<$BlogRSDUrl$>

sábado, julho 31, 2004

Ruindades 

156. Começa assim um texto que um ex-ministro da Educação publica hoje no jornal "Público":

"Para quem acha que sem teatro não há espaço público (é mesmo assim, e desde os gregos: sem teatro não há espaço público!) a coincidência..."

O homem permanece com a cabeça na Antiguidade. E, assim, o cérebro dele não tem capacidade para receber e armazenar informação dos e sobre os novos palcos da Actualidade, entre eles, a título de exemplo, milhares de estações de televisão e número superior de estádios e discotecas.

Além das nossas casas, com acesso - 24 horas por dia - a milhões de CD´s e de DVD's. Sem falar na Internet, que para aquele ultrapassado - que nos governava há dois anos atrás e isto é que é grave - deve ser coisa do demónio, incompreensível, de outro mundo e inutilizável.

Rapidinho - 2 

- Figo revelou que o Real Madrid não pretende renovar o contrato com ele. Camacho já o havia deixado no banco, há uma semana atrás, no jogo com o Benfica. Scolari já o tinha retirado do campo na batalha com a Inglaterra, no Euro, que venceu; o mesmo Scolari não o afastou da final com a Grécia... e fez-nos perder a Taça da Europa. Quatro momentos no caminho em direcção ao inevitável fim.

- O que se passa em Darfur é simples: os árabes sudaneses matam os não-árabes sudaneses. Por não orarem a Alá e a Maomé. E a gente não dá importância a mais este crime dos muçulmanos.

- Soube-se hoje que o preço do arroz, no produtor, caiu para metade. Eu, consumidor, não dei conta.

- A partir de amanhã a Região Autónoma dos Açores fica reduzida a metade e Portugal deixa de ser soberano em muito Oceano Atlântico. Por força de um qualquer regulamento da União Europeia, a Zona Económica Exclusiva nas ilhas açorianas (o mar, e que mar!) passa de 200 para 100 milhas.

Ainda lhes chamam "irracionais"... 

No Memorável de hoje:

- Entenda a polémica em torno dos subsídios agrícolas na OMC (BBC Brasil)
- Os animais também têm uma cultura (Le Figaro, Paris)
- Válvula cardíaca é trocada sem cortes (Jornal do Brasil, Rio)
- Fortes críticas ao discurso de Kerry (Jornal do Brasil, Rio)
- Muita especulação no aumento do preço do petróleo (Le Soir, Bruxelas)
- Mínimo subiu para € 29,31 (Notícias Lusófonas)

sexta-feira, julho 30, 2004

Sinais do atraso - 50 

De cidade
A Direcção Geral dos Assuntos Florestais prometeu à Câmara de Murça meios de transporte para os guncionários circularem nas matas em acção de prevenção contra os incêndios. Prometeu e cumpriu. Assim: em vez de veículos todo-o-terreno capazes de rodar nos caminhos de terra batida, enviou dois carros de cidade: um Clio e um Yaris. Com ar condicionado.

Em equipa
Há pior. Aqueles carros deveriam servir para transportar "equipas" de 3 vigilantes. Que, em grupo, todos juntos, lá andariam pelas picadas de olho e nariz atentos ao mais ligeiro sinal de fogo.

Ou seja: os tipos dos Assuntos Florestais não preferiram equipar os vigilantes, cada um, com uma moto, para, cada um, percorrer um trilho e os três, no final do dia, terem rendido o triplo do que teria rendido a "equipa".

Pior
Ainda há pior. Ninguém foi despedido da dita Direcção Geral dos Assuntos Florestais por causa disto e certamente que não será.

"Mais notícia"
No jornal das 13h00 da rádio estatal ouviu-se o chefe dos bombeiros dizer que afinal só tinha ardido 20% do Convento do Beato, em Lisboa, contrariamente aos 70% que tinham sido noticiados durante a madrugada e a manhã.

Para o ouvinte o alívio durou pouco, pois na mesma rádio, a RDP, às 13h20 - vinte minutos depois do desmentido - no "Portugal em Directo" um distraído jornalista voltou a insistir nos 70%.

Claro, com 70 em vez de 20 a notícia era "mais notícia", embora fosse uma mentira.

Porcaria
Na exumação do cadáver, de que falei há três dias, o coveiro pegou sem luvas nos restos mortais. Feito o trabalho de recolha dos ossos, depositados os mesmos na pequena urna, o homem não lavou as mãos.

Claro que também fez o trabalho sem máscara e sem fato impermeável aos milhões de virus e bactérias. E estou certo de que a roupa que tinha colada ao corpo não foi, em casa, desinfectada com lixívia.

Em pensamento 

Há um minuto atrás - o tempo que demorei a sair dele e a entrar no Blogspot - o Google tinha feito o seguinte nos 0,36 segundos anteriores:

- leu 4,285,199,774 páginas da web
- encontrou 4,370,000 "Shirley"
- escreveu 4 linhas sobre cada local onde "ela" estava.

Sinto-me batido. Não consegui ser tão rápido em pensamento.

"Os maus e os péssimos" 

É o título do notável texto que José António Barreiros publica no "Diário de Notícias" de hoje e que está guardado no Memorável.

Começa assim: "Quando um partido, que é um dos dois maiores partidos portugueses, apenas consegue oferecer como primeiro-ministro para Portugal uma pessoa como Pedro Santana Lopes, esse partido está morto."

Até Mercúrio! 

No Memorável de hoje:

- Desgostos (Diário de Notícias, Lisboa)
- Os maus e os péssimos (Diário de Notícias, Lisboa)
- É necessário ter medo das nanotecnologias? (Le Temps, Genève)
- Padre e freira apanhados na "tentação" (BBC Brasil)
- Forte crescimento dos lucros das empresas dos EUA (Le Monde, Paris)
- Até Mercúrio, em 2011! (ABC, Madrid)
- Mohamed VI, un lustro sin lustre (ABC, Madrid)
- Decifrada a bactéria do acne (Jornal do Brasil, Rio)

quinta-feira, julho 29, 2004

"Jetz" 

No Memorável de hoje:

- Vai haver vida em Titã? (Le Figaro, Paris)
- Sharon recebeu 200 judeus franceses que sairam para Israel (La Vanguardia, Barcelona)
- EUA testam o "Jetz" (flecha) de Israel (ABC, Madrid)
- Salário mínimo: 18 euros (guine-bissau.com)
- Os trabalhos de Barroso - 2 (Público, Lisboa)

quarta-feira, julho 28, 2004

Ruindades 

155. No Telejornal do segundo canal da RTP - a televisão do Estado - hoje, às 22h00, nenhuma referência à cimeira da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que terminou em S. Tomé e Príncipe e que motivou a ida à ilha maior deste País (são só duas) de vários chefes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Timor.

Realmente, a CPLP não tem passado de uma intenção já com nome. Mas o Estado português podia, através da sua televisão, ter fingido que era já uma realidade com utilidade - por exemplo em África, na União Europeia, na América do Sul, na ONU, na Ásia e na Oceania.

Teria sido uma mentira piedosa, é verdade. Mas das outras que nos servem sem piedade estamos já, todos os dias, bem servidos. E acho que naquela cairíamos que nem anjinhos de duas asas.

Sinais do atraso - 49 

Repulsivo
O chafariz continua a verter, como há mais de 100 anos, água cristalina. E a população do bairro continua, como há mais de 3 gerações, a levá-la para casa. Só mudaram os recipientes, hoje são garrafões de plástico, ontem eram de vidro resguardado por palhinha e anteontem eram cântaros de barro.

Pois os serviços municipais decidiram colocar os caixotões para depósito dos lixos domésticos... a cinco metros do fontanário. Em consequência, a um metro da bica quem manda nos ares - de vários e asquerosos odores - são as moscas e nenhum munícipe consegue escapar ao repulsivo toque destes nojentos animaizinhos.

Sem sombra de dúvida 

No Memorável de hoje fica a crítica violentissima ao PM feita pelo director do jornal Público, de Lisboa, que a titulou de "Sombras no Parlamento".

terça-feira, julho 27, 2004

Como lava de vulcão 

Fui à exumação, hoje de manhã, dos seus restos mortais. Enquanto caminhava cemitério dentro em direcção ao túmulo aconteciam em simultâneo - e em turbilhão, embora calmo, mas ardente, como lava que escorre pelas encostas suaves de um vulcão - várias coisas dentro de mim, as mesmas que desde há 50 anos de quando em quando me atormentam: sentia mais pesado o peso da sua falta, chateava-me por tudo o que não aconteceu, recordava a revolta por nunca me terem deixado sentar no colo dele, por nunca ter passeado de mãozita dada na dele, por nunca lhe ter puxado os pelos do bigode, por ele ter sido proibido de me afagar os cabelos, de me dar carinhos, rebuçados, chupa-chupas, uma bola, um triciclo, uma bicicleta, conselhos, anedotas. Também ia convencido, na mesma onda, de que dentro da campa já só estava o pó do que tinha sido o corpo dele.

Não era assim. Todos os ossos estavam inteiros, do crâneo à tíbia e ao peróneo. Mais: os sapatos ainda existiam e, dentro deles, as meias; e dentro das meias as dezenas de ossinhos dos pés. Desde 13 de Junho de 1968, há 36 anos atrás.

O coveiro recolheu todos aqueles restos do meu avô materno (e eu senti-me bem por ser testemunha) para dentro da pequena urna onde a partir de agora vão ficar sob o número 72 dos "Antigos Combatentes".

Nunca me permitiram falar com ele sobre os combates. Minha mãe e minha avó contavam-ve que ele tinha sido um herói português da Primeira Guerra Mundial(a participação portuguesa pode ser lembrada aqui), mas nunca ouvi da boca dele as histórias que viveu.

Minha avó gostava de narrar que ele andou na guerra, na Flandres, que tinha sido gaseado, que - na falta de água - para matar a sede tinha sugado através de um lenço mijo de cavalo. Dizia-me também que ele não tinha ficado bom da cabeça devido aos gases e, por causa disso, quando regressou da guerra arranjou outra mulher e deixou-a. Também abandonou em casa o malão de madeira com que em 1916 partiu de Lisboa para combater em França. E que eu consegui herdar e exibo em lugar de destaque na minha sala de estar.

Foi por causa do divórcio que meu avô e eu fomos separados. Tudo o que dele sei é o que fica contado aqui atrás. E ele foi-se sem saber nada de mim. Não é que não quisesse. Até aconteceu - lembro-me, teria eu uns 11 ou 12 anos - que pediu à minha mãe - ela é que me disse - para lhe ir mostrar o netinho. A agora minha velhota - à altura uma mulher muito bonita - às escondidas da minha avó, levou-me; mas não guardei bem - talvez pela emoção - o rosto dele. Muitos anos mais tarde fui, com ela, ao seu funeral. Aí não tive a coragem de lhe olhar a cara no caixão.

Coisas da história da minha vida que não revelaria, este sentimental - como me custa a confissão! - se não estivesse para ser avô. Uma espécie de pai mais velho, imagino eu, e mais porreiro, fiche, camarada, cúmplice nas traquinices e sacanices. Que nunca tive. E que sempre me fez falta - como fica demonstrado pelo desgosto que está arquivado na minha memória.

Europa irrelevante 

No Memorável de hoje:

- Spirit e Opportunity, marcianos duros de roer (Le Temps, Genève)
- Navios roubam água do Rio Amazonas (Ambiente Brasil)
- Google em Bolsa a mais de 100 dólares (Le Soir, Bruxelas)
- Darfur e a relevância da Europa (Público, Lisboa)
- "Falhanço catastrófico" da NATO e ONU no Kosovo (Público, Lisboa)

segunda-feira, julho 26, 2004

Explicação 

São os números da OGE da Guiné-Bissau, é uma situação comum em praticamente toda a África e é uma das explicações para o facto de o "Continente Negro" ser o mais atrasado do Mundo:

"O Ministério da Defesa, como desde sempre, é o que maior verba vai receber, tendo-lhe sido afectado 21,74 por cento do total do OGE, isto é, 6.159 milhões de Francos CFA (9,4 milhões de euros), o que representa 4,23 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
A verba a atribuir à pasta da Defesa é quase três vezes superior à atribuída à da Saúde e quase o dobro à da Educação
". (Mais pormenores no Memorável)

Acresce que os militares deste País acham que ainda é pouco o dinheiro que lhes é destinado no Orçamento Geral do Estado.

Tem mais: a tropa pensa assim... apesar de mais de metade da verba do OGE ser proveniente de donativos (esmolas) da chamada "comunidade internacional".

Finalmente: para que missões de serviço público servem, realmente, estes tipos fardados? e porque é que nós, estrangeiros, lhes pagamos mais de metade do que custam as suas mordomias - carro, casa, cerveja, whisky, viagens, amantes?

A fórmula 

No Memorável de hoje:

- "Suicídio de Bin Laden" é isco de piratas na net (BBC Brasil)
- Santander é o primeiro banco da zona euro (Le Monde, Paris)
- Porque recusar a Turquia na UE (Le Figaro, Paris)
- O salário mínimo português é o mais baixo da UE-15 (La Vanguardia, Barcelona)
- Turismo funerário (La Vanguardia, Barcelona)
- OGE da Guiné-Bissau: tropa à frente (Notícias Lusófonas, Lisboa)
- A fórmula (Diário de Notícias, Lisboa)

domingo, julho 25, 2004

Chicotada 

Vão seis Secretarias de Estado para a província e o próximo Conselho de Ministros vai reunir no Porto.

O desperdício é absoluto e a irresponsabilidade é total.

Então porque vão e vai? Vão e vai porque o dinheiro a mais que aquilo custa não sai dos bolsos deles. Vão e vai sem rigorosamente nenhum benefício para nós - que lhes pagamos, dos impostos, as viagens, a alimentação e as dormidas - porque, no fundo, eles pensam que são os donos de nós. Tipo Idade Média, senhor feudal e seus forçados contribuintes. Escravatura.

Muita gente diz que parece uma brincadeira. No meu casebre, no meu modesto chão, assisto ao espectáculo e sinto que levei, escravo, uma chicotada.

Daí a revolta.

Por agora, por carta 

Os militares da Guiné-Bissau estão retirados da vida política activa. Formalmente.

Só para se dizer que estão. Pois continuam a deter o poder real. Desta vez - por agora - usaram-no por carta. Para exigirem a manutenção dos extraordinários privilégios salariais.

O salário mínimo no País anda pelos 25 euros, o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas ganha cerca de 4 600 e um duodécimo do Orçamento Geral do Estado é de menos de 8 200 000.

Vale a pena ler os 6º e 9º documentos arquivados no Memorável de hoje.

Não se lembraram 

O "Jornal de Notícias", o diário português que mais exemplares vende, publica hoje isto na primeira página:

"A sociedade internacional tardou em despertar para a tragédia que se instalou no Norte do Sudão, configurando a maior crise humanitária desde o Ruanda (1994), mas, após semanas de hesitações, os EUA reconheceram há dias, dois meses após a visita do secretário de Estado Colin Powell à região, a ocorrência de um genocídio"

Nem redactor nem chefias se lembraram de que os outros países da dita "sociedade internacional" ainda não o fizeram. Facto que não impediu o escriba e seus mandantes de criticarem os americanos por o terem feito com atraso.

Pode existir outra "leitura", está certo, devido a um facto de outra natureza: o de o texto estar muito mal escrito. Isto é, podemos ler ali que os EUA são a sociedade internacional.

Computadores inteligentes 

No Memorável de hoje:

- Identificado o menor peixe do mundo (BBC Brasil)
- Ordenadores inteligentes: hablan y entienden (La Vanguardia, Barcelona)
- Espanha fará referendo sobre a Constituição da UE (La Vanguardia, Barcelona)
- Uma Liga Árabe Europeia... (Jornal do Brasil, Rio)
- Google proibido na China por causa da pornografia (Le Soir, Bruxelas)
- OGE de Bissau é de € 98 milhões (Notícias Lusófonas, Lisboa)
- Guiné Equatorial na CPLP? (Notícias Lusófonas, Lisboa)
- Presidentes de Angola e Cabo Verde ausentes da cimeira da CPLP (Notícias Lusófonas, Lisboa)
- Guiné-Bissau: tropa quer mais dinheiro (guine-bissau.com)

sábado, julho 24, 2004

Aguardemos 

Carlos Paredes, o guitarrista falecido, o melhor guitarrista de todos os tempos, era em vida militante do Partido Comunista.

Morreu. O corpo foi exposto na Basílica da Estrela - uma Igreja Católica - e viu-se um padre no altar a presidir às cerimónias fúnebres. Também se viu que estava no templo, na assistência, Carlos Carvalhas, o Secretário Geral de todos os comunistas - que são, obrigatoriamente, ateus.

Ninguém explicou porque a Igreja aceitou o corpo morto de um não crente. Nem porque um comunista não crente preferiu uma Igreja a uma sede do seu Partido. Nem se Paredes estava em condições de decidir ou se alguém decidiu - mal - por ele. Ou se o músico na hora da morte se "converteu".

Este militante simples foi-se. Aguardemos o que fará - ou como se irá - Álvaro Cunhal. Ou o que farão com o cadáver dele.

Ao pé da Bíblia 

Este é um pedacinho muito saboroso da Prosa Caotica.

Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão: É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22: " Tu não te deitarás com um homem como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação." A Bíblia refere-se assim à questão. Ponto final, afirmou ela.

Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia: "Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas. Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como escrava, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço? O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição de que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadenses. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadenses? Tenho um vizinho que trabalha aos sábados. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora tranqüilizar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora? Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite? Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e poliéster. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até o fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14? Confio plenamente na sua ajuda."

Relâmpagos em Saturno! 

No Memorável de hoje:

- Cassini detectou relâmpagos em Saturno (BBC Brasil)
- O que são afinal os "buracos negros"? (Le Figaro, Paris)
- No Rio bandidos invadem quartel do Exército (Jornal do Brasil, Rio)

sexta-feira, julho 23, 2004

Crescer e aumentar 

Na História da Comunicação Social há capítulos garantidos. Entre outros, estes:

- Sobre o "critério jornalístico" da Chefia;
- Sobre o "interesse jornalístico" na Agenda;
- Sobre a "linguagem jornalística" do Repórter;
- Sobre a "encomenda jornalística" do Assessor;
- Sobre o "frete jornalístico" nas Chefias, Agendas e Repórteres.

Suspeita-se que com o actual Governo vão crescer as encomendas. Aguarde-se - não vai ser longa a espera - para ver se os fretes também vão aumentar.

À conquista 

Acontece no Interior profundo, nos intestinos de Portugal.

1. Na localidade de Castro Daire; o concelho tem 16 mil eleitores, a freguesia talvez 4 mil e a vila cerca de 2 mil.

2. Na localidade de Aguiar da Beira; o concelho tem 7 mil eleitores, a freguesia talvez 2 mil e a vila cerca de mil.

Na primeira destas minúsculas terras estão abertas duas lojas de artigos chineses; na segunda, uma. Propriedade, as três, de cidadãos da China - famílias de casais com filhos - que para tão longe e para territórios tão pequenos ousaram voar e que aqui tranquilamente se estabeleceram.

Os comerciantes portugueses locais - na guerra do comércio pelos poucos compradores - falam de invasão.

É um ponto de vista: eles, enviados pela "fábrica do mundo" - com preços de combate e com armas e munições de crescente qualidade e eficácia - preparam-se para conquistar, passo a passo, a nossa economia.

Também foi assim quando os mouros começaram a dominar estes mesmos territórios não há muitos séculos atrás.

E também era assim quando os navegadores portugueses ocuparam partes dos intestinos da África, da Ásia e do Brasil.

Resumindo, um chinês com um comércio em Aguiar da Beira é um facto absolutamente espantoso; mas não muito diferente de um português de antanho com um comércio em Manaus, em Goa, em Nagasaqui, em Bafatá, no Príncipe, na Baía dos Tigres, em Nacala ou na ilha do Fogo.

Ficando por estas terras, que há pelos menos mais dez mil.

À solta 

No Memorável de hoje:

- Sharon: "Será difícil cooperar com a Europa" (Le Monde, Paris)
- Alexandre, o Grande foi vítima do virus do Nilo? (Le Figaro, Paris)
- O triste legado de Arafat (ABC, Madrid)
- Os trabalhos do Presidente Barroso - 1 (Público, Lisboa)
- Estreia (Diário de Notícias, Lisboa)
- À solta (Diário de Notícias, Lisboa)
- «Há mar e mar, há ir e voltar» (Diário de Notícias, Lisboa)
- Bactéria... produz celulose para queimaduras e coletes à prova de bala (Pesquisa FAPESP, S. Paulo)

quarta-feira, julho 21, 2004

Ruindades 

153. O líder do segundo partido da coligação PSD-PP, Paulo Portas, está a falar mais, mais solto, mais alto, mais determinado e mais nervoso desde que Santana "Ialá" Lopes tomou posse como PM.

Também está a dizer mais disparates. A dúvida é se tal ocorre já em resultado do contágio ou só - ainda - do ambiente favorável à propagação da doença.

154. Quais os ministros que irão tratar o PM por "Senhor Primeiro Ministro" nos Conselhos de Ministros?

Pior: e quantos cidadãos - na rua, no café, no emprego, em casa e em todo e qualquer lugar por onde circulem - reconhecerão no homem credibilidade para o mesmo trato?

Retrato 

Retrato do Primeiro Ministro.

1. Prometeu que haveria mais Ministros e menos Secretários de Estado. Há mais de uns e outros.

2. Disse que o Ministério da Economia iria para o Porto, o da Agricultura para Santarém e o do Turismo para Faro. Ficam todos em Lisboa.

3. Quinze minutos antes da cerimónia da tomada de posse, tinha nomeada determinada senhora para Secretária de Estado da Defesa Nacional. A moça ficou titular da Secretaria de Estado das Artes e Espectáculos.

4. Deixou a Presidência da Câmara de Lisboa com cerca de 100 milhões de euros de dívidas a fornecedores. Na Presidência do Governo, a dois anos de eleições, jura que não vai gastar mais do que recebe.

Retrato de um trapalhão.

terça-feira, julho 20, 2004

Barroso em francês 

No Memorável de hoje:

- Barroso une jeunesse portugaise (Le Monde, Paris)
- Sem-terra, mas com-vereador (Jornal do Brasil, Rio)
- No Rio, 50 homems armados atacam cadeia (Jornal do Brasil, Rio)
- O mago Merlin existiu (Jornal do Brasil, Rio)

segunda-feira, julho 19, 2004

Sinais do atraso - 48 

"15 dias"
Eram precisos cartões de visita. Foi-se a uma tipografia para fazer a encomenda. Entrou-se e aguardou-se - não havia outra solução - que o recepcionista acabasse de fumar o cigarro na porta das traseiras.

Terminado o acto, trocaram-se bons dias, acertou-se a quantidade - apenas 100 - soube-se do preço e perguntou-se a que horas, amanhã, se podia vir buscar os papelitos.

A resposta foi: "venha daqui a 15 dias".

Só teatro 

No seu primeiro dia de funções como PM, Santana Lopes deslocou-se ao cemitério para depositar flores na campa de Francisco Sá Carneiro, o fundador do partido que agora lidera.

Sá Carneiro foi assassinado há 24 anos e certamente que durante estas quase duas décadas e meia nunca o actual lider do PSD entrou no local para o homenagear em recolhimento, sentida e sinceramente.

Hoje também não o fez. A visita foi só teatro.

E se houvesse vida depois da morte... tenho a absoluta certeza de que o Francisco estaria a rir de desprezo pela comédia e por este actor.

Ordem para retirar 

No Memorável de hoje:

- Sharon diz aos judeus israelitas para imigrarem "imediatamente" para Israel (Le Figaro, Paris)
- Bill Gates quer enterrar o DVD (La Vanguardia, Barcelona)

domingo, julho 18, 2004

Quanto tempo? 

Que me lembre, nunca se tinha ouvido sobre um Governo recém-formado uma análise tão crítica, tão devastadora, tão arrasadora, tão contundente, tão demolidora. Como aquela que Marcelo Rebelo de Sousa acaba da fazer na TVI relativamente à equipa ministerial de Santana Lopes.

Acho que não estou falho de memória. E arrisco dizer que nunca - nos últimos 30 anos - de nenhum quadrante político havia saído um trabalho tão bem feito sobre cada um dos 15 anteriores governos constitucionais quando iniciaram funções.

Para mim, a partir de agora, o mais interessante vai ser saber quanto tempo o novo PM resistirá aos comentários semanais de Marcelo. E aos de José Pacheco Pereira - também perfurantes e, pior para o novo Chefe do Governo, de periodicidade inferior.

Por outras palavras, a questão que me importa é a de apurar quanto tempo demorará um populista a ser derrotado por dois cerebrais.

Palestina à beira da guerra civil 

No Memorável de hoje:

- Grave crise na Autoridade Palestina (Le Monde, Paris)
- PM palestino quer saber se "Arafat fala a sério desta vez" (ABC, Madrid)
- Guerra civil na Palestina? (ABC, Madrid)

sábado, julho 17, 2004

Rapidinho - 1 

- Apesar do esforço das televisões e das rádios, sente-se que a tomada de posse do XVI Governo e os discursos do PR e do PM "não sabem a notícia". E não é por não ter havido sangue, droga, crime, sexo ou morte.

- O Benfica está a fazer um jogo-treino na Suiça e nota-se que só Mantorras tem os dois pés municiados de futebol. Mau sinal para uma equipa candidata ao título Nacional, pois o rapaz ainda não recuperou totalmente - nem se sabe se recuperará - da grave lesão que o afastou dos relvados durante ano e meio. Uma chatice.

- Nos últimos 10 anos houve algum discurso de políticos portugueses que ficasse para a História por ter um mínimo de qualidade literária?

- E nos últimos 30 anos quais foram os três discursos do mesmo tipo de autores que merecem ser recordados pelo seu valor político?

- Soube-se esta noite que há casos em que o Ministério da Saúde ainda deve - há mais de 1 ano! - os serviços que encomendou e recebeu de laboratórios de cidadãos especialistas na matéria. Aos quais o Estado não desculpa atrasos no pagamento de impostos.

- Também se sabe que o ministro não se demitiu. Apesar da falta de palavra, da ladroeira, da vigarice. Por ser caloteiro.

- E torna-se evidente - por este exemplo - porque na política não se sente nada de novo e porque muita gente prefere preocupar-se com futebol.

O movimento é tudo 

Só hoje vi este "chocolate" da a natureza do mal:

O movimento é tudo
A Vitorino talvez faltasse estatura. Mas lembremo-nos de Napoleão, José Hermano Saraiva, De Vito e Marques Mendes. Sócrates não tem profundidade, nem espessura, nem autenticidade. O rapaz que aos 16 anos (em 1974!) leu Bernstein e aderiu à JSD porque queria ser social democrata ficou calado quando a dona Judite lhe pediu as suas referências teóricas. Foi um momento muito constrangedor. Os meu amigos gritavam: Não te comprometas, diz Antero! Diz John Stuart Mill. Diz William Morris. Da casa do lado ouvia gritos: Habermas, Rawls, Hanna Arendt, Bobbio. Mas o rapaz que aos 16 anos entrou com Die Voraussetzungen des Sozialismus und die Aufgaben der Sozialdemokratie debaixo do braço na sede da JSD do Fundão tinha uma branca. Dona Judite quis ajudar: diga lá então um homem de acção. E Sócrates aliviado: Mário Soares, sem dúvida.
// posted by Luis @ 11:23 PM

"Emballement" 

No Memorável de hoje:

- Jornalismo e "emballement" (Le Monde, Paris)
- Titã como nunca havia sido visto (Le Figaro, Paris)
- Como mudar a rota de um asteróide que possa chocar com a Terra? (Jornal do Brasil, Rio)
- Enviado da ONU: Palestina à beira do caos... por culpa de Arafat (Le Soir, Bruxelas)

sexta-feira, julho 16, 2004

Trapalhadas 

1. O próximo Governo terá um Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança.
 
Quatro constatações...  
A - Caso único em todo o Mundo as crianças terem um ministro.
B - Caso único em todo o Mundo as famílias serem separadas das crianças.
C - Caso único em todo o Mundo as crianças serem arrancadas às famílias.
D - Caso único em todo o Mundo às famílias e às crianças ser imposto um tutor político.
  
... um veneno...   
Contou para a decisão a vasta experiência familiar do PM e as suas duras consequências? Tendo em conta, claro, as várias mulheres do homem, os vários rebentos de cada uma - do próprio e alheios - e a extrema dificuldade de gerir esta tão grande comunidade sem uma autoridade central, coordenadora, política.

... e duas perguntas  
A - Para que serve um Ministério da Segurança Social? Tendo em conta, evidentemente, que  a estrutura pouco mais faz do que receber o imposto sobre os nossos salários e passar mensalmente os cheques para os reformados. 
B - Porque é que o "Trabalho" ou o "Emprego" foram separados da "Segurança Social"? Tendo em conta, como é óbvio, que esta é filha daqueles.   

2. Também haverá um Ministro de Estado e dos Assuntos Económicos e um Ministro do Turismo.
 
Ou seja, das duas uma: ou o Turismo não é um "assunto económico" ou os assuntos económicos não incluem o Turismo - o principal sector da nossa pobre economia.

Novas evidências de vida em Marte 

No Memorável de hoje:

- «Altercolas» (Le Temps, Genève)- Bactérias debaixo do gelo (Le Figaro, Paris)
- O duplo fundo do Lago Vostok (Le Figaro, Paris)
- O mar absorve metade do dióxido de carbono (La Vanguardia, Barcelona)
- Novas evidências de vida em Marte (Jornal do Brasil, Rio)
- Nova ave é descoberta no Perú (Ambiente Brasil)
- Na véspera (Diário de Notícias, Lisboa)
- O mundo a seus pés (Diário de Notícias, Lisboa)


quinta-feira, julho 15, 2004

Ele próprio 

Ao rejeitar a Embaixada de Portugal na UNESCO por discordar em quase tudo do actual Chefe do Governo, José Pacheco Pereira foi igual a ele próprio.
 
Um abraço. E um desejo: que continue assim, sempre, até nos apagarmos.

Reformado 

Parece que Álvaro Barreto aceitou trabalhar sob as ordens do novo PM. É normal. Sempre ajudou o rapaz. Embora sem nunca explicar porquê, o que para o efeito é terciário. 
 
Mas com 68 anos o homem já só ocupava cargos honoríficos em meia dúzia de empresas.  Função incompatível - esta, de reformado -  com as de Ministro de Estado e dos Assuntos Económicos.
 
O sr. Lopes não consegue gente para inovar. Só para tentar estabilizar.

Está certo 

Diz-se que o embaixador que vai ser o novo Ministro dos Estrangeiros é um profissional muito competente, experiente e eficiente - tendo em vista o que fez e ajudou a fazer em Angola e em Timor.

É. Está certo para o Governo do sr. Lopes.

Em Angola não fez nada, pois foi preciso assassinarem Jonas Savimbi para o problema se começar a resolver.

Por Timor - com Ana Gomes - ajudou a criar um País sem condições de existir.

Modesta 

No Memorável de hoje:

- A modesta missão da Europa (ABC, Madrid)
- Teoria dos buracos negros será revista (Jornal do Brasil, Rio)

A criatura - 1 

Dois cm
De altura
Já tem
A criatura.

Não sei
De largura
O que tem
A criatura.

Nem sei
Da natura
O que tem
A criatura

Se pipi
Se pili.

Mas sei
Que tontura
Me dá
A criatura.

E amaluco
Que loucura
Ao pensar
Na criatura.

E amo
A loucura
De pensar
Na criatura.

Seja pipi
Seja pili.

Problema central 

O novo Primeiro Ministro foi dizer ao Presidente da República que já tinha 2 ministros para o próximo Governo.

Faltavam-lhe ainda 14 ou 15, mas o homem sentiu a necessidade. A de qualquer puto: ir dizer ao papá que já tinha arranjado dois berlindes.

No final do acto aconteceu outra coisa mais chata: sem querer, o protagonista revelou-nos que não conseguiu recrutar um credível ministro das Finanças e que, para o ministério dos Estrangeiros, teve de recorrer a um funcionário do mesmo. Estou em crer que para o primeiro nem sequer se atreveu a falar com António Borges ou Hernâni Lopes - para não correr os riscos de ouvir o "não" e de a nega ser publicamente conhecida.

Apesar de o sinal de pindérico estar dado, vamos esperar calmamente pelos restantes futuros ministros. Sobretudo - é, agora, o problema central - para vermos quem aceitou trabalhar sob as ordens deste indivíduo.

PS: A audiência demorou 65 minutos; será que durante este longo tempo o PR rejeitou alguns nomes?

quarta-feira, julho 14, 2004

De elevador!!! 

No Memorável de hoje:

- Cresce o número de "alterconsumidores" (Le Monde, Paris)
- De elevador... para o cosmos! (Le Monde, Paris)
- França terá referendo sobre a Constituição da UE (Le Monde, Paris)
- EUA anunciam novas recomendações para os níveis aceitáveis de colesterol (ABC, Madrid)
- Coisas de mafias? (Correio da Manhã, Lisboa)

terça-feira, julho 13, 2004

Ruindades 

151. Barroso só ainda foi "indigitado" para o cargo de Presidente da Comissão Europeia por Chefes de Estado e Primeiros Ministros dos 25 países da UE. Para poder assumir o cargo, ainda tem que obter o "sim" do Parlamento Europeu.

Isto é, 25 tipos ofereceram o nome do homem a 700 e tal outros tipos, os quais vão decidir dentro de dias se aceitam ou não a oferta. O homem está a falar com eles tentando mostrar-lhes que é "uma prenda" de qualidade.

Certo, certo, é que ele se demitiu de Primeiro Ministro de Portugal antes de ter os votos daquele Parlamento. E certíssima, certíssima, seria a enormíssima gargalhada se fosse rejeitado.

152. António Vitorino não esteve para se chatear com o PS, nem para aturar o BE, o PCP, o PP e o PSD, nem para andar por aí a dar beijinhos nas ruas das velhotas, a apertar centenas de mãos em feiras, praças e estádios de futebol, a discursar dizendo mentiras com convicção nos palcos dos comícios, a almoçar e jantar pessimamente, a dormir pouco e mal, a estar bem disposto 48 horas em cada 24, a falar todos os dias para os miúdos da Comunicação Social, etc... etc... etc... Compreende-se a opção do Comissário Europeu.

Resta saber quem vai substituir este "O Desejado" à frente do Partido Socialista.

Deixo uma sugestão: José Lelo em Presidente com António Costa em Secretário-Geral. Não têm cognomes, mas a gente ia-se divertir.

No sítio 

Já estão no Iraque mais 77 militares da GNR. Falando claro, a motivação principal - se não a única - daqueles homens e daquelas mulheres é a de ganharem lá salários muito mais elevados do que ganhariam cá no mesmo espaço de tempo.

Continuando a falar claro, estes operacionais partiram a marimbarem-se para os políticos da Coligação que mandaram alguém passar-lhes a guia de marcha para uma perigosíssima zona de guerra.

Com a mesma clareza, também há que dizer que a rapaziada tem no sítio aquilo que caíu a muitos espanhóis - a todos os que pediram, executaram e aplaudiram a retirada.

Descentralizado 

Na sequência da ideia do novo PM de espalhar - "descentralizando" - os ministérios por vários pontos do País, está a ganhar espaço aqui na net este slogan:

Santana p'rás Berlengas. Já!

Para não nos complicar mais a vida e não nos fazer esbanjar mais dinheiro.

Sinais de Santana 

É o título do editorial do "Público" de hoje, que pode ser lido no Memorável. Arrasador.

segunda-feira, julho 12, 2004

Com senso 

No Memorável de hoje:

- Os tesouros das profundidades marinhas (ABC, Madrid)
- Um par (Diário de Notícias, Lisboa)
- «Consenso» (Diário de Notícias, Lisboa)

domingo, julho 11, 2004

Isto é 

Quando discursava, Durão Barroso parecia distante, o tom da voz era artificial, não batia certo com a ideia, soava a falso. O homem parecia sempre dizer que, no íntimo, queria o que não afirmava ou que afirmava o que intimamente não queria.

Quando discursa, Santana Lopes parece próximo, o tom de voz é convincente, bate certo com o desejo, soa a verdadeiro.

Por ser melhor actor no palco do teatro da política. Isto é, por ser mais mentiroso.

Ruindades 

149. Dias Loureiro (DL) passou a andar - desde há cerca de 15 dias - de mãos dadas com Santana Lopes (SL).

Odiava-o desde há muitos anos.

Por isso, a pergunta não pode ser outra: quais os negócios de DL para os quais ele necessita da "bênção" do novo Primeiro Ministro SL?

150. O secretário-geral do Partido Socialista demitiu-se porque entendeu que a opção do Presidente da República contra eleições antecipadas era uma "derrota política e pessoal".

Carvalhas (do Partido Comunista) e Louçã (do Bloco de Esquerda) também conheceram os sabores das mesmas derrotas. Mas não se demitiram.

Por serem mais fortes ou por serem mais irresponsáveis?

Mostraram 

No Memorável de hoje:

- Acercarse a Portugal (La Vanguardia, Barcelona)
- "Os terroristas palestinos mostraram ao Mundo o que os magistrados do Tribunal Internacional não viram" (La Vanguardia, Barcelona)

sábado, julho 10, 2004

Por onde é que a formiga mija? 

É Verão, e esta estação tem disto.

Deixei, no cimo das escadas frente à porta, um osso para Ivan degustar. Desci, saí, regressei passadas 3 horas. E constatei que amicão não tinha subido nem, claro, saboreado o petisco.

Ignoro se o tipo se atrasou ou se estava de barriga cheia. Mas sei que o resultado deu no mesmo: centenas e centenas de formigas invadiram o local e mais centenas ainda tornavam preto o osso branco.

Não fiquei bem. Mas também não esmaguei, à patada, aqueles animais. Fui buscar um pouco de papel à cozinha e, com cuidado, peguei "naquilo" negro e fui colocá-lo lá em baixo.

Às centenas e centenas de formigas que estavam nas redondezas não fiz nada. Mais concretamente, com muito respeito pela vida delas, só evitei que meus sapatos as massacrassem às dezenas.

E aguardei que as invasoras se fossem. Sabia que desistiriam, porque são inteligentes. Não sabia quanto tempo a retirada demoraria.

Soube 20 minutos depois. Olhei com amizade as três últimas da fila, longa, muito longa, que descia os degraus. Com amizade e admiração. Parecia um exército de humanos alinhados dois a dois.

Num repente - não sei se de loucura, pois eu até estava sem vontade - assaltou-me uma interrogação. Esta: por onde é que aquela tropa, as formigas, machos e fêmeas, mijam?

A verdade é que não sei. Assim e por isso, fica por mim eleita aquela pergunta para replicar a todas as perguntas sem resposta.

Portanto, se alguém me perguntar que benefícios antevejo de um Governo da dupla Lopes & Portas eu responderei perguntando ao abelhudo perguntador: e por onde é que a formiga mija?

É Verão, e esta estação tem disto.

Ruindades 

144. Durão Barroso merece dois agradecimentos. O primeiro, por se ter demitido; o segundo por ter estado na origem da demissão do líder da Oposição, o sr. Rodrigues. Obrigado.

145. O sr. Rodrigues fugiu do PS alegando a "derrota pessoal e política" que teria sofrido com a decisão do PR de não convocar eleições antecipadas.

Isto é, disse que não gostou do que foi decidido, disse que desconhecia como fazer Oposição ao futuro Governo, disse que sabia - ou, pelo menos, que temia - que ia perder a liderança do PS no próximo Congresso deste partido. E safou-se da embrulhada.

146. A guerra fraticida pela sucessão do sr. Rodrigues tem, neste momento, quatro generais: José Sócrates, João Soares, José Lamego e António Vitorino. Pressinto que outros 2 ou 3 subalternos também estão a contar as suas espingardas.

E penso que as tropas vão disparar por Jorge Coelho. Se ele quiser mandar, claro.

147. A "Esquerda" ficou indignada com a opção do PR pela manutenção da maioria PPD/PSD - CDS/PP. Divirta-se com a argumentação aqui, aqui, aqui e aqui.

A "Direita" gostou, mas não está na blogosfera (que eu saiba).

148. A queda iniciou-se quando o sr. Rodrigues começou a tropeçar por ser - pelo menos - "amigodófilo" (amiguinho de um suspeito de ser pedófilo).

Acabou estatelado por não ter conseguido vencer a decorrente pressão. Porque não a venceu, ainda não se sabe. Só há suspeitas.

Sayonara 

No Memorável de hoje, "Sayonara" (Até logo, em japonês) do Jornal do Brasil.

sexta-feira, julho 09, 2004

Chuva dissolvente 

No Memorável de hoje:

- Titã pode ter oceanos líquidos! (ABC, Madrid)
- Mais mistérios de Saturno (ABC, Madrid)
- Tropeçando nas próprias pernas (Jornal do Brasil, Rio)
- Sampaio (Diário de Notícias, Lisboa)
- Chuva dissolvente (Diário de Notícias, Lisboa)

quinta-feira, julho 08, 2004

Arrasado 

No blog de esquerda causa nossa Vital Moreira arrasa Freitas do Amaral. Assim:

O regime "governamentalista"?
Num artigo de hoje na revista Visão o Professor Freitas do Amaral volta a defender o recurso a eleições como saída necessária para a presente crise política, defendendo que a "escolha do primeiro-ministro pertence ao povo".
Por mim, embora entenda que o Presidente da República pode invocar razões mais do que suficientes para convocar eleições em vez de nomear um novo governo da actual maioria parlamentar, entendo porém que isso se deve a uma livre opção presidencial e não a uma obrigação de entregar a escolha do novo chefe do Governo aos eleitores. Tal entendimento não decorre da Constituição nem é uma imposição política do nosso sistema de governo. O líder do Governo não é eleito, sendo nomeado pelo Presidente no quadro da composição parlamentar existente. É dessa nomeação presidencial e desse apoio parlamentar que decorre a sua legitimidade democrática, não de eleições. Suponho que nunca nenhum primeiro-ministro se considerou eleito para o cargo.
Defender que a escolha do primeiro-ministro deve resultar de eleições teria pelo menos as seguintes implicações: (i) as eleiçõs parlamentares seriam definitivamente desviadas da sua função constitucional, que é a de formar uma assembleia representativa das correntes e forças políticas do Pais; (ii) o Presidente da República deixaria de ter qualquer margem de decisão para escolher o Primeiro-ministro em cada situação concreta, poder que a Constituição inequivocamente lhe concede; (ii) sempre que o primeiro-ministro morre, fica impedido ou se demite, teria de haver novas eleições; (iii) deixaria de ser possível constituir um segundo governo na mesma legislatura, mesmo que na base da mesma maioria parlamentar; (iv) o primeiro-ministro passaria a ter a mesma legitimidade eleitoral do Presidente da República e da AR, tornando-se dificilmente justificável a possibilidade da sua demissão por qualquer deles, como prevê a Constituição.
Enfim o nosso sistema de governo deixaria de ser de tipo parlamentar ou semipresidencialista, como se tem entendido (conforme a perspectiva), para passar a ser um regime "governamentalista". A Constituição teria de ser reescrita.
Inserido por VM 8.7.04

Sinais do atraso - 47 

Sem luvas
Por força de várias circunstâncias, fui esta manhã a uma unidade industrial de criação de frangos. De criação e de abate.

No final da "linha de produção" está um trabalhador que - à mão - tira de uns ganchos, um a um, os corpos dos animais mortos para os pendurar nuns outros ganchos situados um pouco mais alto. Todos os cadáveres lhe passam pelas mãos.

Mãos que - testemunhei - fazem o trabalho sem luvas.

Que termine 

João Vale e Azevedo foi libertado da cadeia esta tarde. Com um atraso de quase cinco meses.

Já está em casa o homem que reúne duas grandes qualidades: a de ter sido um dos melhores presidentes do Benfica - a milhas do actual e do que este substituiu - e a de ter enfrentado com coragem o "sistema" (alguns chamam-lhe mafia) no futebol.

Agora, que descanse. Daqui a pouco tempo, recuperado, que termine com vitória o combate que teve a honra de iniciar.

Que crise? 

No Memorável de hoje:

- Cirurgia abdominal sem corte? (BBC Brasil)
- Vinhos: "Bordeaux qui rit, Bordeaux qui pleure" (Le Monde, Paris)
- Tribunal de Estrasburgo decide que um feto não é uma pessoa (Le Figaro, Paris)
- Elogio crítico dos Estados Unidos (ABC, Madrid)
- O "phishing" (Le Soir, Bruxelas)
- Crise? Que crise? (Público, Lisboa)

(Este último é de Pacheco Pereira)

quarta-feira, julho 07, 2004

Ruindades 

143. Novo Governo PSD/PP ou eleições legislativas antecipadas?

Tanto faz.

Lopes & Portas não são diferentes de Rodrigues & Louçã. A não ser em pequenos e irrelevantes pormenores para o bem-estar diário de cada um de nós.

Se alguém duvida, que esse alguém faça uma listagem do que separa objectivamente aquelas duas duplas - sem contar, claro, com o palavreado de cada uma. Isto é, sem a espuma.

E, evidentemente, que esse alguém - se é que há algum - não esqueça de anotar qual o salário mínimo que cada um daqueles "casais" propõe.

Se é que propõem. Se é que dizem o que mais interessa.

Eu acho que não vão dizer. Porque, se falassem, estariam a confessar que o que os distingue é muito menos do que a porcaria de € 1,00 (um euro, um unzinho de miséria). Isto é, menos de 7 escudos por dia, menos de 9 tostões por cada uma de oito horas diárias de trabalho.

África... 

No Memorável "El malestar africano" publicado hoje no La Vanguardia de Barcelona.

terça-feira, julho 06, 2004

Choveu em Marte!!! 

No Memorável de hoje:

- Chovia em Marte há 3 milhões de anos! (Le Monde, Paris)
- Os frangos industriais nem sabem andar... (Le Figaro, Paris)

segunda-feira, julho 05, 2004

Ruindades 

141. O Presidente da República voltou a chorar em público. Hoje, quando discursava numa pequena cerimónia em que entregou umas medalhas à equipa nacional de futebol e no exacto momento em que recordou as lágrimas de alguns jogadores após a derrota com a Grécia.

O homem não tem estabilidade emocional.

Assim sendo, como confiar na bondade da decisão que ele vai tomar sobre o destino político próximo do País, se vai optar por novo Governo PSD/PP ou se vai dissolver o Parlamento para haver eleições legislativas antecipadas?

Para cidadãos exigentes, o PR está incapacitado.

142. O Primeiro Ministro demissionário exibia-se na televisão (após as vitórias) apontando a gravata e dizendo que usava aquele adereço para dar - e porque dava, segundo ele - "sorte" à Selecção.

É um exemplo do rigor científico com que prepara os desafios e, depois, comenta os resultados.

Para a Selecção, foi a gravata; para Portugal, imaginemos, terá sido a camisa; para a Comissão Europeia... serão talvez as cuecas. Com o mesmo "rigor" até poderão ser as peúgas, os sapatos ou um lenço que guarde num dos bolsos das calças ou do casaco.

Lamentável e, para cidadãos exigentes, um tipo incredível.

Muito difícil 

Um jornalista guineense escreveu assim no Guine-Bissau.com:

Perseguem nas águas territoriais da Guiné-Bissau um estudo científico de avaliação dos stoks do pescado na Zona Económica Exclusiva (ZEE), graças o apoio da União Europeia.

É difícil, muito difícil, encontrar tanto erro em tão pouca linha escrita. E a Guiné-Bissau é um PALOP - País Africano de Língua Oficial Portuguesa.

Sin noticias del héroe lusitano 

No Memorável de hoje:

- Ghettos, danger! (Le Monde, Paris)
- França: preocupação com os imigrantes árabes (Le Monde, Paris)
- Sin noticias del héroe lusitano (La Vanguardia, Barcelona)

domingo, julho 04, 2004

Supereuro 

Yotta e Yocto
Dois sentimentos: de paciência e de decepção. Grandes, muito grandes.

Yotta (1 000 000 000 000 000 000 000 000) para a paciência e Yocto (0,000 000 000 000 000 000 000 001) para a decepção.

São as unidades de medida extremas a que me sinto forçado.

Tinha
Se Figo e Pauleta não tivessem jogado - ou se tivessem sido substituídos logo no início da segunda parte - a equipa portuguesa tinha erguido o "caneco" europeu.

Olho d'Açor já tinha optado por Nuno Gomes e Hélder Postiga.

Aceito
Felipão pediu desculpa pela derrota por 0-1 frente aos gregos. Ficou-lhe bem e, pela minha parte, aceito.

Afinal, os rapazes são os vice-campeões da Europa.

Não
Porque é que Felipão só errou nos dois jogos contra a Grécia, o inaugural (1-2) e o de hoje, o final (0-1)?

Não se sabe. Mas que cagou à porta do Olimpo, cagou. E por isso não entrou.

Mais
Esta lá se foi. Resta sonhar com a Taça do Mundial de 2006.

Ora porra, também só faltam dois anos, mais ou menos 730 dias!

Há mais tempo estou eu à espera de coisas mais importantes.

Grande menino Felipão 

No Memorável de hoje:

- Anillomanía en Saturno (La Vanguardia, Barcelona)
- Em meados do século os europeus viverão 25 anos mais e com melhor saúde (ABC, Madrid)
- Fidel invadiu os EUA com criminosos e loucos tirados das prisões e dos manicómios (ABC, Madrid)
- Grande menino Felipão (Jornal do Brasil, Rio)
- Contradições (Diário de Notícias, Lisboa)

Ruindades 

137. Só militantes do PSD a viver fora da realidade admitiram que Manuela Ferreira Leite poderia substituir, ainda que interinamente, o PM que fugiu para fora - Bruxelas - por não saber resolver os graves problemas que tinha cá dentro.

A mulher foi a figura mais impopular do Governo que acaba na segunda-feira. Acho que foi por ser feia e antipática, por não conseguir explicar que fazia o que fazia por ser bom para todos nós, por ser arrogante, por falar com as poses lá do alto e, sobretudo, por ter querido controlar o déficit através de truques contabilísticos. Toda a gente topou onde esta falsa mágica tinha o coelho que tirava da cartola e a pomba que fazia sair do lenço.

Ouvi, a meio da tarde, de uma velhota de 83 anos que sempre votou PSD, a síntese: a ministra é uma merdilheira. Traduzindo: não vale nada, mas arma ao pingarelho.

138. O PR anda a ouvir não sei quantos "notáveis" para depois decidir "em consciência" - talvez lá para finais da próxima semana - se nomeia Primeiro Ministro o novo chefe do PSD ou se dissolve o Parlamento e convoca eleições legislativas. Um assessor afirmou que o homem está "a fazer uma prova de autoridade".

Prova de autoridade teria sido ouvir o Conselho de Estado ontem e anunciar a decisão na segunda à tarde.

139. Ouvi certa cidadã PSD, 29 anos, uma filha e grávida de 8 meses de outra, perguntar - incrédula e com ar de gozo - se "o puto" ia ser Primeiro Ministro.

É a ideia que ela tem do novo presidente do maior partido político português.

140. Há pelo menos uma sondagem que assegura que Marcelo Rebelo de Sousa tem, na preferência dos eleitores, vantagem sobre Santana Lopes para ser o próximo Chefe de Governo.

Se Santana fosse homem de génio, propunha o nome de Marcelo para ocupar o cargo. Sabendo de antemão que toda a gente aplaudiria e... que este seu inimigo falharia.

Mas MRS pode estar descansado. Não lhe vai acontecer nada.

sábado, julho 03, 2004

Clique 

Saturno está ao alcance de um clique, aqui.
Passe por lá e pasme.

Como pasmaria - falo por mim - a pilotar a Cassini-Huygens, a ver o nunca visto, a explorar o inexplorado, a descobrir o inteiramente novo!...

Como - há uns anos atrás, aqui no planeta Terra - Gil Eanes, João Gonçalves Zarco, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Gonçalo Velho Cabral, Diogo Cão, Pero da Covilhã, Afonso de Paiva, Hermenegildo Capelo, Roberto Ivens e tantos, tantos e tantos outros.

Portogoal 

No Memorável de hoje:

- Portogoal (Le Temps, Genève)
- Menos de 500.000 exemplares vivos (La Vanguardia, Barcelona)
- Adieu Brando (Le Soir, Bruxelas)

sexta-feira, julho 02, 2004

Coisas que devem ser ditas 

No Memorável de hoje, de José António Barreiros "A crise dinástica", de Vasco Pulido Valente "Mentira?" e de José Pacheco Pereira "Coisas que devem ser ditas". Mais o Espaço e um antepassado com a idade de 900 000 anos.

- Hubble pode ter descoberto cem novos planetas na Via Láctea (BBC Brasil)
- Cassini à descoberta de enigmas (ABC, Madrid)
- Um antepassado da era pré-homo erectus (Jornal do Brasil, Rio)
- A crise dinástica (Diário de Notícias, Lisboa)
- Mentira? (Diário de Notícias, Lisboa)
- Coisas que devem ser ditas (Público, Lisboa)


quinta-feira, julho 01, 2004

Supereuro 

Sabedoria
Olho d'Açor voltou a manifestar a sua sabedoria.

Parecia receoso, assim o senti quando começou a comentar sobre o novo adversário - a Grécia. Disse até que preferia a guerra com os Checos.

Era fita. Já tinha a solução - que anunciou, rápido, logo 1 minuto depois - para vencer este combate final: começar com Nuno Gomes e Hélder Postiga lá na frente e deixar Figo a descansar no banco.

Até Felipão o mandar entrar a 15 ou 20 minutos do fim - se a vitória já estivesse garantida - para ele se exibir duas ou três vezes nas duas fintas que sabe fazer.

101 

Mas como foi possível o novo líder do maior partido político ter sido escolhido por 101 militantes - sem ir a votos num Congresso com 3 000 eleitos pelas bases de todo o País?

Coisa de Mafia. Durone designou Santone seu sucessor. Durone não tinha alternativa, pois já havia nomeado Santone para "número dois" da organização. Santone aceitou e os rapazes logo pediram a benção ao novo capo.

Ganhe e não esqueça 

Se há coisa inteiramente nova na Terra, a que Cassini Huygens já viu e já nos enviou é uma delas. Ganhe uns minutos de vida passeando por aqui, em Saturno.

E não esqueça as aventuras do Spirit e do Opportunity nas areias de Marte.

7 anos depois! 

No Memorável de hoje:

- Vinho: um alimento natural (Le Monde, Paris)
- A África deve esperar pelo desenvolvimento até... 2147 (Le Monde, Paris)
- A Índia tem uma das economias mais dinâmicas (Le Figaro, Paris)
- Terá havido mais de 300 000 vacas loucas em França (Le Figaro, Paris)
- Al Qaeda disse em fevereiro que um "golpe" em Madrid "asseguraria" a vitória socialista (ABC, Madrid)
- Informações e imagens da Cassini chegam hoje à Terra (Jornal do Brasil, Rio)
- Sadam perante a acusação (Le Soir, Bruxelas)
- Cassini Huygens em Saturno, 7 anos depois da partida (Público, Lisboa)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?