<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 30, 2004

Para baixo 

O Banco de Portugal disse ontem que se o Governo não tivesse recorrido a "receitas extraordinárias", o défice orçamental do ano passado teria sido de 5,3% do PIB, em vez de ter ficado abaixo dos 3%, como exigia a União Europeia.

O Chefe do Governo confirmou hoje a tragédia - por outras palavras, evidentemente - no debate mensal na Assembleia da República.

Ou seja, foi dito e ficou confessado que o Governo vendeu património público (nosso) a privados, fez malabarismos financeiros e recorreu a truques para cumprir a meta estabelecida pela UE. Mas com tanta criatividade, tanto esforço, tanto empenho e tamanho engenho, só ajeitou a contabilidade para esconder o buraco. Não o tapou.

Como o pobre que tem um rasgão nos fundilhos das calças e, em vez de o coser, puxa a fralda da camisa para fora e para baixo.

Todos receiam o alargamento da UE 

No Memorável de hoje:

- Lula de contramão, ladeira abaixo (Jornal do Brasil, Rio)
- Papa fala em "Deus único"... aos árabes radicais (La Vanguardia, Barcelona)
- O homem dominou o fogo há pelo menos 790 000 anos (Le Figaro, Paris)
- Todos receiam o alargamento da UE (Le Figaro, Paris)
- Gata perdida na Flórida é reencontrada 7 anos depois (BBC Brasil)
- A privatização da tropa é um fenómeno mundial (Le Temps, Genève)
- O segundo "exército" no Iraque são os mercenários (Le Temps, Genève)

quinta-feira, abril 29, 2004

Ruindades 

120. O segundo jornal mais lido em Portugal, o "Jornal de Notícias", faz hoje a seguinte manchete: "Bombas americanas massacram Fallujah".

Deixando para trás que a ofensiva americana contra os radicais sunitas já dura, com a mesma intensidade, há três dias (o que, como é óbvio, "injustifica", porque atrasado, o destaque) imaginemos que outros radicais islamitas matavam 101 americanos num atentado suicida.

Aposto que o acontecimento não seria o primeiro da primeira página e que o título da notícia, lá dentro do diário, não andaria longe deste: "Mais de uma centena de americanos morrem no Iraque".

É verdade que também podia merecer a manchete do dia, se a disposição do chefe fosse para "lixar" os "américas". E aí o tipo titularia assim, ou mais ou menos: "Abatidos no Iraque mais de 100 soldados dos EUA". Ou: "Suicida leva mais de 100 consigo". Ou "Ninguém pára os suicidas: mais de uma centena de americanos mortos". Ou outra coisa do mesmo género.

Com um abraço, aqui fica este enigma para o "Tintin de Cabeço de Mouro": qual a diferença entre "massacrar" e "abater"? Se a resposta for a certa, então caberá ao jovem repórter tentar escapar de nova armadilha, na sua caminhada para a glória, respondendo a esta: porque quem leva não pára?

Se ultrapassar tamanho obstáculo, logo à frente depara com mais um, nesta fase ainda sob a forma de resposta a pergunta: porque o chefe é imbecil? Por hoje, ficamos por aqui.

Porque islamitas matam islamitas na Arábia Saudita e na Síria 

Está explicado de forma clara no jornal espanhol "ABC". O texto completo é o terceiro do Memorável do dia de hoje. Fica aqui o essencial.

Arábia Saudita - El régimen monárquico saudí vende sus recursos a Occidente, y ha «mancillado» sin remedio el honor sacro de la tierra del profeta desde que ofreció su territorio al Ejército de Estados Unidos durante la Primera Guerra del Golfo. La peculiar «fatua» dictada por Bin Laden exige el derrocamiento de la Casa de los Saud, asentada sin embargo sobre un pacto con la más integrista de las sectas musulmanes.

Síria - Está gobernada por un régimen laico que reprime sin piedad a los fanáticos de la ley islámica, y flirtea con Estados Unidos entre bastidores.

É pena que jornais, rádios e tv's lusas não nos informem disto.

Para "lavar a honra"... na União Europeia? 

No Memorável de hoje:

- Na Turquia (candidata à UE) pai e irmão assassinam uma criança violada para "lavar a honra" (ABC, Madrid)
- A ONU não quer assumir a segurança no Iraque (ABC, Madrid)
- Porque os islamitas radicais matam na Síria e na Arábia Saudita (ABC, Madrid)
- A Europa que Chirac quer (Le Monde, Paris)

quarta-feira, abril 28, 2004

Por isso... 

Os contabilistas da União Europeia dizem que Portugal já pode sair da lista negra dos países incumpridores do Pacto de Estabilidade e Crescimento, uma vez que o nosso déficit orçamental não está a ultrapassar o risco vermelho colocado por aquela gente nos 3%.

Exultante, politicamente falante, o Primeiro Ministro aproveitou: disse logo que Portugal ultrapassou a crise orçamental de 2001 e concluiu que por isso os salários dos funcionários públicos vão ser aumentados em 2005 e que também por isso algumas pensões dos portugueses mais carenciados vão ser aumentadas em meados deste ano.

Uma tristeza.

1. A crise orçamental não foi ultrapassada; foi mascarada. O Estado vendeu bens patrimoniais para pagar as despesas de cada mês. E quando por isso o património que herdou tiver sido todo esbanjado... não haverá mais onde rapar para pagar as dívidas. E elas por isso amontoar-se-ão.

2. O prometido aumento de salários e pensões é marketing eleitoral e por isso é só consequência disto: o homem esforça-se por ganhar as eleições "europeias" deste ano e as "legislativas" de 2006.

3. Por isso, vai dar esmolas a pobres e a desgraçados.

4. Tudo bem, é caridoso. Mas por isso escusava de ter mentido: nem o déficit nas contas públicas foi resolvido, nem seria por isso que haveria mais dinheiro para tão grande número de votantes.

Sobre os votantes. Claro que vão receber os euros; mas acho que não lhe vão dar os votos.

Apesar da retirada... 

Apesar da retirada... os espanhóis ainda são atacados no Iraque, como pode ler no Memorável de hoje.

terça-feira, abril 27, 2004

500 anos depois... 

500 anos depois... percebe-se como funcionava o carro de Leonardo da Vinci, o homem que imaginou inúmeras coisas do mundo moderno. Está no Memorável de hoje.

Imitar a revolução 

Faltava guardar no Memorável o notável texto de Vasco Pulido Valente sobre o "25 de Abril", publicado no "Diário de Notícias" sob o título Imitar a revolução. Já lá está.

segunda-feira, abril 26, 2004

Lógico 

O Presidente da República atribuiu hoje a "Ordem da Liberdade" a uma mulher que foi terrorista. Ela chama-se Isabel do Carmo e ele Jorge Sampaio. Estão um para o outro.

A terrorista foi uma das criadoras das "Brigadas Revolucionárias" e do "Partido Revolucionário do Proletariado", organizações que defendiam que a luta armada era a única forma de mudar um regime político para outro de que eles gostavam mais. Ela dizia que "a arma é o voto do povo". Nada de eleições. Para ela, a "coisa" só ia com bombas. E foi o que ela confessadamente fez: fez explodir, várias vezes, bombas em Portugal.

Anos depois, alguns passados na prisão, a proletária virou burguesa e até recebe um salário do Estado - isto é, dos nossos impostos - para exercer medicina num hospital público. Hoje teve uma outra remuneração: aquela altíssima condecoração.

É demais. Imagine-se que Bin Laden se fartava da vida que leva, entregava-se, era preso e julgado, passava uns anos detido, era solto, arranjava emprego num hospital de Londres e, mais tarde, era agraciado com uma medalha inglesa muito importante.

É. Teria a mesma lógica. Os terroristas a arrependerem-se e a gente a agradecer-lhes - esquecendo e perdoam-lhes os crimes. Branqueando-lhes o passado.

Desistimiento irresponsable 

No Memorável de hoje estão os textos listados abaixo. Destaque especial para "Desistimiento irresponsable", de José Maria Aznar. Este artigo foi o mais lido no ABC on-line nos últimos meses: teve 36 566 visitas até às 22h00 de Lisboa, contra, por exemplo, apenas 784 da reportagem sobre a derrota do Real Madrid frente ao Barcelona, no Santiago Barnabéu.

- Preguiça desgramada (Jornal do Brasil, Rio)
- Descoberto outro tesouro no Egipto (Jornal do Brasil, Rio)
- Desistimiento irresponsable (ABC, Madrid)
- "O cancro converter-se-á numa doença crónica controlável por fármacos" (La Vanguardia, Barcelona)

domingo, abril 25, 2004

Sinais do atraso - 37 

Drama estrutural
O Presidente da República voltou a dizer que é necessário e muito urgente fazer "reformas estruturais" para o país sair da crise; os líderes partidários dizem o mesmo; o bispado católico também; os militares idem; empresários e sindicatos a mesma coisa. Todos se referem à "Educação", à "Saúde"; à "Economia"; à "Administração Pública"; a quase tudo.

Esquecendo que este falatório já dura há décadas, já repararam que quando pronunciam as palavras "reformas estruturais" nunca nenhum destes faladores fala o que concretamente quer reformar nem quais as reformas que em concreto propõe fazer?

Pois é. O drama estrutural está no facto de eles não saberem o que fazer. Falam em reformas, mas não sabem em que reformas.

Triste excepção
Marcelo Rebelo de Sousa acaba de se indignar na TVI porque alguns (apesar de poucos) cidadãos sairam à rua em manifestação a favor de um detido pela Polícia Judiciária. Este professor de Direito considera que deve haver calma e que não devem ser feitas "pressões" sobre a Justiça. Em caso algum.

Isto é, segundo ele: o povo pode manifestar-se contra o Presidente da República, contra a Assembleia da República, contra o Governo em geral e contra cada um dos ministros em particular, contra os patrões, contra a CP, contra a Carris, contra a TAP, contra o presidente da Câmara, contra a globalização, contra os árbitros e contra tudo aquilo de que não gostar. Excepto contra os juízes dos tribunais.

Triste excepção.

Revisão 

No Memorável de hoje:

- Correntes mais lentas no Atlântico preocupam os cientistas (Le Monde, Paris)
- Que empregos para as nossas crianças em 2025? (Le Monde, Paris)
- Se tentar, será o desastre (Jornal do Brasil, Rio)
- Revisão (Diário de Notícias, Lisboa)
- Órfã (Diário de Notícias, Lisboa)

sábado, abril 24, 2004

Ruindades 

118. Porque é que este ano há tanta comemoração do levantamento militar de 25 de Abril de 1974, que poucas semanas depois se haveria de transformar numa revolução comunista em plena Europa democrática?

Porque é que ainda se fala no sucedido (desde o início da semana, hoje e amanhã) em horas e horas de rádios e televisões, 30 anos depois?

Porque não se comemora o 25 de Novembro de 1975, dia em que Portugal - saído então há cerca de ano e meio de uma ditadura de direita - afastou a ditadura de esquerda e conquistou finalmente a liberdade e a democracia de que hoje desfruta?

É ou não é de doentes, de dementes?

119. Valentim Loureiro - militante do PSD, presidente da Câmara de Gondomar, presidente do Metro do Porto, presidente da Liga de Futebol, detido por corrupção, indiciado por 24 crimes e libertado com uma caução de 250 mil euros - agradeceu publicamente uma mensagem escrita que um seu colega de partido, que deseja ser candidato a Presidente da República, lhe enviou. Foi o único agradecimento personalizado do recém-libertado, o único nome que citou.

Suspeito que o citado, Pedro Santana Lopes, já se tenha arrependido de ter enviado o papel.

Gastronomia molecular? 

É o título de um interessante texto publicado no jornal Le Temps de Genève e guardado no Memorável de hoje.

sexta-feira, abril 23, 2004

GNR fora do Iraque? 

No Memorável de hoje:

- Já havia vida na Terra há 3 500 milhões de anos? (ABC, Madrid)
- NASA diz que os cerca de dois mil asteróides não são perigo para a Terra (ABC, Madrid)
- GNR fora do Iraque? (Público, Lisboa)
- Brasileiros já conhecem o genoma do café (Ambiente Brasil)
- Corrupção (Diário de Notícias, Lisboa)

quinta-feira, abril 22, 2004

Ruindades 

117. Para se ir rapar o lodo bem no fundo do poço do futebol nacional - se preferirem, na piscina do "desporto rei" daqui - não será necessário explicar porque se criou uma "Liga de Clubes" quando já havia uma "Federação Portuguesa de Futebol"?

Ou seja, porque raio a FPF foi substituída na organização dos campeonatos nacionais?

Cuidado! 

Jorge Coelho (muito provavelmente o próximo lider do Partido Socialista) escreve hoje no "Diário de Notícias" o seguinte:

Quem viveu o 25 de Abril, participou num momento fascinante da nossa História. Milhares de pessoas lutaram por esse dia e não conseguiram ver a liberdade. Centenas de pessoas morreram nas prisões e não tiveram o orgulho de desfrutar a democracia que tanto defenderam.

É difícil colocar tanta demagogia, tanta imprecisão e tanta asneira em tão poucas palavras. Desde o "fascinante" para "quem viveu", ao não conseguir "ver a liberdade" e ao "desfrutar a democracia". Passando pela mentira descarada, pois nenhum preso político morreu de tortura nas prisões portuguesas nos tempos de Salazar e Marcelo Caetano.

Cuidado com este mentiroso: ele pode vir a ser Primeiro Ministro de Portugal. Muito cuidado. O tipo fala, fala... e não sabe o que diz, o que significa - seguramente - que também não sabe o que faz.

Ir para o Iraque? Kofi diz "não"!... 

No Memorável de hoje:

- Biólogos japoneses fizeram nascer ratos sem pai (Le Monde, Paris)
- A ONU... não quer ir para o Iraque (La Vanguardia, Barcelona)

quarta-feira, abril 21, 2004

Mentiras socialistas 

Os socialistas portugueses resolveram exigir a retirada da GNR (130 soldados) do Iraque se a partir de 30 de Junho não houver um "mandato da ONU". São tão mentirosos como os socialistas espanhóis. Mas de nível inferior, pois copiam-os.

Recordem a mentira deste tipo de indivíduos - denunciada com clareza no texto do jornal ABC, de Madrid, guardado no Memorável do dia 15 do corrente mês de Abril e que aqui se transcreve na íntegra.

Zapatero é mentiroso

Por EDUARDO SAN MARTÍN
Lo que está escrito puede quedar abierto a las interpretaciones, pero no puede ser negado. La condición expresada por el futuro presidente del Gobierno español para que nuestras tropas permanezcan en Irak es que estén sometidas «a un mandato de la ONU», lo cual implicaría que ahora no lo están. Pues bien, sí lo están. La resolución 1511, aprobada por unanimidad del Consejo de Seguridad de la ONU en octubre pasado, no deja lugar a dudas. En su punto 13, la ONU «determina que la provisión de seguridad y estabilidad es esencial para llevar a buen término el proceso político indicado (la pacificación y la devolución de la soberanía al pueblo iraquí según un calendario bendecido por la propia resolución)... y autoriza a una fuerza multinacional bajo mando unificado a que tome las medidas necesarias para contribuir al mantenimiento de la seguridad y la estabilidad en Irak, incluso con el fin de asegurar las condiciones necesarias para la aplicación del calendario y el programa...» Y para que no quepan dudas sobre las intenciones de la ONU, el Consejo, en el apartado siguiente de la resolución, «insta a los Estados Miembros a que presten asistencia en virtud del presente mandato de las Naciones Unidas, incluso fuerzas militares, a la fuerza multinacional mencionada en el párrafo 14 supra».

Bien, Rodríguez Zapatero y su futuro Gobierno pueden considerar que esa resolución es insuficiente (habría que preguntar por qué) a los fines enunciados en su compromiso electoral. Pero lo que no pueden negar es que las tropas españolas actúan en estos momentos bajo un mandato específico de la ONU para pacificar Irak y devolver la soberanía a su pueblo. Las decisiones que tome en su momento el futuro Gobierno español podrán basarse en otro tipo de consideraciones pero no en la inexistencia de un mandato de la ONU que justifique la presencia de nuestras tropas en Irak.

Bush e Blair sobem nas sondagens 

No Memorável de hoje:

- Blair também sobe nas sondagens (ABC, Madrid)
- Bush recupera a vantagem nas sondagens (ABC, Madrid)
- Zapatero es pigmalión (ABC, Madrid)
- Americanos querem que Bush mande mais tropas para o Iraque (Jornal do Brasil, Rio)

terça-feira, abril 20, 2004

Ruindades 

116. A Polícia Judiciária andava a investigar, parece que há já um ano, a corrupção na arbitragem do futebol e, hoje, prendeu para interrogatório 16 indivíduos.

Só.

Como se nas centenas e centenas de clubes e clubinhos que existem em Portugal, só oito dessem dinheiro ou mordomias a árbitros; e se só oito destes juízes de apito dourado "o" ou "as" exigissem ou, pelo menos, "o" ou "as" aceitassem.

Mau trabalho dos polícias.

Os custos de fugir 

No Memorável de hoje:

- Estudadas... 14 000 estrelas vizinhas do Sol! (Le Temps, Genève)
- "Constituição da UE" vai a referendo em Inglaterra (Le Figaro, Paris)
- "Porque não acabaste comigo, Dutroux?" (La Vanguardia, Barcelona)
- Bush e Kerry repreendem Zapatero (La Vanguardia, Barcelona)
- O custo de sair do Iraque (ABC, Madrid)

segunda-feira, abril 19, 2004

"Aquilo" 

O ministro da Economia - na presença do chefe do governo e de mais cinco colegas de governação, portanto em cerimónia muito solene - disse hoje quais os objectivos que preconiza para a economia crescer nos próximos anos.

Estes:
1. Aumento da produtividade, dos actuais 60% de média na União Europeia para 75% até 2010;
2. Aumento das exportações, dos actuais 30% do PIB para 40% até 2010;
3. Aumento do investimento das empresas, para representar 3% da riqueza criada anualmente.

Igual a receita de um falso médico de Clínica Geral depois de um mero passar de olhos pelo paciente - ignorando as suas queixas, por não saber interpretá-las, e sem sequer lhe pôr no peito o estetoscópio, mesmo que avariado, por não saber utilizá-lo.

Por outras palavras, o ministro - com a sua visão e em estilo trapalhão - receitou para sairmos da crise: trabalhem mais, exportem mais e invistam mais. Receita igual a uma destas de um embusteiro: "se está cansado, descanse"; "se tem fome, coma"; "se tem sono, durma".

Resumindo, o governante não sabe como é que "aquilo" se faz... nem o que fazer para a gente o fazer. Só sabe que se "aquilo" fosse feito o Governo atingiria as suas metas nas estatísticas.

Fuga do Iraque 

No Memorável de hoje:

- Também na Suiça existe a ameaça de muçulmanos radicais (Le Temps, Genève)
- Palestinos? Que palestinos? (Le Temps, Genève)
- Rice: "Voltaremos à nossa posição defensiva" (La Vanguardia, Barcelona)
- Fuga do Iraque (ABC, Madrid)

domingo, abril 18, 2004

Ruindades 

114. Já foi designado o novo chefe dos terroristas do Hamas e, segundo as rádios e televisões, o nome do infeliz não foi divulgado "por medida de segurança".

É apenas um tapar de olhos com uma peneira: a gente sabe - e eles também já sabem - que Israel já sabe o nome e a localização da sua próxima vítima.

115. Zapatero, o novo PM de Espanha, voltou a dizer que vai tirar as tropas espanholas do Iraque. Tudo bem, pois no terreno não farão falta; os EUA já disseram que vão mandar 20 vezes mais do que os espanhóis que vão sair.

Mas palpita-me que os rapazes não vão gostar de sair de lá: não são cobardes e regressam a casa como tal.

Muçulmano explica porque matam ocidentais 

No Memorável de hoje, um documento esclarecedor sobre as razões dos muçulmanos na guerra contra o Ocidente: a entrevista com o professor de teologia Omar Braki Mohammed. Vale a pena ler na íntegra.

- Mulheres banidas de televisão afegã (Le Soir, Bruxelas)
- Muçulmano explica porque matam ocidentais (Público, Lisboa)

sábado, abril 17, 2004

Bravo, guerrilheiros! 

Israel abateu outro general seu inimigo, em mais uma acção de guerrilha bem sucedida. E ao matar, selectivamente, o líder dos terroristas do Hamas (Abdel Aziz Rantisi), poupou - outra vez - a vida de dezenas ou centenas de inocentes palestinos.

Que morreriam se a guerra fosse convencional - tipo Kosovo, Afeganistão ou Iraque - ou se 4 ou 5 judeus se tivessem feito explodir nos territórios da Autoridade Palestiniana - tipo bombistas suicidas.

Um "Bravo!" para os guerrilheiros israelitas.

Capital? Rocinha. 

No Memorável de hoje pode ler "Brasil, capital Rocinha", publicado no Jornal do Brasil, do Rio.
Rocinha é uma favela.

sexta-feira, abril 16, 2004

Sinais do atraso - 36 

É bárbaro!
Há por aí um problema de divergências de opinião entre um sindicato e um ministro. Definido esta tarde por um jornalista da rádio "Antena 1" como tratando-se de um conflito em que ministro e sindicato tinham entrado em rota de coligação.

O rapaz, no alto da sua prosápia, informando-nos com o ar de quem conhece todo o dossier e - mais - com a entoação de grande autoridade na matéria... revelou que não sabe o que é "rota", nem "coligação", nem "colisão". Nem, claro está, o pomo da discórdia.

Infelizmente para nós - que lhes pagamos os salários e, apesar disso, somos por eles agredidos - o chefe do asno não entrou em rota de colisão com ele, posicionando-se para o despedir no final do mês. É bárbaro.

Nem detidos, nem expulsos
Pululam, um pouco por todo o país, africanos cuja actividade é a descrita no anúncio que de um deles a seguir se transcreve. Não são detidos, nem expulsos.

PROFESSOR MESTRE DIAHABY
Astrólogo - Grande Médium Vidente
Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve todos os seus problemas, mesmo nos casos mais desesperados: Amor, Negócios, Casamento, Impotência Sexual, Insucessos, Depressão, Doenças Espirituais, Sorte nas Candidaturas, Desporto, Exames, Atracção de Clientela para os Comerciantes, Dificuldades Familiares, Protecção, retorno imediato e definitivo de quem amar, Harmonia Matrimonial e Fidelidade absoluta entre esposos. Se quiser prender uma Vida Nova e pôr fim a tudo o que lhe preocupa, contacte o MESTRE DIAHABY, Ele tratará o seu problema com rapidez, honestidade e eficácia. Em 6 dias 100% de resultado.

Boa sorte!... 

No Memorável de hoje:

- "Agora vereis como morre um italiano!" (ABC, Madrid)
- Fracasso de Lula (Jornal do Brasil, Rio)
- A guerra civil que ninguém admite (Jornal do Brasil, Rio)
- Boa sorte!... (Guiné-Bissau.com)
- Estrume das suiniculturas tem aproveitamento (Ambiente Brasil)

quinta-feira, abril 15, 2004

Cuidado com o vizinho Zapatero! 

No Memorável de hoje:

- Os tigres asiáticos levantam a cabeça (Le Figaro, Paris)
- Zapatero é mentiroso (ABC, Madrid)

quarta-feira, abril 14, 2004

Ruindades 

112. O Primeiro Ministro disse para os civis portugueses se retirarem do Iraque. Fez o que fizeram as autoridades de França, da Rússia e de outros países.

Com uma pequena diferença: no Iraque não há civis portugueses... Foi o que esclareceu, há minutos, o embaixador de Portugal naquele país.

113. Muita gente de todos os quadrantes políticos anda por aí a dizer que se deve entregar o problema do Iraque à ONU. Isto é, que a iniciativa e o comando americanos devem ser entregues àquela organização. Ou seja, que Bush, Powell, Rumsfeld, Rice e Bremer devem ser substituídos por Kofi Anan.

São uns cabeças no ar, alguns; uns distraídos, outros; uns louquitos, outros mais; uns mal intencionados, mais ainda. Todos imbecis.

Esquecem que sem o poderio militar americano a ONU não passa de uma organização de caridade; sonham o impossível, substituir os EUA mas apoiados nas forças armadas deste país; omitem que as Nações Unidas só poderão mandar no Iraque se lá se mantiver a totalidade da tropa americana que já lá está e, de preferência, se aumentada em homens e bombas.

Mas há um grupo pior. Na ideia destes ordinários, mandando a ONU seria mais "legítimo" para a ordem internacional - estaria até "justificado" - os militares americanos continuarem a morrer. E o povo dos EUA continuar a pagar, dos seus impostos, as despesas da guerra.

A invasão árabe 

América, com "burka", do ABC, de Madrid, no Memorável de hoje

terça-feira, abril 13, 2004

Um muro, tipo Israel, no Rio de Janeiro! 

No Memorável de hoje:

- Há três asteróides que ameaçam a Terra? (Le Monde, Paris)
- A colecção de cromos dos miúdos palestinos (ABC, Madrid)
- Filhos de Alá (ABC, Madrid)
- Rio de Janeiro também se quer defender com um muro... (Público, Lisboa)

segunda-feira, abril 12, 2004

A 1ª Grande Guerra do século XXI 

É um bom texto publicado no jornal ABC, de Madrid, que pode ser lido no Memorável de hoje.

domingo, abril 11, 2004

Fé 4: Unidade... trindade... 

Afinal, que é deus para os católicos? A resposta é simples: eles não sabem.

É estranho - pois rezam, invocam, pedem graças à divindade, sofrem desgraças por ela - mas verdadeiro: os católicos não sabem o que é o seu deus. Quando solicitados a defini-lo e a descrevê-lo, é uma confusão: atrapalham-se e dizem coisas ininteligíveis e contraditórias como estas que retiro do "Compêndio da Doutrina Cristã" prescrito por Sua Santidade Pio X para as Dioceses da Província de Roma e que aqui ficam registadas.

P. Entendeis vós como as três Pessoas Divinas, realmente distintas, são um só Deus?
R. Isto é um mistério que não podemos entender, porque Deus é infinito e incompreensível; mas devemo-lo crer, porque o revelou o próprio Deus.
P. Como se chama este mistério?
R. Chama-se o mistério da Santíssima Trindade.
P. Que entendeis por estas palavras: Santíssima Trindade?
R. Por estas palavras, Santíssima Trindade, entendo um só Deus em três Pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
P. Que quer dizer: três pessoas realmente distintas?
R. Quer dizer que uma Pessoa não é a outra, isto é, que o Pai não é o Filho, e o Filho não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é nem o Pai nem o Filho.
P. Qual é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade?
R. A primeira Pessoa da Santíssima Trindade é o Pai.
P. Qual é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade?
R. A segunda Pessoa da Santíssima Trindade é o Filho.
P. Qual é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade?
R. A terceira Pessoa da Santíssima Trindade é o Espírito Santo.
P. Porque é que o Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade?
R. O Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade, porque não procede de outra Pessoa, mas é princípio das duas outras Pessoas.
P. Porque é que o Filho é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade?
R. O Filho é a segunda Pessoa porque é gerado pelo Pai.
P. Porque é que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade?
R. O Espírito Santo é a terceira Pessoa porque procede do Pai e do Filho.
P. O Pai é Deus?
R. Sim: o Pai é Deus.
P. O Filho é Deus?
R. Sim: o Filho é Deus.
P. O Espírito Santo é Deus?
R. Sim: o Espírito Santo é Deus.
P. Se cada uma das Pessoas é Deus, então estas três Pessoas são três deuses?
R. As três Pessoas da Santíssima Trindade não são três deuses, mas um só Deus.
P. Porque é que as três Pessoas da Santíssima Trindade são um só Deus?
R. As três Pessoas da Santíssima Trindade são um só Deus, porque cada Pessoa tem a mesma e única natureza divina.
P. Destas três Pessoas qual é a maior, a mais poderosa e a mais sábia?
R. As três Pessoas divinas são todas três iguais, porque, assim como têm a mesma natureza divina, assim têm o mesmo poder, a mesma sabedoria e a mesma bondade.
P. O Pai existia sozinho, antes do Filho e do Espírito Santo?
R. O Pai nunca existiu sozinho antes do Filho e do Espírito Santo, porque as três Pessoas divinas são igualmente eternas, e por isso existiram sempre juntas todas três.

Sinais do atraso - 35 

Turismo sem almoço
Hoje, Domingo de Páscoa, muitos espanhóis aproveitaram para ir passear a uma cidade do interior profundo de Portugal. Chegaram lá de manhã, visitaram as igrejas, calcorrearam as ruas, viram as montras. Perto das 13 horas apeteceu-lhes almoçar.

Não puderam. Na cidade não havia um único restaurante aberto e todas as pastelarias estavam igualmente encerradas.

Ruindades 

111. Almeida Santos, Presidente do PS, ex-Presidente da Assembleia da República, ex-colono em Moçambique e um dos 5 membros da Comissão Nacional de Descolonização de há 30 anos (os outros foram Mário Soares, Melo Antunes e os PR e PM de então) resolveu falar da descolonização portuguesa em entrevista que o "Público" publicou ontem.

Disse duas coisas:
1. "Quem mandou no processo de descolonização foram os militares";
2. "Spínola queria negociar não só com quem nos fazia a guerra, mas com todos os partidos que surgiram, com todas as forças sociais, com a comunidade em geral. É uma ideia bonita, simplesmente irrealizável"

Sobre a primeira: está com 80 anos de idade, parece que de consciência pesada e faz um esforço no sentido de se auto-desculpabilizar dos crimes políticos em que colaborou activamente. Como aqueles agnósticos que fraquejam e rezam a Deus na hora da morte.

Sobre a segunda: confessa que aceitou fazer "negociações" só com os movimentos armados, excluindo todas as outras forças que legitimamente representavam as sociedades, sendo uma evidência que resultado natural desta opção política teria de ser a entrega das colónias aos guerrilheiros marxistas. Foi ali que começou a tragédia - em que o indivíduo continuou como um dos protagonistas que provocaram incontáveis vítimas.

Na sequência daquela acção deliberada do sr. Almeida Santos - acompanhado de outros - cerca de um milhão de portugueses teve de fugir, de calças na mão, dos territórios africanos para escapar à morte, ou à prisão, ou a humilhações ou ao saque; vários milhões de angolanos e moçambicanos morreram ou ficaram estropiados nas guerras civis que se seguiram; milhões de pessoas inocentes passaram fome e a algumas ainda hoje falta comida; as economias de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe foram destroçadas; etc.

Por menos, alguns homens já foram presentes a tribunais nacionais e internacionais.

Maioria dos marroquinos aprova ataques suicidas contra o Ocidente 

No Memorável de hoje:

- Colisão entre duas tempestades em Saturno (ABC, Madrid)
- Spirit e Opportunity vão trabalhar mais 5 meses (ABC, Madrid)
- 60% dos marroquinos aprovam ataques suicidas contra o Ocidente (ABC, Madrid)
- Um retrato (Diário de Notícias, Lisboa)

Fé 3: Vida eterna 

Os católicos também têm que acreditar que vão ressuscitar - depois de mortos, enterrados ou cremados, reduzidos a poeira. E que vão voltar à vida com o mesmo corpo e a mesma “alma”; para nunca mais morrerem e viverem eternamente. Isto é, eles são obrigados a crer que passado algum tempo – não quantificado – aquela poeira do buraco do cemitério voltará a ser corpo humano, com coração, pulmões, rins, estômago, fígado, músculos, genitais e tudo o resto a funcionar em pleno e para todo o sempre. Como isso se faz, como as células mortas se reagrupam e como o sangue volta a correr, não interessa. Para eles “deus pode tudo” e esta é mais uma "verdade de fé". Que para aqui transcrevo do "Compêndio da Doutrina Cristã" prescrito por Sua Santidade Pio X para as Dioceses da Província de Roma.

(A doutrina também não dá pistas sobre coisas simples, práticas e reais, por exemplo as relacionadas com a logística; e fica-se, assim, sem saber como fazer caber na Terra todos os humanos - desde Adão e esquecendo os austrolopitecus - depois de regressados à vida. Ignora-se se vão comer e o quê, pois aqui não há espaço para todos viverem e para cá se produzirem para todos os alimentos tradicionais. Omite-se, igualmente, toda a informação sobre como se irão relacionar os antigos e os mais recentes e os inimigos de sempre. Por exemplo, Aristóteles e Bill Gates: este terá de ensinar informática ao outro, ou estarão impedidos de conversar? E Hitler e Sharon: terão de fazer as pazes? Etc. A doutrina também não esclarece se na vida eterna se pode casar de novo ou se os casais têm de ser os mesmos. Também se ignora se um mongolóide ressuscitará mongolóide e se uma prostituta manterá o seu estilo de vida. Mais: a minha catolicíssima mãe viverá eternamente com os seus actuais 83 anos, ou com o corpo de quando me "deu à luz"?)

Fantasias. Leiam. Começa com a “alma” num tribunal e termina no inferno que existe... porque “no-lo ensina a Fé”! E, como é óbvio, ninguém sabe onde é.

P. E logo depois da morte, que será da nossa alma?
R. Logo depois da morte, a nossa alma há-de apresentar-se no tribunal de Jesus Cristo, para dar conta das suas obras.
P. Então há-de haver dois Juízos?
R. Sim, decerto: há-de haver dois Juízos, um particular logo depois da morte, outro universal no fim do mundo.
P. Depois do Juízo particular, que há-de ser da alma?
R. Depois do Juízo particular, a alma, se está em graça de Deus e sem nenhuma dívida de pena, vai para o Paraíso; se está em pecado mortal, vai para o inferno; e se está em graça, mas lhe resta ainda a descontar alguma dívida para com a justiça divina, antes de ser admitida no Paraíso, vai para o purgatório.
P. E o nosso corpo não ressuscitará nunca mais?
R. O nosso corpo ressuscitará no dia do Juízo universal, depois do qual o homem, conforme as suas obras, boas ou más, irá em corpo e alma para o Paraíso ou para o inferno.
P. É certo que há inferno?
R. Sim, é certo, porque no-lo ensina a Fé.

sábado, abril 10, 2004

Bala de prata e... um sonho desfeito? 

No Memorável de hoje:

- Guerra sem piedade entre Google, Yahoo! e Microsoft (Le Temps, Genève)
- Sonho desfeito, o de Bush? (Le Temps, Genève)
- Até a BBC... (BBC Brasil)
- Produção industrial chinesa já cresceu 17,7%! (Le Figaro, Paris)
- Bala de prata (ABC, Madrid)
- Fantasia (Diário de Notícias, Lisboa)

sexta-feira, abril 09, 2004

Fé 2: Ressurreição e ascensão 

A Igreja conta o seguinte: um deus tricéfalo (pai, filho e espírito santo) decidiu enviar uma das suas partes - o filho - ao planeta Terra para salvar os humanos. A fim de cumprir tal missão, a divindade entendeu que o seu enviado devia morrer numa cruz e, depois, ressuscitar e regressar a casa.

Os católicos têm "isto" como factos históricos, que aconteceram realmente. É da fé. A fé que os obriga a acreditar que há um deus com três cabeças, que uma parte dele veio à Terra nascer de uma mulher que continuou virgem depois do parto, que um tipo morto e enterrado pode voltar à vida três dias depois, que a sua alma durante aquele tempo foi ao limbo e, mais, que o ressuscitado "na presença dos seus discípulos, subiu por virtude própria ao céu, quarenta dias depois da sua Ressurreição". Está no "Compêndio da Doutrina Cristã" prescrito por Sua Santidade Pio X para as Dioceses da Província de Roma que, como ontem, hoje aqui cito para memória futura.

(Imaginem, antes da citação, que tudo aquilo acontecia agora, e que as televisões davam a notícia: uma mulher engravidava sem espermatozóides e paria sem romper o hímen; o filho dizia que era deus e que "lá em cima" havia mais dois, mas que os três são apenas um; morria assassinado e voltava à vida menos de 72 horas passadas; alguns dias depois, voava literalmente para o espaço sem precisar de foguetões nem de nave espacial. Não é de loucos?)

Vamos ao Compêndio e... ao irreal.

P. Que fez Jesus Cristo durante a sua vida mortal?
R. Durante a sua vida mortal Jesus Cristo ensinou-nos o caminho do Céu com a palavra e com o exemplo, confirmando com millagres a sua doutrina.
P. Que fez Jesus Cristo para nos salvar?
R. Jesus Cristo para nos salvar, sofreu e morreu numa Cruz.
P. Jesus Cristo morreu enquanto Deus, ou enquanto homem?
R. Jesus Cristo morreu enquanto homem, porque enquanto Deus, não podia padecer nem morrer.
P. Depois que Jesus Cristo morreu, que fizeram ao seu corpo?
R. Depois que Jesus Cristo morreu, o seu corpo foi sepultado.
P. E a alma de Jesus Cristo para onde foi, quando ele morreu?
R. A alma de Jesus Cristo, depois que ele morreu, desceu ao Limbo, para livrar as almas dos Santos Padres, isto é, de todos os homens santos que tinham morrido antes dele.
P. Quantos dias ficou no sepulcro o Santíssimo corpo de Jesus Cristo?
R. o Santíssimo corpo de Jesus Cristo ficou no sepulcro três dias, ainda que incompletos: isto é, parte de sexta-feira e todo o sábado, até à manhã de domingo, quando ressuscitou glorioso e triunfante para nunca mais morrer.
P. Que que dizer: ressuscitou?
R. Ressuscitou quer dizer que a alma de Jesus Cristo se uniu de novo ao seu corpo.
P. Quantos dias ficou Jesus Cristo neste mundo depois da sua ressurreição?
R. DeEpois da sua ressurreição Jesus Cristo ficou neste mundo quarenta dias, para confirmar na fé os seus discípulos.
P. Depois dos quarenta dias para onde foi Jesus Cristo?
R. Depois dos quarenta dias, Jesus Cristo subiu ao céu, onde está sentado à mão direita de Deus Padre todo-poderoso.

Uma polémica 

No Memorável de hoje:

- Brasil: MST não poupa fazendas produtivas (Jornal do Brasil, Rio)
- Uma polémica (Diário de Notícias, Lisboa)
- Vitórias (Diário de Notícias, Lisboa)

quinta-feira, abril 08, 2004

Simpatias 

Simpatizo com taxitramas e com Prosa Caótica, que conheci no Aviz. Há um outro, mas estou proibido de o revelar.

Fé 1: Semana Santa 

Estamos no período do ano mais importante para os católicos. E aqui vão ficar, hoje e nos próximos dias, em três partes, aquelas coisas estranhas em que eles - milhões de seres humanos - acreditaram e, os ainda vivos, acreditam.
Nenhuma comprovada, todas imaginadas e do domínio da fé, mas que vale a pena registar como documentos da História do Planeta Terra. Retirei-as do "Compêndio da Doutrina Cristã" prescrito por Sua Santidade Pio X para as Dioceses da Província de Roma, de uma edição de 1934 da União Gráfica, no qual estão sob a forma de pergunta e resposta.

P. Porque é que a última semana da Quaresma se chama santa?
R. A última semana da Quaresma chama-se santa, porque nela se celebra a memória dos maiores mistérios operados por Jesus Cristo para nossa redenção.
P. Qual é o mistério que se comemora no domingo de Ramos?
R. No domingo de Ramos comemora-se a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, seis dias antes da sua Paixão.
P. Porque motivo quis Jesus Cristo entrar triunfante em Jerusalém, antes da sua Paixão?
R. Jesus Cristo antes da sua Paixão quis entrar triunfante em Jerusalém, como fora predito: 1º para animar os seus discípulos, dando-lhes por esta forma uma prova clara de que, com a sua morte, ele triunfaria do demónio, do mundo e da carne, e que nos abriria as portas do céu.
P. Qual é o mistério que se celebra na quinta-feira santa?
R. Na quinta-feira santa celebra-se a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
P. Qual é o mistério que se recorda na sexta-feira santa?
R. Na sexta-feira santa recorda-se a Paixão e morte do Salvador.
P. Quais são os mistérios que se comemoram no sábado santo?
R. No sábado santo comemoram-se o enterro de Jesus Cristo, e a sua descida ao limbo, e depois do sinal do Glória começa-se a comemorar a sua gloriosa Ressurreição.

Guerrilhas sunita e chiita... além da ameaça de guerra civil... 

No Memorável de hoje:

- Mulheres unem-se contra o islamismo (Le Temps, Genève)
- Iraque: guerrilhas sunita e xiita radical contra os EUA e ameaça de guerra civil (Le Monde, Paris)
- Cérebro do 11-M teve bolsa de estudos do governo espanhol (La Vanguardia, Barcelona)

quarta-feira, abril 07, 2004

Lulalouco e o terceiro ST 

O Presidente do Brasil disse que não pode cumprir as suas promessas eleitorais de 2002 por causa do "grupo" que governou aquele país durante 500 anos, desde 1500, quando o "descobridor" Pedro Álvares Cabral lá chegou. (Se está espantado e descrente, confirme no quarto texto do "Memorável" de hoje, cujo índice está aqui em baixo)

Absolutamente extraordinário o disparate de Lula. Em palavras sem sentido, sem lógica, sem rigor, sem juízo. Resumindo, sem tudo. Digamos que só adjectivos ocos.

Brasil tinha ST - Sem Terra e ST - Sem Tecto. Agora também tem ST - Sem Tudo, pelo menos no Planalto. E um novo substantivo: lulalouco.

Ou não é que só a demência poderá explicar tamanho absurdo num discurso presidencial em público? Mesmo em privado, só para os seus botões, ou durante o sono... já seria sintoma a obrigar a urgente tratamento psiquiátrico. Muito preocupante.

Muito frágeis os vestígios históricos de Jesus... 

No Memorável de hoje:

- Iraque: o grande medo de uma segunda guerra (Le Temps, Genève)
- Mas será que Jesus existiu? (Le Monde, Paris)
- Não se pode perder uma eliminatória com 4-2 e marcando primeiro fora (ABC, Madrid)
- Lula desculpa-se com... Pedro Álvares Cabral! (Jornal do Brasil, Rio)
- Lula continua a cair (Jornal do Brasil, Rio)

terça-feira, abril 06, 2004

Que poder o de uma bactéria! 

"Bactéria aumenta a produção de feijão" é uma informação do Ambiente Brasil que pode ler no Memorável de hoje.

segunda-feira, abril 05, 2004

Etc. 

Ao olhar as fotos que o Spirit e o Opportunity nos enviam, Marte parece que está "seco". Tipo um deserto aqui da Terra, mas de muito maiores dimensões.

Será que a Terra um dia vai secar?

Será que Marte já teve árvores e flores, insectos e peixinhos, rapazes e rapariguinhas? Secou como os velhos? Ou como Hiroshima? Quem o matou? Como morreu?

Etc.

Vírus da Páscoa 

O mais importante símbolo da Igreja Católica - espalhado por todo o lado, até em salas de aula - é o de Cristo crucificado. Um corpo humano pregado numa cruz, com uma coroa de espinhos na cabeça e a escorrer sangue das mãos, da fronte, do peito e dos pés.

Porque será tão atractivo o crucifixo para milhões de pessoas? Porquê esta cultura do sofrimento? Porquê, para quê, uma religião tão triste? Porque é que as pessoas não sentem nojo ao beijar, na escultura, os pés ensanguentados de um morto?

Penso que é doença nos humanos. Provocada, digamos assim, pelo "vírus da Páscoa". Uma peste desgraçada.

Um herói verdadeiro 

No Memorável de hoje:

- Primeira prostituta inscrita na Segurança Social (ABC, Madrid)
- Geo abatido tinha-se oferecido para ser o primeiro a entrar (ABC, Madrid)

domingo, abril 04, 2004

Kosovo, Iraque, Milosevic, Sadam, Ruanda, Srebenica... e a ONU 

No Memorável de hoje:

- George Soros contra Bush (ABC, Madrid)
- Kosovo, Iraque, Milosevic, Sadam, Ruanda, Srebenica... e a ONU (ABC, Madrid)
- "Eurabia, provincia del Islam" (ABC, Madrid)
- Notas desastrosas para o Governo (Correio da Manhã, Lisboa)

Destaque especial para o segundo e o terceiro.

sábado, abril 03, 2004

Segredos de sacristia 

Uma bênção por 500 euros
As beatas estão muito impressionadas porque o bispo (católico) vai morrer nos próximos dias. Este pastor delas entrou de manhã em coma na sequência de uma pneumonia somada a um cancro no estômago e os médicos já afiançaram que tais maleitas não têm salvação terrena. Tudo indica, assim, que o homem se vá antes do Domingo de Páscoa.

Uma das devotas, tão crente como as demais mas mais dona do seu nariz, comentou: "agora é que ele vai ter que se explicar perante Deus". Na ideia da senhora, o bispo está lixado porque há dois ou três anos cobrou 500 euros para benzer uma Igreja e, por isso, a sua alma corre o sério risco de ir directa para o Inferno.

A ida para as chamas eternas é coisa subjectiva, da crença de quem tem fé. Quanto ao dinheiro da vigarice, é real: há cópia do cheque.

Oito cantigas por 7 500 euros
Uma Associação católica de caridade convidou o padre Borga para cantar numa festa anual de angariação de fundos. Ele aceitou, tinha a data livre na agenda.

Os convidantes ficaram contentes com o "sim". E agradeceram a Deus a disponibilidade do sacerdote. Os mais devotos até pensaram que era uma dádiva divina, imaginando desde logo repleto o recinto em frente ao palco em que o padre-cantor iria espalhar mais devoção e sonhando com uma receita de muitos euros para ajudar os pobres, como é objectivo da Associação.

Mas era miragem. Pouco tempo depois, telefonou o agente do artista Borga e fez o preço: 7 500 euros por um espectáculo de meia hora com oito cantigas. Queriam com fé, padre e seu agente artístico, um bom negócio com a fé.

(Sei que se foderam - em linguagem popular - pois a Associação, embora católica, mandou-os cantar pró caralho. Claro está, em linguagem mais de acordo com os textos dos Evangelhos...)

Somos vítimas da guerra entre criminosos... 

Guerra entre "hackers" provoca a maior invasão de virus da história é um texto do jornal ABC, de Madrid, guardado no Memorável de hoje.

sexta-feira, abril 02, 2004

Diva preta, gorda, feia e descalça 

A TV5 transmitiu esta noite uma entrevista com a cantora caboverdiana Cesária Évora. A voz e o estilo são ouro. E a dona - esta preta gorda, feia e que canta descalça - é um diamante.

Lembro-me de a ter conhecido sem dinheiro, há 17 anos atrás, a começar a tomar whisky puro às 10 da manhã num pequeno hotel que a alojava por favor na cidade da Praia, lá em Cabo Verde. Sempre muito rabujenta naquele horário, devido à ressaca de pelo menos 12 horas de bebida na véspera.

Certo dia, por volta das 11h, deu-lhe para desabafar das suas desgraças e dos seus amores, cantando. Ouvi-a. Gravei-a e nunca mais a esqueci.

É uma diva, cuja adoração recomendo.

Ruindades 

110. O Presidente da Câmara de Lisboa, Santana Lopes, deu mais um passo na caminhada para a sua candidatura à Presidência da República: reconciliou-se com a mulher do seu segundo casamento, Teresa Arriaga, de quem tem dois filhos. A notícia vem, claro, numa revista "cor-de-rosa". E até agora escapou ao comentário político.

Depois de 4 ou 5 "relações" públicas, o indivíduo volta atrás. Não por amor, mas por calculismo: a senhora é filha de um grande homem da "Direita" - o general Kaúlza de Arriaga - e esse é o espaço político de que ele precisa. Além de que a ideia de "reconciliação" é muito cristã, muito popular, muito do coração, muito de arrependimento por anos de desvario em discotecas e em camas alheias - e o tipo acha que isso dá votos. Fala quem o conhece.

Friamente, Lopes usa a Teresa. Há os que usam a sua dona-de-casa; este é pior, pois não só engana a ex-dona-de-casa... como volta a utilizá-la.

308 mil novos empregos num mês! 

"EUA: 308 000 novos empregos em Março!". Informação do Le Monde, de Paris, no Memorável de hoje.

quinta-feira, abril 01, 2004

Há 50 planetas semelhantes à Terra? 

No Memorável de hoje:

- Metano de Marte é de origem vulcânica ou bacteriana? (Le Monde, Paris)
- Universo pode ter 50 planetas semelhantes à Terra (BBC Brasil)
- Google vai ter serviço de e-mail gratuito (BBC Brasil)
- O "efeito espanhol" (Público, Lisboa)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?