quarta-feira, setembro 29, 2004

Partidos suecos 

No Memorável de hoje:

- Identificada nova espécie vegetal (Ambiente Brasil)
- José Mourinho, la race des chefs de meute (Le Temps, Genève)
- Partidos suecos têm medo do referendo (Le Monde, Paris)
- O impacto turco (Le Figaro, Paris)
- SpaceShipOne: segundo voo suborbital (Le Figaro, Paris)
- Barroso y el federalismo europeo (ABC, Madrid)
- O palácio de Santana Lopes (A Capital, Lisboa)

terça-feira, setembro 28, 2004

Do púlpito 

Pedacinho do "Público" de hoje: O bispo do Funchal, Teodoro Faria, na homilia que proferiu domingo na inauguração da igreja dos Álamos, enalteceu o espírito criativo e construtivo do presidente do governo regional, elogiou a "política autonómica" e deu "graças a Deus" pelo apoio concedido para a construção daquele templo, o décimo quarto edificado na governação de Alberto João Jardim, apesar do decréscimo demográfico e da cada vez mais baixa participação dos fiéis madeirenses em actos litúrgicos. Também o pároco Manuel Luís destacou sua "visão do desenvolvimento global e harmonioso da região".
Do púlpito, junto ao altar, o presidente madeirense, Alberto João Jardim, retribuiu com elogios ao bispo, pela sua "visão de colocar estruturas de apoio social e estruturas educacionais que acompanham as grandes mudanças que se deram na região autónoma".


Alberto João falou "de púlpito", como sempre. Desta vez em sentido literal, mesmo do púlpito. Gente que sabe receia que ele lhe tome o gosto e, até, que um dia queira celebrar a missa. Parece que tudo vai depender do andar da doença.

Miséria 

O valor das pensões que o Governo decidiu pagar aos antigos combatentes das guerras coloniais é de 155 euros por ano. Cerca de 13 euros mensais, menos de 2 600$00; menos de 45 cêntimos por dia, menos de 1 café ou 1 copo de leite, menos de 3 sardinhas cruas e sem sal ou menos de 1 chicharro, menos de 1 tira de porco.

Dá para se ficar profundamente triste com tanta miséria.

E dá para se ficar muito e muito indignado com o ar feliz do ministro, que não teve vergonha de humilhar gente digna com aquela esmola, ao anunciar a "medida".

A gente sabe que o argumento é o de que não havia dinheiro para mais. Certo. Mas também nenhum antigo combatente estava verdadeiramente à espera dele.

E, assim, o que ofende o orgulho e faz crescer a revolta é a falta de respeito com que os homens foram tratados, tipo bonecos para mais um exercício de demagogia do político ou, pior ainda, tipo "gente do povo" a quem ele, altivo e com desdém, compra - barato - o voto.

Toutatis, asteróide 

No Memorável de hoje:

- França: gratuitos ganham terreno (Le Monde, Paris)
- "Toutatis" passa amanhã a 1,5 milhões de km (ABC, Madrid)
- La guerra que nos faltaba (ABC, Madrid)

segunda-feira, setembro 27, 2004

O erro de João 

Em texto intitulado O erro de Damásio (DN de hoje), João César das Neves conta que em recente conferência do cientista António Damásio em Lisboa "alguém perguntou como ele explicava, à luz do que dissera, a existência das grandes religiões monoteístas, judaísmo, cristianismo e islamismo, que pretendem só minimizar o prazer e maximizar a dor". Segundo JCN, o professor Damásio respondeu "que tinha grande respeito pelos homens que construíram essas religiões, porque elas são meios notáveis de lidar com a dor, nomeadamente a dor da morte de entes queridos. Mas, apesar de tudo, são construções".

Então o articulista JCN - muito indignado e, ao que parece, muito ofendido - pergunta no papel de jornal: "Em que parte da sua vasta e valiosa investigação conseguiu o professor Damásio demonstrar que as religiões monoteístas são construções humanas sem intervenção do transcendente?"

Aproveito eu para perguntar agora: e onde é que João César das Neves conseguiu demonstrar o contrário?

Prossegue o colunista, irónico e gozão: "É que se ele obteve mesmo tal resultado, então merece, não apenas a larga e justa fama de que já goza, mas também um Prémio Nobel e muito mais".
Depois escreve, sério e convicto: "Neste momento metade da população mundial, cerca de três mil milhões de pessoas, acredita numa dessas três religiões. E se juntarmos as outras fés, veremos que apenas menos de 20% do mundo concorda com a opinião do professor Damásio. Mostrar, com toda certeza científica, que 80% da Humanidade está errada seria um feito sublime na história do conhecimento".

Espantoso. Para João César das Neves o "transcendente" existe... porque três mil milhões de pessoas acreditam nas religiões. Isto é, as multidões têm fé, logo deus existe. Ou seja, a divindade é uma consequência da crença. Não é a divindade a causa que origina a religião; são os homens e as mulheres que criam as divindades.

Por outras palavras, como Damásio dizia, religiões não passam de construções humanas. Afinal, sem o querer, JCN revela-se de acordo com o que verbera. Errou. Simplificando, O erro de João foi ter escrito "O erro de Damásio".

O erro 

No Memorável de hoje:

- Madeireiros desmatam área igual a 2 mil campos de futebol (Ambiente Brasil)
- Genève: primeiro referendo pela Net (Le Temps, Genève)
- Baixa o investimento estrangeiro nos países de Leste (La Vanguardia, Barcelona)
- Os glaciares estão a derreter mais depressa que o previsto (ABC, Madrid)
- À caça de raoarigas e crianças suicidas (ABC, Madrid)
- O erro de Damásio (Diário de Notícias, Lisboa)

domingo, setembro 26, 2004

Mouros 

Vale a pena passar por aqui, parar e recordar que os muçulmanos já mandaram no que agora é Portugal, Espanha e outros países europeus e que foi muito difícil correr com eles. A subjugação começou no ano de 711 e só terminou perto de 600 anos depois.

Se subsistirem dúvidas depois da leitura de "A Expansão Árabe" e da cronologia das 8 Cruzadas, então dará certamente que pensar, por exemplo, o facto de não haver localidade portuguesa que não tenha ainda hoje uma lenda de mouros ou mouras. Para não falar em inúmeros outros vestígios do longo domínio deles sobre as terras que hoje são nossas.

Se houver tempo e vontade, pode-se ainda aproveitar a circunstância para perguntar se a guerra actual dos islamitas radicais é a vingança pelo império perdido ou a vontade de o reconquistar e, depois, de o alargar.

Coragem 

Os resultados da candidatura de João Soares à liderança do PS não ultrapassaram uns pobres 4%.

Não foi surpresa - a não ser para ele, para o pai Mário Soares e para aqueles tão poucos eleitores que lhe deram o voto. Mas compreende-se que o rapaz esteja chateado por não ser uma espécie de Bush filho.

Vamos ver se tem a coragem de se reformar da política. Pois se os do seu partido não o querem, outros não há certamente para o querer. Se continuar, é porque a pequenez não o incomoda e, quem sabe, porque até lhe faz falta.

Continuidade 

Segundo a nova Lei do Arrendamento, os proprietários das 795 mil habitações degradadas existentes no País não poderão aumentar as rendas dessas casas antes de as dotarem das condições mínimas de habitabilidade em termos de segurança e salubridade para os seus habitantes.

Conclusões:
- Cerca de 1 milhão de portugueses (somos apenas 10 milhões no total) vive em casas degradadas;
- Se os senhorios não fizeram obras sem a nova lei, não se vê onde vão buscar o dinheiro para as fazer com ela;
- Aquela multidão de nossos concidadãos vai continuar a morar em condições degradantes.

Os principais 

No Memorável de hoje pode-se ficar a saber quem são os principais exportadores de vinho a nível mundial. A informação é do "La Vanguardia", de Barcelona.

sábado, setembro 25, 2004

3 mais 

Segundo o "Expresso" de hoje, vão ter um diploma ao fim de três anos muitos dos alunos que dentro de um ano entrarem no Ensino Superior.

Ou seja: vai haver mais doutores e mais incompetentes. Além de mais desempregados.

Até na Nigéria 

No Memorável de hoje:

- O maior ser vivo da Europa: um cogumelo (ABC, Madrid)
- Spirit e Opportunity: mais 6 meses (ABC, Madrid)
- Até na Nigéria há "talibans" (Público, Lisboa)
- Dr. Santana e Mr. Lopes (Público, Lisboa)

sexta-feira, setembro 24, 2004

30 anos 

Dizem os jornais que os custos da Caixa Geral de Depósitos - o banco do Estado - com os treze membros dos seus órgãos sociais (conselho de administração, mesa da assembleia-geral e conselho fiscal) ultrapassaram, em 2003, os três milhões de euros, um aumento de 38 por cento face ao ano anterior.

Há um engano óbvio na notícia: não foram custos, foram roubos aos contribuintes.

Que correspondem a uma média de 46 mil contos por cabeça para cada um daqueles 13. Mais ou menos 30 anos de um salário de 600 euros por mês.

Evidente 

São 20h55. O telejornal da RTP1 começou exactamente às 20h00 e ainda não deu nenhuma notícia da actualidade internacional.

São 21h04. A RTP1 diz que houve mais raptos de estrangeiros no Iraque, entre eles "irmãos árabes" de nacionalidade egípcia. E diz mais umas coisas sobre o mesmo conflito.

São 21h09. A RTP1 diz que uma belga com um linfoma num ovário venceu o cancro, engravidou e teve um criança saudável.

São 21h11. A RTP1 diz que amanhã o tempo estará bom.

São 21h12. A "locutora" despede-se.

Pergunta-se: fica ou não evidente que à televisão do Estado cabe uma enormíssima responsabilidade pelo atraso em que o país se encontra?

Outra: alguém acredita que haja progresso, por mais dinheiro que se orçamente para a Educação, com uma televisão tão irresponsável assim?

Ao contrário 

O ministro de Estado e da Presidência apelou ao estreitamento das relações entre a RTP, a SIC e a TVI, durante o III Fórum Telecom & Media, organizado pelo "Diário Económico".

Acho exactamente o contrário: as televisões devem afastar-se cada vez mais, para bem de todos nós e da saúde financeira delas próprias.

Meter o lobo... no curral das ovelhas 

No Memorável de hoje:

- Cientistas viram colisão de galáxias (BBC Brasil)
- Opinião pública apoia firmeza de Blair (Le Monde, Paris)
- Turquia na UE é como meter o lobo no curral (Le Figaro, Paris)
- Cães detectam o cheiro de cancros (Le Figaro, Paris)
- Réptil marinho com 230 milhões de anos (ABC, Madrid)
- Pista para a vida em Marte (ABC, Madrid)
- Pode haver petróleo a profundidades abissais (ABC, Madrid)
- Os panegiristas, por José António Barreiros (Diário de Notícias, Lisboa)

quinta-feira, setembro 23, 2004

Escândalo 

No Memorável de hoje:

- São Paulo: 62 km de trânsito congestionado (Ambiente Brasil)
- O escândalo do déficit grego (Le Figaro, Paris)

quarta-feira, setembro 22, 2004

Sem mais 

Cresce a ideia de que pode haver hoje em dia vida microbiana em Marte e começa a especular-se sobre se ao longo dos milhões de anos do planeta... ele terá sido povoado apenas por primários e pequeníssimos seres - sem erectus, austrolopitecus, neandertal ou sapiens.

Também aumenta a curiosidade sobre o que o Vaticano poderá dizer a respeito, no caso de bichitos serem descobertos e trazidos para junto de nós, aqui na Terra e - muito mais - se forem encontradas provas de que ali passearam homens, hominídios ou coisos mais ou menos parecidos.

Claro que será "obra do Criador de todas as coisas"; problema vai ser o de saber se "Jesus" também passou por lá e, seja sim ou não, explicar porque razão tão boas novas nunca foram aos humanos por Deus reveladas - nem pelo Pai, nem pelo Filho, nem pelo Espírito Santo.

Grande desafio para a Igreja. A qual, neste caso, não parece que possa refugiar-se no não argumento do "mistério divino".

Mas - fugindo mais uma vez à razão - talvez um Papa possa determinar que a justificação é a "vontade de Deus", sem mais. Aí os católicos calam-se todos, o milenário edifício não vai abaixo e a grande família aguenta-se mais umas décadas, se não uns séculos.

O símbolo 

Depois de meses de atrasos e falhas sucessivas, o Ministério da Educação voltou a adiar a divulgação das listas definitivas de colocação de professores. A ministra diz agora que os cerca de 50 mil candidatos que ainda não sabem onde vão dar aulas conhecerão o seu futuro o "mais tardar" até dia 30 de Setembro e que as listas vão ser feitas à mão... porque os meios informáticos não são de confiança.

1. A senhora esqueceu de informar porque foram necessários meses para o poder político reconhecer o que, seguramente, funcionários do seu ministério sabiam há mais de meio ano: que o "sistema" não prestava.
2. Também não disse que os responsáveis pelo errático programa informático são dois destacados ex-ministros do PSD, o principal partido do actual Governo.
3. Não nos disse, igualmente, o que lhe disseram estes compadres.
4. Esqueceu, ainda, de pedir desculpas às vítimas - professores, pais e alunos - desta gigantesca trapalhada.
5. Omitiu que vamos ser nós todos a pagar a incompetência dela e do seu antecessor quando o Estado tiver de entregar a professores e pais as indemnizações que muitos deles não deixarão de exigir.
6. E não se demitiu. Apesar de não ter resolvido o problema nos 60 dias que já leva de ministra.
7. Pior: fica para a pequena história como a atrasada cidadã que em 2004 ainda recorreu ao trabalho manual para substituir o dos computadores e como a ministra que, por isso, se transformou no perfeito símbolo da Educação em Portugal.

Fraudes? 

No Memorável de hoje, um texto sobre eventuais fraudes na contagem dos votos que deu a vitória a Santana Lopes (actual Primeiro de Ministro) nas eleições para a presidência da Câmara de Lisboa. O homem ganhou por apenas 1726 votos.

terça-feira, setembro 21, 2004

Vida? 

No Memorável de hoje:

- Documentos contra Bush eram falsificados (Jornal do Brasil, Rio)
- Água e metano podem indicar vida em Marte (Jornal do Brasil, Rio)
- Eglise dans la Cité (Le Temps, Genève)

segunda-feira, setembro 20, 2004

30 ou 40 anos 

No Memorável de hoje:

- Franceses aceitaram colaborar (La Vanguardia, Barcelona)
- Italianas vendidas a Zarquawi (La Vanguardia, Barcelona)
- "Nem daqui a 30 ou 40 anos nos livramos dos erros" (Público, Lisboa)

domingo, setembro 19, 2004

Divertido 

O Chefe do Governo terá dito (nunca se sabe ao certo, porque o que para ele é verdade às 9 da manhã deixa de o ser a meio da tarde, no dia seguinte ou uns tempos depois) a dois ministros para estudarem a possibilidade da continuação da refinaria de Leça da Palmeira no local em que se encontra ou o seu encerramento.

Preparemo-nos para o fecho, pois é uma maneira de o executivo mostrar obra. Além de que há muito dinheiro a envolver - na desmontagem, na compra de novos terrenos, na instalação, na urbanização dos terrenos velhos, nas infraestrututas, na construção de imóveis, nas vendas e alugueres.

E vai ser divertido ver para onde vai a refinaria, sobretudo se vai ter - sucessivamente, ao longo de um ou dois anos - 7 ou 8 localizações diferentes como aconteceu com o Casino de Lisboa no tempo em que o Primeiro Ministro foi presidente da Câmara da capital.

Hu Jintao 

No Memorável de hoje:

- Inoportuno Annan (ABC, Madrid)
- Todo el poder en China al reformista Hu Jintao (ABC, Madrid)

sábado, setembro 18, 2004

Pedofilia na Casa Pia 

Para facilitar a consulta, aqui ficam as ligações para os documentos relacionados com o escândalo de pedofilia na Casa Pia divulgados até agora no Do Portugal Profundo e arquivados no Memorável:

- Set 18: Segundo depoimento sobre Ferro, Pedroso e outros
- Set 10: Acusação do processo da Casa Pia sobre Pedroso e outros - extracto
- Ago 28: Depoimento de vítima sobre Ferro, Gama, Pedroso e outros
- Ago 28: Recurso do MP sobre a não-pronúncia de Pedroso, Herman e Alves

Bebés "erectus" 

No Memorável de hoje:

- Preços baixam na grande distribuição (Le Monde, Paris)
- Putin avisa contra concessões ao terrorismo (Le Monde, Paris)
- O cérebro dos bebés "erectus" e o dos outros (Le Figaro, Paris)
- Macaco com asa voando por Copacabana (Jornal do Brasil, Rio)

sexta-feira, setembro 17, 2004

Milagres, imagem... guerra civil 

1 - O ex-presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos vai passar a receber uma reforma mensal de 18 156 euros, ou seja, mais de 3,6 mil contos.

Porque é que este homem é tão diferente da multidão de outros que recebem menos de 500 euros por mês?

2 - Em reunião do Conselho de Ministros foram aprovadas as "Grandes Opções do Plano" para 2005. O Governo prevê, para o próximo ano, que a taxa de desemprego em Portugal caia para 6,1 % , a inflação desça 2% e o Produto Interno Bruto (PIB) cresça cerca de 2,4 %.

Os ministros ou acreditam em milagres ou querem fazer o milagre de nos convencer da bondade das suas contas.

3 - O Tribunal Central Administrativo manteve a decisão do tribunal de primeira instância de mandar parar as obras do túnel do Marquês de Pombal, negando assim provimento ao recurso interposto pela Câmara de Lisboa.

Continua, assim, à vista de toda a gente o buraco. Como imagem de marca do presidente Santana.

4 - Tous les otages ont été enlevés parce qu'ils sont étrangers. Français, italiens, anglais, népalais... Peu importe. L'objectif des «ravisseurs» est de chasser tous les étrangers d'Irak, qu'ils appartiennent aux forces de la coalition ou qu'ils soient des civils, de quelque pays que ce soit - escreve Pierre Rousselin aqui.

É isso. Depois será a guerra civil.

OCDE arrasa 

No Memorável de hoje:

- Reconhecer a impotência no caso dos reféns (Le Figaro, Paris)
- Camacho em apuros (ABC, Madrid)
- Bélgica: os números da eutanásia (Le Soir, Bruxelas)
- Chumbos nos exames do 12º ano. A matemática. O Português. E o resto, por António Barreto (Público, Lisboa)
- OCDE arrasa Portugal (Público, Lisboa)
- Apertar cintos, turbulência à vista, por José António Barreiros (Diário de Notícias, Lisboa)

quinta-feira, setembro 16, 2004

Senegâmbia 

O autor chama-lhe Boletim Cultural da Guiné-Bissau e das regiões vizinhas.

Pelo já publicado, Senegâmbia promete ser o mais completo repositório de documentação sobre aquela parcela da África Ocidental que vai do Senegal à Serra Leoa, passando pelas ilhas de Cabo Verde. Esperemos que sim.

Pacto, ninguém e alguém 

1. O ministro da Justiça anunciou ontem que quer que o Pacto de Regime para a justiça seja assinado até Janeiro de 2005, mas avisou que as reformas que o Governo pretende fazer vão avançar mesmo sem Pacto ou para além dele.

Então para que era o Pacto?

2. O ano lectivo iniciou-se hoje, de acordo com o calendário escolar, mas não passou de uma abertura simbólica. Na verdade, segundo o Ministério da Educação, nas 12 000 escolas existentes apenas houve aulas em 5 500. Tudo por causa de atrasos na colocação de professores, parece que 40 000. Atrasos que vêm desde há cerca de meio ano - se a memória não falha, apesar de mais mês menos mês ser irrelevante para o caso.

Bastava que fossem duas semanas para ser uma vergonha. Ainda maior por, até agora, nenhum responsável do Governo ter explicado o que deu origem ao erro. Como ninguém acredita que ninguém saiba, é legítimo concluir que alguém está a proteger alguém.

La basura 

No Memorável de hoje:

- 0-3: el Bayer hace pedazos al Madrid (ABC, Madrid)
- La basura de todas las campañas (ABC, Madrid)
- Media-esfera, blogosfera e atmosfera, por José Pacheco Pereira (Público, Lisboa)

quarta-feira, setembro 15, 2004

Para sobreviver 

O Instituto GfS de Zurique fez no mês de Maio, pouco antes da visita do Papa à Suiça, uma sondagem em que interrogou mais de 1000 pessoas (ler aqui). Os resultados foram claros: entre 75 et 90% de católicos pronunciaram-se a favor de profundas reformas na Igreja, 89% foram favoráveis à abolição do celibato dos padres, 75% à ordenação de mulheres e 90% desejavam partilhar a Eucaristia ou o Lava-Pés com outros cristãos.

Esta revolução vai acontecer dentro de alguns anos, com ou sem novo Concílio. É que para sobreviver o Vaticano tem que se adaptar aos desejos dos crentes. Por outras palavras: a sociedade é a candeia que vai à frente, aquela que alumia duas vezes, a que indica o caminho aos bispos e ao Papa. Sempre foi assim, embora a alguns pareça que não.

Por exemplo: não é verdade que a Igreja queimou sábios, aprovou a escravatura, tramou judeus, apoiou o fascismo na Europa... e depois - por força da nossa força - reconheceu o erro e obrigou-se a pedir desculpa? Publicamente, tal a enormidade dos - agora - pecados.

Mas tem 

O presidente dos autarcas diz num semanário ("O Diabo") que "não temos mais furos no cinto para apertar" isto é, que não tem possibilidade de reduzir mais nas despesas das Câmaras Municipais.

Mas tem. Por exemplo, cortar nas estradas desnecessárias e nas outras "infraestruturas" que se destinam, essencialmente, a valorizar terrenos para os construtores civis amigos, sócios ou contribuintes do partido edificarem mais apartamentos ou moradias em banda.

Ecoturismo 

No Memorável de hoje:

- Um cidadão do mundo, por Vasco Graça Moura (Diário de Notícias, Lisboa)
- Ecoturismo: a salvação dos gorilas? (Le Soir, Bruxelas)
- Rio: bandidos banalizam uso da granada (Jornal do Brasil, Rio)
- As "nano" contra o cancro (Le Figaro, Paris)
- Astronautas terão janela panorâmica (BBC Brasil)
- A 4 meses das eleições intensifica-se a batalha pelo controle do Iraque (Le Temps, Genève)
- Maioria dos católicos suiços contra o Vaticano (Le Temps, Genève)
- Satélite muda a altura do "ponto culminante" do Brasil (Ambiente Brasil)

terça-feira, setembro 14, 2004

O dobro, o roubo, o pobre e o rock-lover 

1 - As importações portuguesas cresceram o dobro das exportações no primeiro semestre, fazendo com que o défice da balança comercial se agravasse em 19,1 por cento, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Uma desgraça. E ainda há quem fale em retoma da economia e eleja as portagens nas SCUT e as taxas na Saúde como tema principal da conversa.

2 - O Estado e outras entidades públicas devem 7507 milhões de euros à Caixa Geral de Aposentações (CGA) das contribuições que não entregaram nos últimos onze anos, diz um estudo da CGTP.

Uma vergonha. A ser verdade, era bom saber-se os nomes dos autores do roubo e para onde foi o dinheiro.

3 - Portugal ocupa o segundo lugar, atrás da Grécia, no que toca aos níveis de pobreza da antiga UE a 15. O relatório da agência Habitat das Nações Unidas aponta que cerca de 22 por cento da população portuguesa "está em risco de pobreza ou vive com um salário que equivale a menos de 60 por cento da média nacional de rendimentos".

Uma tristeza. É cerca de um quarto dos nossos conterrâneos, dois milhões e meio de pessoas.

4. Ao mesmo tempo, o líder do Governo deslocou-se ontem à noite ao Pavilhão Atlântico para assistir ao primeiro concerto da cantora norte-americana Madonna.

Nada melhor para o rock-lover PSL. Os graves problemas do país são para depois e, sobretudo, para os outros.

Nota: Nem tudo é negativo. Quando deram pela presença do actual Chefe do Governo, os espectadores assobiaram e patearam. Talvez porque entendiam que o lugar dele não era ali, ou por asco ao indivíduo.

Bastaria 

No Memorável de hoje:

- A falta de enfermeiros (Público, Lisboa)
- O problema turco (Público, Lisboa)
- Santana vaiado no Atlântico (A Capital, Lisboa)
- Bastaria um golpe de asa (A Capital, Lisboa)
- El neopopulismo de ZP (ABC, Madrid)
- Vasquismo y catalanismo (ABC, Madrid)
- Putin y el encastillado (ABC, Madrid)
- A primeira foto de um planeta extra-solar (Le Figaro, Paris)
- Caminhar sobre a água, milagre da robótica (Le Monde, Paris)
- Que está a empurrar as Pioneer para trás? (Le Temps, Genève)

segunda-feira, setembro 13, 2004

Sofisticado 

A cidade é muito pequena, cerca de 40 mil eleitores. São 10 da manhã. A zona é de pouco movimento, há carros estacionados nos passeios. O céu está enevoado. Ninguém no café. Nas duas lojinhas, só os quatro empregados; na rua, ninguém. Nas janelas dos apartamentos, nenhuma alma; pouca roupa estendida a esperar o Sol.

Aparece um cidadão de cor preta lá ao fundo, subindo no sentido norte-sul. Vem em plena acção de marketing, colocando "publicidades" nos vidros dos automóveis. Minutos depois, aparece outro da mesma cor, descendo no sentido sul-norte, a fazer o mesmo trabalho. Não se olham e não se cruzam: chegados perto um do outro, retornam; cada um pelo caminho por onde chegou.

Claro, o curioso não resistiu e foi oferecer-se para público-alvo da campanha de promoção. Abeirou-se dos carros, pegou nos papéis e leu.

No primeiro: "Mestre Professor Kalifa. Não há problema sem solução. Encontra-se no nosso país um grande mestre professor de Astrologia, internacionalmente reconhecido com 23 anos de experiência". Segue-se o que o homem promete, resolver o mau olhado, amarrar mulher em 7 dias e homem em 8, bons negócios e felicidades parecidas.

No segundo: "Poder espiritual. Medium vidente. Curandeiro. Mestre Mama Dou Ba. Especialista em todos os trabalhos ocultos". As promessas eram iguais às do outro.

Que tamanhos aldrabões andem a enganar os crentes, que as autoridades lhes permitam roubar os pobres de espírito - e, nalguns casos, os pobres de bens materiais - entendo. O que me fez confusão foi o facto de nos papéis cada um informar dois telefones diferentes e os consultórios virem anunciados como sendo na mesma rua, mesmo prédio, mesmo andar, mesmo apartamento e mesma porta.

Acelerei o passo atrás de um dos agentes publicitários e, quando o apanhei, o diálogo foi breve, assim:

- Ié, pá. Kalifa e Mama Dou Ba são primos ou o mesmo?
- Oi, meu. Tu nentende. É o mesmo.
- Com 2 nomes, quatro telefones?
- Ó, pois tem de sê. É marketim.
- Mas...
- É. Astrólogo atende os tarado dos astro; Vidente, os doente do visão do alma. O gajo faz os dois.
- Mas...
- Sofisticado, tás a ver?

Pela culatra 

Parece que o propagandista-mor do Governo, de sua graça Luis Delgado, vai ser nomeado presidente do maior grupo de comunicação social do Estado, a Lusomundo Media. O homem não tem qualquer experiência em gestão profissional de empresas, como era suposto ser exigido; mas isso também não tem grande importância.

Na verdade, acontece com ele o que acontece com os políticos: desempenham funções para as quais não estão profissionalmente minimamente preparados.

Só que há uma coisa que, a prazo, talvez lhes faça sair o tiro pela culatra: toda a gente entender que o indivíduo vai ser remunerado pelos favores que fez a quem o vai nomear.

Se o tiro ferir o atirador - ou seja, se à actual suceder dentro de dois anos outra maioria política - fica para a pequena História a desgraça que se abateu sobre mais um idiota útil, espantado do poleiro para os novos donos lá colocarem outro papagaio. O seu.

Indefinido 

Madonna aí está, tudo indica que para mais um estrondoso sucesso, sem alguma vez este observador ter percebido o fenómeno da sua popularidade. A rapariga tem um rosto vulgar, incaracterístico, indefinido. Sem um traço particular que o marque, o individualize e o faça recordar. Os olhos, inexpressivos, não olham. Quando fala, não comunica. A música é igual à dos outros. A cenografia, a coreografia e a iluminação, idem. Nada de novo no guarda-roupa.

Diz-se que antes de cada espectáculo demora 58 minutos a maquilhar-se e a vestir-se.

Deve ser por isso que fica distante. Despenteada, descalça, mãos sujas, nódoa nos calções, sozinha e com olheiras talvez seja uma mulher atraente e até apaixonante.

Idea equivocada 

No Memorável de hoje:

- o Partido-telejornal; o Tabu da Maçonaria; a Tragédia de Beslan, por Eduardo Cintra Torres (Público, Lisboa)
- A suposta homosexualidade de Paulo Portas (A Capital, Lisboa)
- Descobertos novos "animais cavernícolas" (Jornal do Brasil, Rio)
- Quando um burro fala (Jornal do Brasil, Rio)
- Idea equivocada de Europa (ABC, Madrid)
- 123 000 anos de arquivos climáticos (Le Monde, Paris)
- La marque Mourinho (Le Monde, Paris)
- O lobo e a crise do pastoreio (Le Monde, Paris)

domingo, setembro 12, 2004

Peligrosas reflexiones 

No Memorável de hoje:

- Irritações a mais (Público, Lisboa)
- Os Pactos de Regime (Público, Lisboa)
- Las peligrosas reflexiones de Zapatero (ABC, Madrid)

sábado, setembro 11, 2004

Não vai 

Muitas pessoas pensam que a nova Lei do Arrendamento vai fazer com que reapareça o mercado do arrendamento nas cidades.

Estão enganadas, pois esse mercado já existe. Há por todo o país muita habitação, escritório e loja para alugar.

Resta, então, a questão de se saber se tal mercado vai aumentar, se vai haver ainda mais habitações, escritórios e lojas para arrendar.

Não vai.

Quem precisa de habitação compra-a e só não a compra se tiver um IRS que impeça o banco de acreditar que pode pagar 60, 70 ou 80 contos por mês. E se não pode pagar à instituição bancária, também não pode pagar ao senhorio. Mas os que podem dispender aquela verba pela casa - os números são mais ou menos os mesmos para compra ou aluguer, com tendência para estes últimos serem mais elevados - preferirão certamente entregar a renda todos os meses ao banco e ficarem com a propriedade, em vez de a pagarem ao dono do andar e ficarem sem nada.

Por outro lado, quem tem dinheiro para comprar um apartamento com a ideia de o alugar raramente faz bom negócio. Um T3 que custe 26 mil contos - mais escritura, impostos e despesas de manutenção - não rende essa importância em 30 anos a 70 contos em média por mês. Assim não é previsível que surjam muitos mais candidatos a senhorios.

Quanto aos escritórios e lojas, o mercado está comprovadamente saturado.

10 ou 11 

O contexto é este: há universidades e cursos superiores a mais - por força da megalomania geral e de investimentos mal estudados pelos empresários do Ensino - e há cada vez menos alunos - por força da baixa da natalidade.

Assim sendo, compreende-se que cada faculdade tudo esteja a fazer para captar no mercado o maior número de jovens. Até aceitar candidatos a Medicina com nota inferior a 18.

E também se compreenderá que, se não acabarem alguns cursos e fecharam algumas universidades, dentro de pouco tempo tenhamos médicos que iniciaram a sua formação superior com nota de 10 ou 11, ou mesmo negativa.

Queria 

- Haverá alguém que consiga ver do princípio ao fim um telejornal das 20h00 das tv´s portuguesas, seja o da RTP, o da SIC ou o da TVI? Queria acreditar que não.

- As duas raparigas italianas e os dois jornalistas franceses vão morrer às mãos dos radicais árabes que os raptaram no Iraque? Queria acreditar que não.

- Ainda há no Ocidente quem "compreenda" os terroristas islamitas e "explique" o ódio desta gente por causa da pobreza? Queria acreditar que não.

- Será sinal de confissão do crime de pedofilia o facto de há muitas semanas não se ouvir falar de Carlos Cruz, nem se ouvir qualquer palavra da boca deste ou da boca da mulher? Queria acreditar que não.

- É verdade que Mário Crespo, também conhecido por "Carlos Pinto Coelho dos pobres", vai continuar a apresentar o "Jornal das Nove" da SIC Notícias? Queria acreditar que não.

- Será incontestável que um adolescente é quase sempre, das 08h às 08h, um aborrescente? Queria acreditar que não.

- A crescente diminuição de postos de trabalho e o correspondente aumento do desemprego prenuncia explosões sociais? Queria acreditar que não.

- É possível que o PSD concorra sozinho às próximas eleições legislativas e PSL ganhe com maioria absoluta? Queria acreditar que não.

- Será inevitável termos em Belém, depois das presidenciais, um Presidente igual ao actual? Queria acreditar que não.

- Falta alguma coisa a Sócrates, à pessoa e à imagem, para impedir uma maioria de Santana? Queria acreditar que não.

- O vinho deste ano vai ser menos e de menor qualidade do que o do ano anterior? Queria acreditar que não.

- Vão ser necessárias mais uma ou duas décadas para haver directores e professores que se convençam de que é necessária na escola uma rigorosa cultura de exigência? Queria acreditar que não.

- Ninguém sabe neste momento como acabar com o terrorismo islamita? Queria acreditar que não.

- É impossível vencer a guerra contra o terror sem mais e mais terror contra o terror dos terroristas? Queria acreditar que não.

- Etc, etc? Queria acreditar que não.

A IV guerra mundial 

No Memorável de hoje:

- Primeira foto de um planeta extra-solar? (Público, Lisboa)
- A IV guerra mundial (ABC, Madrid)
- Genesis: esperança de salvar a missão científica (Le Monde, Paris)

sexta-feira, setembro 10, 2004

Não é 

Informa o semanário da Diocese que o projecto para a nova Basílica de Fátima é da autoria do grego Alexandros Tombazis, o mesmo que concebeu uma Mesquita para o Dubai.

Não deixa de ser estranho, à primeira vista, que isto aconteça em plena guerra mundial entre islamitas e os outros habitantes da Terra: os dois lados fazerem as encomendas ao mesmo homem. Mas não é.

Na verdade, construir templos é negócio estranho aos combates (40 milhões de euros no caso do templo católico). Além de que uma Basílica e uma Mesquita servem para o mesmo, para o culto religioso de multidões. E, no fundo, em matéria de irracionalidade (ou de fé, para os crentes), as duas religiões - Catolicismo e Islamismo - são iguais. Por isso o que distinguirá os edifícios serão pormenores de arquitectura, cenografia, iconografia, guarda roupa e adereços. O mesmo arquitecto pode facilmente fazer os dois, basta estudar as tradições.

Facilita, claro está, se for ateu. E frio, independente, como o traficante que fornece armas aos dois lados em conflito.

Que não é o caso. Aqui, o máximo que se poderia dizer é que o grego entrega, chave na mão, o local para a formação espiritual - teórica - dos combatentes.

Pedroso 

O que o Ministério Público relata sobre o envolvimento do deputado socialista Paulo Pedroso no processo de pedofilia da Casa Pia pode ser lido aqui ou aqui.

Terrorismo global 

No Memorável de hoje:

- Quels nouveaux risques d'attentats? (Le Figaro, Paris)
- La imparable progresión del terrorismo islamista (La Vanguardia, Barcelona)
- Terrorismo global (ABC, Madrid)
- Na quarta guerra mundial (Jornal de Notícias, Porto)

quinta-feira, setembro 09, 2004

Cuidado com este 

Cuidado com o ministro António Mexia. Foi presidente da GALP Energia meses a fio, da qual saiu para entrar no Governo. A saída aconteceu apenas cerca de 15 dias antes do incêndio e explosões que aconteceram nas instalações da empresa em Leça da Palmeira e de que resultaram 32 feridos. A comisão de inquérito concluiu pela responsabilidade da GALP, na medida em que não foram cumpridos os procedimentos de segurança, os trabalhadores não tinham o treino necessário e o plano de emergência era confuso e difícil de apreender.

Mexia foi o presidente - o primeiro responsável, goste-se ou não - até duas semanas antes do acidente. Confrontado pela imprensa com a sua responsabilidade, disse que as normas eram para cumprir e que já há muito que não estava ligado à empresa "como sabem".

Este homem não é de confiança. E se houvesse Primeiro Ministro, seria demitido amanhã. Por telefone.

Sinais do atraso - 56 

"Amostra de vento"
O jornal "Público" titula na primeira página de hoje: Cápsula com Amostras do Vento Solar Despenhou-se nos EUA

Mas não explica o que são "amostras" de vento, nem o que é "vento solar", nem como é que "amostras do vento solar" podem ser guardadas numa caixa. Obviamente.

Que 3 ou 4 jornalistas não tenham entendido o que fez a nave Genesis (há quem prefira chamar-lhe sonda ou cápsula) no Espaço e o que trazia para a Terra, vá que não vá.

Agora que chefes e redactores ignorem - vamos crer que momentaneamente - que "vento" é uma deslocação do ar atmosférico provocada pelas diferenças de pressão; que "amostra" é uma pequena quantidade de qualquer coisa; que não pode haver "amostras de vento"; que "vento solar" é uma metáfora; que nenhum "vento" pode ser metido numa embalagem e transportado de um local para outro; que uma "cápsula com amostras do vento solar" é um perfeito absurdo... isso já é sinal do grande atraso que nos separa do povo cujos cientistas conseguiram captar no Espaço minúsculos pedacinhos do Sol resultantes das explosões que nele ocorrem, os quais infelizmente podem ter-se perdido na chegada à Terra porque a Cápsula com Partículas do Sol Despenhou-se nos EUA.

"Bye bye", moedas de 1 e 2 cêntimos 

No Memorável de hoje:

- Putin rectifica (ABC, Madrid)
- "Pílula do dia seguinte" grátis e sem receita na Catalunha (La Vanguardia, Barcelona)
- A Terra foi "fecundada" por bactérias extraterrestes? (Le Monde, Paris)
- O whisky (Le Monde, Paris)
- Cassini descobriu novo anel em Saturno (BBC Brasil)
- Bye bye la mitraille (Le Soir, Bruxelas)

quarta-feira, setembro 08, 2004

1 001 

Até ontem tinham sido mortos no Iraque 1 001 soldados americanos, segundo as contas do Pentágono.

O número provoca muitas reflexões. Ficam duas, simples.

- É preciso um povo ser animicamente muito forte para aguentar tamanha desgraça.
- Mete medo pensar na possibilidade de eles um dia se fartarem e mandarem as tropas regressar a casa.

Aliados 

"A Rússia está pronta para atacar as bases terroristas em todas a regiões do mundo", preveniu o general Chefe do Estado Maior do Exército.

Finalmente Israel, Estados Unidos e Inglaterra ganharam um aliado de peso. Veremos o que farão a Alemanha e a França se um dia forem atacados pelos islamitas e correr por lá muito sangue de vítimas civis inocentes.

A Espanha do socialista Zapatero já sabemos: foge para casa.

A Satanás 

Churchill teve um dia esta palavra definitiva: "Se o senhor Hitler tivesse a intenção de invadir o Inferno, eu manifestaria a minha simpatia a Satanás perante a Câmara dos Comuns".

E eu - aqui - a Putin, depois do massacre dos inocentes na escola de Beslan. E a Fidel Castro ou Hugo Chávez ou Eduardo dos Santos ou a mais meia dúzia de personagens da mesma tipologia se um dia os radicais islamitas lhes baterem à porta.

Acordar 

Na sequência do rapto de duas funcionárias italianas de uma Organização Não Governamental, o coordenador das actividades das ONG's no Iraque anunciou que a maioria destas entidades prepara-se para deixar o país.

Supõe-se que estão a acordar do sonho com que para lá foram. E espera-se que quando abrirem de vez os olhos entendam que os terroristas islamitas estão a marimbar-se para o seu meritório trabalho e não respeitam minimamente as organizações humanitárias ocidentais na guerra feroz que declararam ao Ocidente.

Imagino a dimensão do choque e da dor que todo este pessoal de boa vontade - certamente todo anti-americano - vai sentir. Uma espécie de "11 de Setembro" a desabar sobre cada um deles - tão chocante e doloroso como o trágico atentado que há três anos feriu os EUA.

Putin 

No Memorável de hoje:

- Entrevista com Putin (Le Temps, Genève)
- A grande incógnita das reservas de petróleo (Le Monde, Paris)
- La confusion de l'Occident (Le Figaro, Paris)
- Academia de Medicina de França pronuncia-se contra a homeopatia (Le Figaro, Paris)

terça-feira, setembro 07, 2004

17h15, Genesis 

A nave Genesis regressa amanhã à Terra pelas 17h15, hora de Portugal. A bordo traz partículas do Sol! Tão preciosa carga vai ser apanhada no ar por helicópteros pilotados por aventureiros de Holywood e o acontecimento pode ser seguido em directo aqui, através da NASA TV. Antes, pode ficar a conhecer muitas e extraordinárias informações sobre este espantoso feito lendo os dois textos, um do "Le Figaro" e outro do "Le Temps", indicados no "post" seguinte.

Haverá alguém que nunca tenha sonhado agarrar com as mãos um pouco de Sol?

Alguns cientistas vão fazê-lo, se tudo correr bem - esperemos que sim - amanhã à tarde. Invejo-os.

E imagino quão emocionados dentro de dias vão tocar - com sofisticadissimos braços, mãos e dedos - naqueles infinitesimais pedacinhos. Acho que vão sentir o que sentiria um crente a tocar em Deus.

Papagaios 

No Memorável de hoje:

- Papagaios usam a língua para falar como os humanos (BBC Brasil)
- Pólo Norte já foi subtropical (BBC Brasil)
- Partículas solares nas mãos de "cascadeurs" (Le Temps, Genève)
- Genesis traz partículas do Sol (Le Temps, Genève)
- Jornal mais lido na Suiça é um gratuito (Le Temps, Genève)

segunda-feira, setembro 06, 2004

Considera-se 

O IFADAP - Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas tem um "site" cujo objectivo parecia ser o de melhorar o acesso do público à informação, a acreditar em palavras ali escritas pelos responsáveis, os quais também diziam pretender que as informações aqui contidas sejam actualizadas e rigorosas e também asseguravam o compromisso de corrigir todos os erros que nos forem comunicados.

Seria bonito e louvável, se não fosse uma mentira sem vergonha. Para começar... tão útil objectivo consta do primeiro parágrafo de um documento intitulado "Declaração de Exoneração de Responsabilidade" apresentado logo na primeira página do referido "site".

Depois, o que diz a Declaração no parágrafo seguinte? Isto: Todavia, o IFADAP não assume qualquer responsabilidade relativamente ao material de informação contido neste sítio.

Porquê, estranha-se, se o dito "material de informação" é lá colocado por eles? Porque, escrevem eles logo a seguir, este material é constituído por informações de carácter geral e não é necessariamente exaustivo, completo ou rigoroso, além de mais umas razões completamente irrelevantes. Como se não bastasse de disparates, eles acrescentam este outro: não se pode garantir que um documento disponível em linha reproduza exactamente um texto adoptado oficialmente. E insistem: por conseguinte, só a legislação publicada na sua versão em papel no Diário da República e no Jornal Oficial das Comunidades Europeias em língua portuguesa é considerada autêntica.

Realmente parece mentira. Mas é verdade. O documento pode ser lido na íntegra também aqui, onde fica guardado para riso futuro.

Resta o óbvio: ao não assumir a responsabilidade pelas informações que divulga, o IFADAP considera-se irresponsável; ao prestar informações de carácter geral, considera-se leviano; ao publicar material que não é rigoroso, considera-se mentiroso e ao não garantir a veracidade dos textos em linha, considera-se incompetente para o efeito. Além de que, nestes termos, o seu "site" não serve para nada. Rigorosamente.

Horror y terror 

No Memorável de hoje:

- Prisão perpétua na China para pornografia na web (BBC Brasil)
- Sharon ofereceu ajuda a Putin (La Vanguardia, Barcelona)
- Horror y terror (ABC, Madrid)
- Turquia na União Europeia? (ABC, Madrid)
- A Esquerda enganou-se - II (A grande ilusão), por António Barreto (Público, Lisboa)

domingo, setembro 05, 2004

Terrorismo islâmico 

No Memorável de hoje:

- A Esquerda enganou-se - I (Grandes esperanças) por António Barreto (Público, Lisboa)
- Putin anuncia "mão dura" (ABC, Madrid)
- Terrorismo islâmico na Rússia (ABC, Madrid)

sábado, setembro 04, 2004

Luz vermelha 

A Comissão Europeia mandou para o caixote do lixo o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), como aqui em Anagarú tem sido sublinhado, e a até agora imperiosa obrigação de os países respeitarem o limite de 3% do PIB para os desvios orçamentais foi reduzida a uma mera referência. Isto é, em resumo: todos os 25 da UE vão poder apresentar um número superior de défice público... desde que posteriormente o justifiquem.

Pois o Expresso vende na manchete da edição de hoje uma versão diferente. Escreve: Défice em 2005 acima dos 3% - Bagão tem "luz verde" de Bruxelas.

E o semanário tem, obviamente, "luz vermelha" de pelo menos alguns leitores, seja o título um simples disparate ou uma grosseira manipulação a favor do governo. Tanto faz, pois dá no mesmo.

O Pacto e o destino 

No Memorável de hoje, os três primeiros textos contêm informações prestadas por reféns sobreviventes da tragédia provocada na escola de Beslan, Ossétia do Norte, na Rússia, por terroristas islamitas tchetchenos e de outras nacionalidades.

- Terrorista explodiu-se junto das crianças (ABC, Madrid)
- "Davam tiros para o tecto para calar os bebés" (BBC Brasil)
- Mataram todos os feridos (BBC Brasil)
- O Pacto e o destino (Público, Lisboa)

sexta-feira, setembro 03, 2004

Barguti 

No Memorável de hoje:

- Bruxelas "rasga" o pacto de estabilidade (Le Figaro, Paris)
- Barguti, o futuro "Mandela palestino"? (La Vanguardia, Barcelona)
- "Orrorin tugenensis" já caminhava de pé há seis milhões de anos (ABC, Madrid)
- O Deus do mercado e o mercado de Deus (Jornal do Brasil, Rio)
- Descoberto fóssil de réptil não conhecido (Jornal do Brasil, Rio)

quinta-feira, setembro 02, 2004

Abortos 

Aborto 1 - Numa tentativa de emendar a mão, alguém da maioria governamental enviou à Figueira da Foz, de encontro aos tripulantes do Barco do Aborto, uns deputados de segunda linha do PPD e do PP para debaterem com os navegantes a temática da interrupção da gravidez.

Tratava-se de anular as críticas que de todos os lados choveram sobre a decisão do governo de impedir a entrada do pequeno navio em águas nacionais, nomeadamente as mais certeiras e contundentes interna e externamente: as que sublinhavam o atentado contra a livre expressão de pensamento concretizado na proibição implícita de alguns cidadãos nacionais e estrangeiros falarem sobre o aborto dentro de Portugal.

Mas a iniciativa foi mais uma parolice de inábeis pacóvios. Toda a gente com neurónios em estado normal percebia que seria um fracasso - pois ninguém da Women on Waves e dos seus amigos portugueses aceitaria debater fosse o que fosse sem o barco atracado no cais.

Aborto 2 - O que mais impressiona nestas cenas sobre abortar ou não abortar - como, também, sobre a eutanásia - é ainda existirem pessoas que pensam e agem como se a legalização daqueles actos não fosse uma inevitabilidade dentro de poucos anos.

A inevitabilidade decorre da necessidade. E esta existe. Ou não é verdade que as mulheres necessitam de dispôr livremente do seu corpo e que os doentes necessitam de dispôr livremente das suas vidas? É claro que sim. O resto é religião.

Uma vítima de Alá 

"Não posso lutar pelos meus ideais", lamentava uma miúda muçulmana depois de dizer que não estava de acordo com a lei do véu que hoje entrou em vigor em França. Parecia ter uns 14 ou 15 anos, em substituição do véu usava uma tira de pano preto na cabeça e pediu para ser filmada pela câmera da televisão de modo a que não se lhe visse o rosto. Por ter vergonha de o mostrar em público.

Foram criminosos que meteram na cabeça desta criança que "lutar pelos seus ideais" seria usar o véu. Que a humilha, que a discrimina em relação aos rapazes, que a caracteriza como o Islão a vê e a manda ver - um ser secundário, um objecto para despejar esperma, uma escrava para tratar da roupa, da comida e da limpeza da casa, pouco mais do que um animal propriedade de um dono.

Pobre garota. Será que um dia vai compreender que foi uma vítima de Alá e seus adoradores? Viverá o tempo suficiente para ainda vir a ter como ideal lutar pela liberdade? Agradecerá alguma vez ao Ocidente por a termos obrigado a tirar o véu? Duvido. Como as coisas estão, o Corão é um mal para mais gerações.

"Abaixo o Islão!" 

No Memorável de hoje:

- El órdago checheno (ABC, Madrid)
- La Europa fané y descangallada (ABC, Madrid)
- O Estado ao serviço de um grupúsculo (Público, Lisboa)
- No Nepal: "Abaixo o Islão!" (Público, Lisboa)

quarta-feira, setembro 01, 2004

Ruindades 

Perguntas - Porque é que a "gritaria" da comunicação social é maior no caso dos jornalistas franceses raptados no Iraque do que foi no caso do jornalista italiano raptado e decapitado na mesma zona de guerra e pelos mesmos criminosos?

Será que no caso dos franceses há mais notícias, entrevistas e comentários porque a França se opôs à intervenção militar da coligação e Chirac dá uns certos ares de esquerda não alinhada, ao contrário da Itália que esteve sempre ao lado dos EUA-Grã Bretanha e Berlusconi é assumidamente de centro direita?

Seja por que for, não custa ver profissionais tratarem da vida e morte de colegas de forma tão diferente?

Sem testemunho - O antigo presidente da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, falou ontem em sua defesa no Tribunal Internacional de Haia durante quatro horas. A imprensa resumiu o discurso em quatro linhas.

Porque será que o testemunho de um dos protagonistas da última guerra na Europa não foi "notícia"? Terá sido porque o homem diz o que para a maioria da malta das redacções não deve ser dito?

Que sorriso? - A Alemanha confirmou nova violação do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC): para este ano o governo alemão prevê que o deficit orçamental ultrapasse o limite dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e para 2005 admite que fique à volta dos 3.

No resto da Europa, a avaliar pela opinião publicada nos jornais, pressente-se que está para breve o pontapé final - e oficial - naquele número.

Depois de chutado, que sorriso - tem de ser um sorriso para as câmeras, claro! - farão a ex-ministra Manuela Leite e o ex-primeiro ministro José Barroso? De inocente, de arrependido, convencido, amarelo ou corado de vergonha? Veremos.

Certo é que não são gente de nos pedir desculpas pelos disparates. Por isso, podemos imaginá-los na intimidade, longe das câmeras, a meter a cabeça na areia ou a assobiar para o ar.

Clara 

No Memorável de hoje:

- Clara, uma estrela no século XVIII (Le Temps, Genève)
- Une méthode face à l'horreur (Le Figaro, Paris)
- Milosevic acusa o Vaticano e a Alemanha (La Vanguardia, Barcelona)
- Descobertos mais 2 planetas extra-solares (ABC, Madrid)
- Lula perdoa dívida de Moçambique (Jornal do Brasil, Rio)
- Louvor a Paulino António por Vasco Graça Moura (Diário de Notícias, Lisboa)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?